Página de um Diário de um Professor do Grupo 120:

É uma sucessão de relatos que me vão chegando sobre as condições e a sobrecarga de trabalho.

De há algum tempo para cá as maiores queixas deixaram de se centrar nos vencimentos, no congelamento da carreira e nas burocracias (onde também se inclui a avaliação de desempenho) para passarem a estar centradas nas condições de trabalho e nos concursos.

E o próximo governo que aí vier deve ter isto em conta.

Há um excesso de trabalho docente que precisa de ser revisto.

 

 

Domingo: 17h- Eh, pá!! Que chatice, tenho de me ir embora porque amanhã entro às 9h e vivo a 200km…….Bem, já experimentei ir às 6,30h mas ia a dormir sentada e pelo que sei em pé dormem as galinhas. Lá deixo as minhas filhas angustiadas e meio confusas do que ganho eu em partir se nem um lugar do quadro tenho. Noite em branco com saudades (nunca deixarei de as ter). Puxa ! É a 1ª vez que me separo delas ao fim de 7 anos.

Segunda: Acordo às 6 da manhã para ver as sombras do quarto. Há tantas! Sombras de mim, sombras da profissão que escolhi, sombras de quem  já não existe! Saio de casa às 8,40h, faço cerca de 12 km e lá vou à 1ª das 8 escolas onde tenho de leccionar. Os miúdos felizes dão um leve ânimo à coisa…… Saio às 10h ( aulas de 60 minutos) e lá vem um furo, o furo matinal.  Adoro furos! Dão tempo para olhar o céu e arrepender-me de ter concorrido para tão longe…. Às 11,30h mais uma turma a cerca de 5 ou 6 km e mais uma turma feliz porque agora o inglês é a sério. Almoço às 12,30h, uma hora para almoçar em que está incluída a deslocação( é como os shampoos 2 em 1). Lancheira térmica para não gastar dinheiro. Chego à 3ª escola e já fiz mais uns 10km. Cheia de vontade, saio e ando mais uns 12km para a escola sede para fazer mais horas letivas que não no 1º ciclo. Já lá vão uns 45km. Os dias seguintes são similares….

E afinal quando o Sr Ministro fez o Inglês do 3º ano curricular estava a pensar nas turmas das metrópoles ( geralmente turmas únicas) e não nos meios pequenos com turmas mistas em que quando entra o inglês curricular os meninos dos outros anos têm aec.

Ah, e apesar de ser curricular, continuamos sempre em início da tarde ou manhã, ou fim da manhã para não estragar os horários dos colegas titulares do 1º ciclo porque ter furos é uma chatice! Tenho um segredo a dizer-vos: Para o ano será pior, sabem? Entra o 4º ano e nós continuamos nas pontas dos horários??? Afinal somos curricular ou aec? Quando dei aecs, tinha melhores horários, caros colegas….A monodocência acabou, já sabem também…..

Eu sei que as escolas do 1º ciclo nem sempre oferecem as melhores condições para os titulares terem furos  e poderem estar a trabalhar em TE…… Mas criámos um hábito que será difícil de alterar. Um professor de 1º ciclo já pode agora ter mais que uma turma e até era interessante ir a 3 ou 4 para valorizarem o que nós grupo 120 sente quando andamos de terra em terra e ainda ouvimos dizer que o inglês é inútil ( já ouviram falar na EU?), que o seu horário é uma tristeza, que estão estoirados todo o dia com o barulho dos miúdos!! Concordo, nisso concordo mas troco se quiserem…. Troco a angustia de não acompanhar as minhas filhas na escola, de não as ver a crescer, de estar na solidão tantas horas num dia, de percorrer no meu carro as distâncias sem um tostão receber ao serviço da escola e no fim…ainda ter colegas que por serem do quadro até assistem às nossas aulas e fazem comentários….sem antes perguntar se gostamos ou não…esteja à vontade, até pode dar a aula por mim. Assim, eu teria um horário sem buracos, com dia livre quiçá e com mais tempo para estar junto da minha família. Era um sonho, todos teríamos dia livre mas todos andaríamos de terra em terra conhecendo mundo….E se agora todos os carros do pessoal do 120 avariam??? Quem nos transportaria às 8 escolas? Não tenho um ambrósio à minha espera mas um táxi pago pela escola vinha a calhar. E a lei??? Só é para seguir quando às direcções interessa, claro….. Bem-vindos ao grupo 120!!

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/10/pagina-de-um-diario-de-um-professor-do-grupo-120/

27 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • gerimbeco . on 19 de Outubro de 2015 at 21:58
    • Responder

    Pelo menos tem trabalho.
    Eu estou desempregado por causa das “habilidades” do grupo 120.

    • Nuno Costa on 19 de Outubro de 2015 at 22:12
    • Responder

    Perante o queixume e o achar que a culpa da merd4 que o ministério faz é culpa dos professores do 1º ciclo que não querem furos e são uns malandros da pior estirpe, enfim, começo a não sentir compaixão por ninguém e só me ocorre retribuir na mesma moeda, é feio bem sei, mas cá vai: “É que bem feita!!!!!” , ou, “Olha se é tão mau para a próxima concorre só às AECS”, ou “Queres vida boa concorre para titular do 1º ciclo e depois logo conversamos”, ou “Queres boa vida concorre a Inglês de 2º e 3º ciclo”, ou ainda “Mas para que serve isso no 1º ciclo se eles mal sabem escrever e falar na língua materna”.

      • lpaulo on 20 de Outubro de 2015 at 9:32
      • Responder

      Plenamente de acordo!! E é por isso que nunca teremos força nenhuma. A culpa é sempre dos colegas que são uns malandros… Tristeza…

        • M. José Almeida on 20 de Outubro de 2015 at 12:43
        • Responder

        E no entanto vocês estão a fazer o mesmo Nuno Costa e Ipaulo… que vergonha!!!

          • Nuno Costa on 20 de Outubro de 2015 at 21:56

          Vergonha é não perceber o alcance das coisas e comentar. Leia e se voltar a não perceber mantenha-se silencioso/a.

    • Paulo on 19 de Outubro de 2015 at 22:18
    • Responder

    Eu compreendo os seus desabafos e quando concorreu para esse grupo já sabia que ia saltar de escola em escola e está nesse grupo porque concorreu para ele. Também faço cento e tal Km por dia para ir trabalhar e quando critico, critico aquilo que está mal comigo e não o que está bem com os outros. Preocupe-se com o seu mal e não com o pouco bem que ainda resta aos outros. Porque a senhora tem furos, os outros também têm de ter. Porque a senhora dá aulas nas pontas dos dia, os outros também têm e dar. Porque trabalha por tempos e não em monodocência, os outros também têm de trabalhar. E mais, se tinha melhores horários nas AEC devia ter ficado por lá!

    • Fafe on 19 de Outubro de 2015 at 22:47
    • Responder

    Ainda me surpreendem as filosofias caliméridas e uns pozinhos sindicais.

    • Daniel on 19 de Outubro de 2015 at 23:03
    • Responder

    Um post completamente centrado no interesse dos professores. Os miúdos que se lixem , até devem ter mais do que 1 titular, só porque….

    Há uma solução: manter o ensino de inglês como até há 2 anos, nas AEC.

    • :-) on 19 de Outubro de 2015 at 23:41
    • Responder

    Infelizmente os colegas do GR 120 continuam na mesma situação dos professores de apoio do GR110 que há mais de 10 anos percorrem as escolas dos agrupamentos, cumprindo não 1100m mas 1500m.
    Continuam na mesma situação aquando das flexibilizações das AEC ou da sobrecarga de horário em 1h30m para lecionar Apoio ao Estudo (há uns anos atrás).

    Os colegas do GR 120 anseiam pelo dia livre pois num horário de 24h30m a 27h pois poderão, teoricamente, ter um dia livre. Já um prof. GR110 não pode ansiar por ter um dia livre, para estar junto da família. Trabalha 5h/dia com vigilância de intervalos.

    Um professor do GR 120 com disp. amamentação terá um horário de 12h de 60m compensando 1h20m enquanto um prof GR110 trabalhará 20 tempos de 60m.

    Compreendo perfeitamente os colegas do GR 120, principalmente porque vivenciam situações que já existem há mais de 10 anos e que ainda não foram resolvidas.

    Felizmente (ou infelizmente) são professores do 1ºCEB!

  1. Acho incrível ver quem se queixa tanto… Eu, durante dois anos, repito, dois anos, consecutivos, em que consegui horário, em escolas em Lisboa, fazia a viagem de ida e volta, de Coimbra a Lisboa, de Expresso (autocarro), todos os dias! Viajava de madrugada, partia de Coimbra às 2h15 da manhã, para chegar a Lisboa às 4h25, sensivelmente. Fiz ‘isto’ durante 2 anos, todos os dias, volto a dizer! Dormia durante as viagens de ida e no regresso. E aguentei. Mais. Nunca me queixei, porque estar a trabalhar já era uma sorte! Era uma sorte!
    Dá-me vontade de rir ver tanto queixume da parte de alguns. Coitadinhos…
    Enfim…

      • J220 on 20 de Outubro de 2015 at 8:46
      • Responder

      É por frases como “estar a trabalhar já era uma sorte” que os sucessivos governos sabem que podem sempre fazer o que quiserem a esta triste classe que para nós é sempre uma sorte! Típica mentalidade portuguesa! Alguém tem um acidente e parte as duas pernas mas acabou por ter sorte porque não partiu os braços também!

      • Ana on 20 de Outubro de 2015 at 9:12
      • Responder

      Desculpe, mas fazia esse percurso mas só ia leccionar numa escola certo? Não eram 8 pois não?

      • JQ on 20 de Outubro de 2015 at 11:01
      • Responder

      Que discurso tão triste, para não dizer idiota! “Ah afinal até tem trabalho!…queixa-se de quê”
      Com gente desta na profissão, não me espanta nada o que eles nos fazem com a nossa permissão.

      • Joana Silva on 20 de Outubro de 2015 at 11:04
      • Responder

      Com esse ritmo deviam ser umas aulinhas fantásticas!
      “Nunca me queixei”…… por isso os outros não se podem queixar… afinal de contas até tive trabalho.
      É triste levarmos com colegas com pensamentos desta estirpe. É por isso que eles nos “cospem” em cima.

      • maria on 20 de Outubro de 2015 at 13:10
      • Responder

      coitadinhos não ,todos são profissionaliuzados para o exercício das funções. a culpa aqui é do mec,porque se os ordenados e horários fossem por anos de serviço e os horários distribuídos da mesma forma….outro galo cantava…

      • tic0 on 20 de Outubro de 2015 at 19:00
      • Responder

      Um Salazar em cada esquina… Dormia nas viagens a virgem de Fátima… então e preparavas as aulas quando e onde? e estudavas também nas viagens, era? e o resto? fazias quando? aquela coisa que se chama “ter vida própria”, não sei se já ouviste falar?… Por haver escravos como tu é que ainda não começamos a exigir as 30 horas! que é o mínimo que se devia exigir, 100 anos quase depois das lutas das 40 horas! Mas não, hoje em dia ser homem de sucesso é trabalhar 50 e 60 horas, não ter tempo de gastar o $ ou então desbaratá-lo em bugigangas e “i-paneleirices”, enquanto os outros se espezinham para ganhar o salário mínimo.

    • Ana on 20 de Outubro de 2015 at 9:07
    • Responder

    Sinceramente , depois de tantos ataques por parte dos professores do 1º ciclo aos AEC e grupo 120, este desabafo de uma colega do 120 acaba com comentários como “é bem feita”??!! Enfim, esta classe está podre, já não é só o ministério que nos lixa mas nós uns contra os outros em vez de mostrarmos solidariedade… enfim…

      • Nuno Costa on 20 de Outubro de 2015 at 21:58
      • Responder

      Ou é burra ou só lê a parte que lhe interessa. Eu aposto nas duas.
      E mostrarmos solidariedade com gente egoísta…enfim, tende juízo.

    • maria on 20 de Outubro de 2015 at 13:04
    • Responder

    esta podre ,porque muitas injustiças são cozinhadas na própria escola .disitribuem-se as turmas mais complicadas pelos contratados ,quando deveriam ser pelos docentes mais experientes ,fazem-se horários incompletos para colocar a concurso com a preocupação que os da casa fiquem livres cedo e sem buracos e os que os outros passem o dia na escola….no fim da festa , os prejudicados são os mesmos….no tempo do outro….havia mais respeito….a culpa na maioria e das escolas….já não há soluçao

    • Yuri on 20 de Outubro de 2015 at 13:07
    • Responder

    Colega, as deslocações entre escolas (em serviço) são pagas. Já pediu para ser abonada nessas deslocações? Se não o fizer, pode ter a certeza que não serão pagas. Quanto às deslocações entre a casa e o local de trabalhao, já se sabe… é a sina de milhares de professores.

      • Isabel on 20 de Outubro de 2015 at 15:35
      • Responder

      Yuri, são pagas, mas tem que haver um mínimo de km de distância á escola sede, certo? Ou será entre elas? 6 km, salvo erro!!!

    • Maria on 20 de Outubro de 2015 at 16:08
    • Responder

    Fico espantadíssima com o pensar pequeno de alguns… Tens trabalho, não te queixes, és um sortudo… Meus amigos cada um se queixa do calo que lhe dói e é legítimo que queiramos estar melhor, sempre melhor. O que acontece é que os docentes, de modo geral, estão sempre em piores condições que no ano transato. O normal seria que se apoiassem, ou não?! Sabemos que os nossos governantes de tudo fizeram para prejudicar a Escola Pública em benefício do Ensino Privado só faltando a falta de união da vossa parte. Que tal?!

    • Nanda on 20 de Outubro de 2015 at 18:10
    • Responder

    “caros colegas….A monodocência acabou, já sabem também…”

    Mas então que acabe de vez! E que todos os professores fiquem com 22 horas letivas, e que as reduções pela idade sejam aplicadas também ao 1º ciclo.
    Salário = às mesmas condições para todos.

    • Fafe on 20 de Outubro de 2015 at 23:45
    • Responder

    Sou solidário, vou agora rezar o Terço pelos 120, paz à alma que tiverem, a chatice é os 120 terem achado, enquanto grupo, obviamente por sobrevivência mais do que própria, que os 500 e trintas e os 200 e coisos poderiam ser os únicos nazificados.

    • sus on 21 de Outubro de 2015 at 22:49
    • Responder

    Já trabalhei no 1º ciclo, no 2º ciclo e neste momento trabalho na educação especial. Conheço a realidade e sei o que é andar de escola em escola (estou em 5 escolas), mas se há algum grupo em os professores trabalham mais horas são os do 1º ciclo!

      • J220 on 22 de Outubro de 2015 at 9:00
      • Responder

      E se há um grupo onde os professores “trabalham” menos horas e ainda escolhem horário ( prática corrente em todas as escolas por onde tenho passado) é a educação dita especial!

        • sus on 22 de Outubro de 2015 at 18:07
        • Responder

        Não sei onde o colega trabalhou….
        Se consultar a legislação poderá verificar que a carga horária é a mesma que 2º, 3º ciclo e secundário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: