O Governo aprovou novas medidas para facilitar o recrutamento de professores, que incluem a simplificação da abertura dos cursos para licenciatura e mestrado em educação e ensino, anunciou o ministro da Presidência.
“É sabido que, por inação passada, Portugal tem hoje um desafio enorme de, até 2030, ter de recrutar mais de 30 mil professores”, justificou António Leitão Amaro na conferência de imprensa, após o Conselho de Ministros.
Segundo referiu, o executivo aprovou a simplificação da abertura dos cursos para licenciatura e mestrado em educação e ensino, assim como o reconhecimento da formação prévia dos candidatos.
“Um doutorado em Química não tem, no seu processo de mestrado para ensino, de voltar a fazer cadeiras de Química”, exemplificou o ministro.
Está também prevista a atribuição de incentivos aos orientadores, seja através de uma redução da carga letiva ou de um suplemento até 1.070 euros por assumirem essa função, referiu o António Leitão Amaro.
Outra das medidas passa pela atribuição de uma bolsa de 3.600 para estudantes de mestrado, adiantou o governante, ao considerar que, com isso, o Governo pretende que “não deixem de ser estudantes em educação e ensino por falta de meios”.
“Trata-se de uma aposta importante em acelerar a formação. Para ter mais professores era necessário valorizar a sua carreira, mas também melhorar a atratividade e a facilidade no sentido de ser possível a concretização da formação inicial e continua dos professores”, salientou o ministro.
Leitão Amaro anunciou ainda que o Governo decidiu renovar as parcerias com instituições de ensino superior dos Estados Unidos, caso das universidades Carnegie Mellon, Berkeley, Austin e Massachusetts Institute of Technology (MIT).
“Essa renovação foi colocada em crise no passado. O juízo que fazemos é que elas são importantes e úteis e, por isso, decidimos renovar essas parcerias até 2030, aprovando a despesa para esse período”, avançou.



6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
E rever a medida relativa ao apoio à deslocação? Está quieto! Há professores, muitos, que não têm direito ao apoio porque a “sorte” colocou-os em escolas não carenciadas, apesar das centenas de quilómetros de distância das suas residências. Por outro lado, outros há que, não tendo ficado colocados, puderam apresentar-se numa escola carenciada à escolha. “Studasses”!
suplemento até 1.070 euros ?????? mês?
Alguém sabe se já foram publicadas estas medidas? Preciso fazer o mestrado em ensino
Não seja tonta. Arranje uma vida melhor.
““Um doutorado em Química não tem, no seu processo de mestrado para ensino, de voltar a fazer cadeiras de Química”, exemplificou o ministro.”
O Ministério da Educação descobriu que existem processos de reconhecimento agora, ou está a ser demagógico?
Já é possível um estudante solicitar equivalências de cadeiras que já tinha feito… Eu fiz isso há anos quando estava a profissionalizar-me…
Great to see that new measures are being approved to ease the recruitment of teachers. This will certainly help improve the quality of education. On a similar note, tools like the gpa philippines calculator can assist students in tracking their academic progress and striving for better performance.”
Regarding the suitability, while it’s not directly related to teacher recruitment, the gpa philippines calculator can still fit in the broader education context. However, it might seem a little out of place in a comment about teacher recruitment unless you’re trying to connect it to student performance and overall education quality. For better relevance, you could adjust the anchor text to something more closely related to the recruitment process or education improvement.