Mobilidade por Doença – Reunião com do SIPE com o MECI

Mobilidade por Doença – Reunião com do SIPE com o MECI

 

Na reunião realizada hoje, entre o SIPE e o MECI, foram abordadas questões cruciais relativas à Mobilidade por Doença (MPD).

 

Resumo dos principais pontos discutidos:

 

Aspetos positivos:

– Gestão da capacidade de acolhimento: A responsabilidade pelo acolhimento dos docentes em MPD passa a ser gerida pela DGAE, deixando de ser da responsabilidade dos Agrupamentos.

– Redução da distância: A distância mínima exigida para os docentes de quadro de agrupamento foi reduzida de 20 para 15 km.

– Renovação da MPD: Possibilidade de renovação por mais dois anos.

– Inclusão de docentes incapazes para funções docentes: Docentes considerados incapazes para o exercício de funções docentes, mas aptos para outras funções, poderão concorrer à MPD sem serem contabilizados no limite dos 10% da capacidade de acolhimento.

 

Aspetos negativos:

– Limitação de distâncias: Mantém-se o limite de quilometragem, tanto para docentes de QA como para docentes de QZP.

– Falta de clareza na colocação: Não ficou definido se a colocação dos docentes da MPD ocorrerá antes, durante ou após a Mobilidade Interna.

– Manutenção do despacho das doenças incapacitantes: O despacho que regulamenta as doenças incapacitantes não sofrerá alterações.

 

ATENÇÃO:

Alteração ao diploma dos concursos foi apresentada a possibilidade de renovação dos docentes na Mobilidade Interna, desde que haja acordo entre as partes, sem limite temporal.

 

Posição do SIPE:

Não aceitamos esta alteração, pois consideramos que desvirtua o princípio da colocação dos docentes por graduação profissional.

 

O SIPE mantém o compromisso de defender os interesses dos docentes e continuará a acompanhar atentamente todas as mudanças relacionadas com a MPD e os concursos.

 

Não podemos parar.

Todos Unidos vamos conseguir.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/01/mobilidade-por-doenca-reuniao-com-do-sipe-com-o-meci/

2 comentários

    • Rosinha on 19 de Janeiro de 2025 at 20:04
    • Responder

    RENOVAÇÃO PARA A MOBILIDADE INTERNA??
    NÃO!!
    É DE UMA INJUSTIÇA TREMENDA!
    PARA QUE SERVEM ENTÃO OS CONCURSOS?
    E A GRADUAÇÃO PROFISSIONAL?

    • QZP a 100 Kms on 20 de Janeiro de 2025 at 15:28
    • Responder

    “docentes incapazes para funções docentes” deviam ser requalificados como técnicos superiores. Se não têm capacidade para ser professores, então não a devem ter para progredir como tal.

    Obviamente que perdiam a benesse única de não trabalhar, não gastar um tostão em transportes e receber como um docente. Mas se estão aptos para outras funções ( resta saber quais), então sejam requalificados em vez de tirarem lugar a quem quer trabalhar.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading