Fénix ou Turmas de Nível?

Os projectos Fénix e Turma Mais são projectos que visam a promoção do sucesso educativo dos alunos e muito em voga este ano com a implementação de 2915 medidas no âmbito do Programa Nacional de Promoção de Sucesso Escolar.

No entanto deixo no ar a questão colocada no título do artigo, será mais adequada a constituição de projectos que retirem alunos da sala de aula para “ninhos” ou poderá ser mais vantajoso mudar a constituição de turmas para criação de turmas de nível?

É também possível neste momento fazer-se aqui um balanço das medidas que estão este ano a ser implementadas nas escolas?
 
 

Projecto Fénix já chegou a 110 escolas e a mais de 118 mil alunos

 

 

Número de adesões tem vindo a aumentar e a metodológica pedagógica que arrancou em 2008, no primeiro ciclo do básico, está já a ser testada também no secundário.

 

 

Na prática, é simples. Cada turma tem, além do professor titular, um professor de apoio, o chamado professor Fénix. Sempre e logo que um determinado grupo de alunos evidencia dificuldades acrescidas na aprendizagem de uma dada matéria, esses alunos são “puxados” para um espaço exterior à sala de aula — o ninho — onde, até um máximo de seis horas por semana, o professor titular lhes garante um ensino mais personalizado. “Cria-se aqui um ambiente de calma e tranquilidade em que os alunos se sentem à vontade e não ficam envergonhados perante o que os outros possam pensar quando dizem ‘Professor, não percebi’, porque está dentro de um grupo que tem as mesmas dificuldades”, explica Moreira.

 

 

Nos “ninhos”, “as coisas tornam-se mais fáceis de aprender”

 

 

Escola Básica de Esgueira, em Aveiro, reduziu a zero as retenções que em 2013/14 afectavam 13,5% dos alunos do 2.º ano de escolaridade. O segredo? Criar “ninhos” de alunos para atacar logo quando surgem as primeiras dificuldades de aprendizagem.

 

Na prática, o que mudou? “Cada turma tem dois professores, o titular e um de apoio. Quando o professor titular se apercebe que há alunos que evidenciam dificuldades num determinado conteúdo, chama-os para o “ninho”, onde, numa sala diferente e até um máximo de seis horas por semana, estes alunos são ajudados a ultrapassar as respectivas dificuldades. Enquanto isso, o professor de apoio fica com o resto da turma dá continuidade aos trabalhos com os restantes alunos, ajudando-os a aprofundar as matérias dadas.”

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/05/fenix-ou-turmas-de-nivel/

3 comentários

    • desiludida2015 on 30 de Maio de 2017 at 18:33
    • Responder

    Defendo turmas de nível há muito tempo. Os recursos são os mesmos , os dois professores e cada um com a sua turma. Assim, a turma também poderia ser mais pequena e todos chegariam ao final com sucesso! Mas isto é uma medida anti popular, o BE não iria concordar. … segregação etc etc, é mais esquerda caviar, prefere chamar Fénix ou outra coisa qualquer. ..

      • Turmas de Nivel on 30 de Maio de 2017 at 19:30
      • Responder

      Os recursos não seriam os mesmo e as turmas não seriam mais pequenas.
      Além disso quem defende turmas de nível teria de ficar com as turmas mais fracas. Porque defender turmas de nível para deixar o mais complicado para os outros é muito fácil.

      • mario silva on 4 de Junho de 2017 at 19:45
      • Responder

      os ‘ninhos’ são grupos de nivel mas são mais discretos que turmas de nível, que efetivamente não são politicamente corretas. Por isso, até se muda o nome e chama-se fénix, ninhos, etc., para não ferir suscetibilidades…

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading