Já Abriram Ofertas Para os Docentes de Carreira?

Este é mais um exemplo que a DGAE não tem qualquer controle sobre os critérios adoptados pelas escolas caso contrário não deixava colocar a referência sublinhada em baixo.

Infelizmente o nº. 4 do artigo 11º foi uma coisa absurda acrescentada numa negociação suplementar a pedido da Fenprof apenas para os docentes de carreira e não se aplica aos docentes contratados.

 

910viseu

 

 

4 — Para efeito da graduação profissional dos docentes de carreira com formação especializada em educação especial, ao abrigo da alínea a) do n.º 1 do artigo 56.º do ECD, é aplicado o disposto no n.º 1, relevando para a classificação profissional a graduação obtida no curso de especialização.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/01/ja-abriram-ofertas-para-os-docentes-de-carreira/

7 comentários

2 pings

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • JCP on 4 de Janeiro de 2013 at 14:53
    • Responder

    O problema é não se aplicar aos docentes contratados? Ou deveria, pura e simplesmente, não se aplicar?
    Não sei o que é mais (in)justo….vou analisar casos concretos!

    1. Acho que não devia aplicar-se a ninguém. A especialização é apenas uma condição para concorrer à Educação Especial que acresce à qualificação profissional para um grupo de docência.

    • TI&TI on 4 de Janeiro de 2013 at 14:55
    • Responder

    Pois não.
    Nem pelos critérios, nem nas colocações dos candidatos.

    Segue mais um exemplo:

    9565019757 Nuno Miguel Resende Damas – Escola Secundária Prof. Dr. Flávio F. P. Resende Horario 3

    Candidato selecionado com licenciatura em bolonha (IPCA – Instituto Politecnico do Cavado e do Ave) que não confere habilitação para a docência, e com apenas 4 anos de “experiencia”, quando na listagem aparecem muitos outros, com bem mais.

    https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:ASvmAgUeYpEJ:eseccinfaes.pt/index.php/web2/repositorio/finish/60-listas-ordenadas/286-horario-n-63-tecnico-especializado+&hl=pt-PT&pid=bl&srcid=ADGEEShhHyMOaYFSPIJXwTTrh_rimjXkKz7D-As8h-KWr7A36IrvHrmXgWcRg9sUaENxbCR9bWY2Yf_BeEfTDqm6Pj37Qur4AxtqOKAhhfwJnpimTDb6OD85UlhhaRt0jOjail4wH9Xp&sig=AHIEtbTG4-gWVZe24usN6f1i945P-zN9SA

    E assim acontece.

    • scrpereira on 4 de Janeiro de 2013 at 16:50
    • Responder

    Eu envie email para a escola a alertar para esse “pequeno” pormenor.

    Já não é a primeira vez que o faço, uma vez reclamei pois foi colocada uma colega que concorreu com a nota da especialização e o director ainda me respondeu que eu desconhecia a lei, eu respondi com toda a educação que o n.º 4 do artigo 11.º só se aplicava aos docentes de carreira e citei, mas a minha vontade era dizer-lhe que afinal quem desconhecia a lei (mesmo depois de a ler) era ele.

  1. Cheira-me que empurraram isto para algum Assistente… espero que não se queime.
    Volto a repetir que os concursos são de inteira responsabilidade do Diretor (Direção)

    • JCP on 4 de Janeiro de 2013 at 17:40
    • Responder

    Já analisei.
    Colocando de parte a questão contratados vs carreira (não entendo situações diferentes), a questão da classificação profissional corresponder (apenas) à classificação da especialização em EE, introduz grandes mudanças.
    Conheço casos de professores que são profissionalizados há mais de 20 anos e tiraram a especialização há 3 ou 4. Agora, são ultrapassados por colegas que tiraram a especialização há seis ou sete e são profissionalizados há 10 anos. Para não falar da graduação profissional atirar para o lixo a nota da profissionalização, considerando (apenas) a nota da especialização.
    E há uma coisa em que ninguém pensou: o que fazer com mestrados antigos (que conferiram especialização em EE), cuja classificação é apenas qualitativa? O que fazer com um Muito Bom, o. ex.? É um 16? Um 18? ou um 20? uma vez que era a nota máxima
    Mudar as regras durante o jogo é estranho.

    • scrpereira on 8 de Janeiro de 2013 at 15:55
    • Responder

    Enviei e-mail para a escola a alertar para o facto de o ponto 4 do artigo 11.º se referir apenas aos docentes de carreira, anexei também um email da DGAE com a mesma informação. A resposta que me deram foi a seguinte:

    “Bom dia,

    De acordo com o Aviso de Abertura publicitado na página eletrónica do AE Zona Urbana deve inserir a classificação obtida no curso de especialização para Educação Especial, bem como o tempo de serviço até 31/08/2011.

    Com os melhores cumprimentos,

    A Presidente da CAP”

  1. […] … e a oferta de escola que abriu para o grupo 910 no Agrupamento de Escolas de Grão Vasco em Viseu e sobre a minha questão se já tinham aberto ofertas de escola para os docentes de carreira. […]

  2. […] A legislação é clara e não era necessário este despacho, se bem que algumas escolas precisassem de algum ”aclaramento”. […]

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading