Ontem ouvi um Professor de AEC, sim, Professor, porque os profissionais que dinamizam AEC devem possuir formação profissional ou especializada adequada ao desenvolvimento das atividades programadas e ao escalão etário do público -alvo ou curriculum vitae relevante para o efeito, como refere o perfil profissional que regula as AEC, queixar-se que ganhava MUITO MAL.
Não admira que o Professor tenha dito tal coisa, os valores praticados, hoje, através de contratos programa com as autarquias não são alterados desde 2015. A Portaria n.º 644-A/2015, fixou valores que, passados 7 anos ainda estão a ser praticados. A vida destes Professores não encareceu, são imunes a qualquer inflação.
No Orçamento de Estado, não se lê nem uma vez a expressão Atividades de Enriquecimento Curricular, ou AEC como é comummente apelidada. Não se vislumbra uma alteração dos valores praticados e da valorização financeira destes profissionais. E há quem estranhe a falta deles…
Os Professores das AEC são uma peça chave para a escola a tempo inteiro, mas mais vale exercer a profissão de caixa de um qualquer hipermercado para se auferir mais e ter estabilidade profissional.
Também há falta de professores nas AEC, mas disso ninguém fala…