A Falta de Bom Senso da DGAE

… confirmada com a abertura da aplicação das permutas.

 

Já tinha alertado por diversas vezes para a impossibilidade de os docentes QA que concorrem apenas na 2ª prioridade não poderem efetuar a permuta.

Hoje confirmou-se a falta de bom senso da DGAE para o pedido de alargamento da permuta aos candidatos da 2ª prioridade, pelo menos aos docentes QA que concorreram e não mudaram de escola na mobilidade interna.

Já não bastava as vagas serem quase nulas no concurso interno e para os candidatos da 2ª prioridade da mobilidade interna para confirmar-se que a aproximação à residência fica impossibilitada mesmo havendo condições para a permuta.

Com esta impossibilidade dos docentes da 2ª prioridade poderem permutar também ficam mal os que podiam-na fazer, porque simplesmente deixam de ter permutante.

Havia necessidade da falta deste bom senso?

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/09/a-falta-de-bom-senso-da-dgae/

31 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Mais uma estupidez! on 5 de Setembro de 2013 at 19:47
    • Responder

    Realmente não se compreende!

  1. Colegas que estão nesta situação, podem usar este modelo e enviar para o Director-Geral de Educação. Usem este e-mail: dsci@dgae.mec.pt

    (nome), professora de QA, do grupo de recrutamento …, vem expor e requerer a V.ªs Exªs o seguinte:

    A docente foi opositora ao concurso de Mobilidade Interna para o ano lectivo 2013/2014, na 2ª prioridade, não tendo obtido colocação.

    Ao não ter obtido colocação, continua a docente no seu lugar de origem, como docente do QA, cuja colocação resultou de concurso interno.

    Ora, considerando-se que o procedimento designado “permutas” previsto nos artigos 46º e 47º do D.L. nº 132/2012, se destina a todos os docentes que se encontrem na condição de quadro de escola ou quadro de agrupamento, não entende a requerente, o porquê de lhe ser impedido o acesso à Permuta.

    Sendo certo, que o art.º 46º do D.L. nº 132/2012, não contempla, no âmbito da sua aplicação os docentes da alínea c) do nº1 do art.º 28º, o contrário resulta, para os docentes que se encontram na condição de QA ou QE, com é o caso da requerente, ao não ter obtido colocação naquela prioridade. Tanto mais que, e segundo Despacho Interno do Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, datado de 31/07/2013, o mesmo refere que, atendendo à sua natureza, só pode haver permuta entre docentes colocados, no caso dos docentes de carreira não é de exigir que essa colocação resulte do concurso interno realizado no ano de permuta. E mais,

    O mesmo despacho, nada refere quanto aos docentes que tendo sido opositores na 2ª prioridade e não colocados na Mobilidade Interna, que sendo docentes de QA, não possam permutar, antes pelo contrário na humilde opinião da docente.

    Não entende a requerente, como se pode retirar do art.º 28º e do art.º 46º, que um docente que foi opositor numa determinada prioridade e não tendo sido colocado, seja considerado para efeitos de Permuta, como colocado nessa mesma prioridade (!?).

    (Aqui podem acrescentar os vossos motivos pessoais)

    Pelo supra exposto, requer a V.ª Exª se digne, permitir à docente, ter acesso à aplicação, a fim de poder permutar com outra colega.

    Espera Deferimento

    (nome)

      • Florbela Rouxinol on 5 de Setembro de 2013 at 20:03
      • Responder

      Não custa nada tentar. Esgotar as possibilidades.

    • Maria Rita Reis on 5 de Setembro de 2013 at 20:04
    • Responder

    Sou QA sem nunca o desejar ter sido. Pertencia, há 10 anos , ao QZP de Portalegre e fui obrigada a colocar no boletim de concurso uma cruz numa das 4 zonas em que o país estava dividido. Coloquei a cruz na zona 4, pois a ela pertencia o concelho de Setúbal no qual se situa a minha casa e no qual até então tinha sido sempre colocada, por destacamento, mesmo pertencendo a Portalegre. Na sequência desse concurso, fui parar ao quadro de uma escola no Algarve, a cerca de 250km da minha casa, tendo levado comigo os meus 4 filhos. Só no ano passado, ao fim de 9 anos de lá ter chegado, vi concedido o meu pedido de destacamento para a minha zona de residência, tendo ficado a 10 minutos de casa a pé. Foi maravilhoso pois a minha filha mais velha entrou na universidade, em Lisboa, e a minha terceira filha, então doente, pôde ser devidamente acompanhada no hospital de Santa Maria. Este ano o 30 de Agosto foi o oposto do 31 de Agosto do ano passado. Imaginem o que me aconteceu… É isso mesmo, voltei para a minha escola de colocação forçada, por não me encontrar na primeira prioridade do concurso. Não podem imaginar o que me custa ser sistematicamente informada de que às escolas em redor da minha casa chegaram, para ficar durante 4 anos, professores do meu grupo (300) com graduações inferiores à minha. Sinto-me uma verdadeira carta fora do baralho. Por mais que tivesse revelado, aquando das reuniões sindicais a que fui, o medo de continuar a ser ultrapassada por QZPs com menos graduação, nunca ninguém compreendeu a minha angústia, dizendo que era uma sortuda por pertencer a um quadro de agrupamento e não ter um horário 0. Vou fazer chegar ao provedor de justiça, depois de orientada por um advogado, toda esta aberrante situação em que tenho vindo a cumprir as minhas funções de professora: vítima de uma obrigatoriedade que vigorou à 10 anos atrás, tendo pouco depois deixado de vigorar.

    Maria Rita Reis

    1. Colega estou precisamente na mesma situação só que a 400KM de casa. Se obtiver alguma resposta favorável encaminhe-me sff.

    • Maria Rita Reis on 5 de Setembro de 2013 at 20:17
    • Responder

    Enganei-me no sítio onde postei este discurso, mas nunca é demais lembrar esta situação.

    • RCS on 5 de Setembro de 2013 at 20:23
    • Responder

    Uma outra sugestão de texto a enviar para dsci@dgae.mec.pt, solicitando o alargamento aos docentes da 2ª prioridade:

    Exmo. Sr. Diretor Geral da Administração Escolar

    1. Verifiquei no separador Permutas da plataforma SIGRHE que se está a dar cumprimento ao disposto no art.º 46 do DL 132/2012, estando impedidos de permutar os docentes candidatos à Mobilidade Interna na alínea c) do nº 1, do artigo 28º, do DL 132/2012, ou seja, todos os que se encontram na 2ª prioridade;
    2. Tenho acompanhado também nas redes sociais a angústia de muitos professores que ficaram colocados a muitos quilómetros de casa e o esforço em reunir, por vários meios, informações de possíveis permutas;
    3. Verifiquei também que são muitas as possibilidades de permuta, algumas delas entre professores que concorreram na 1.ª e 2.ª prioridades, respetivamente (possibilidade impedida pelo disposto no art.º 46 supracitado);
    4. Sendo que:
    a) A Circular nº B13021966M, de 2 de agosto do presente ano, alargou a possibilidade de permuta a todos os docentes que se encontrassem na condição de quadro de Escola (QE) ou quadro de Agrupamento de Escolas (QA), opositores ao Concurso Nacional;
    b) O Despacho Interno do Gabinete do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar com data de 31 de Julho de 2013, refere que “a ratio legis dos preceitos que estabelecem o regime da permuta é de permitir uma aproximação à residência familiar dos docentes de carreira” e que o “interesse maior nessa aproximação é sentido pelos docentes que constam da lista de não colocação do concurso interno realizado no ano da permuta, uma vez que os docentes colocados no concurso interno já viram satisfeita, de alguma forma, essa aproximação com a sua colocação, embora se reconheça que a mesma pode ter sido numa preferência que ainda justifique o interesse na permuta”;
    c) os docentes na 2ª prioridade foram os mais prejudicados no concurso de Mobilidade Interna, nomeadamente por terem sido ultrapassados por centenas de professores com menor graduação profissional ordenados na 1ª prioridade;
    d) as permutas entre docentes em nada prejudicam as escolas nem o MEC;
    e) saem beneficiados ambos os permutantes;
    f) saem beneficiados os alunos e as escolas, que irão contar com professores mais disponíveis e menos cansados com viagens;
    g) sai beneficiado o ambiente, uma vez que se evitam emissões poluentes causadas por deslocações desnecessárias;
    h) saem beneficiadas as famílias de alunos e professores (por razões óbvias).

    Venho por este meio solicitar a V. Exa. o alargamento da possibilidade de permuta aos docentes referidos na alínea c), do nº 1, do artigo 28º, do DL 132/2012. Seria uma demonstração clara de bom senso e de que o MEC se preocupa com o bem estar dos seus colaboradores e dos seus alunos.

    Aguardo deferimento.

    Os melhores cumprimentos,

  2. maria reis cada caso é um caso não é verdade? eu sou de dacl e fui repescado para 8 horas e ainda não começou o ano lectivo e a direcção já me deu a informação de que para o ano já não tenho colocação. se as regras fossem iguais aos outros anos eu estaria seguro pq no meu grupo existem 3 professores que estão há minha frente que se querem aproximar de casa, o que tem acontecido todos os anos, e este ano não tiveram essa possibilidade pq as vagas foram para os qzp, já que estavam na 2ª prioridade. mais ainda se não tenho sido repescado iria para uma escola secundária a 5km de casa e ficaria descansado por 4 anos, essas vagas (3) tb foram ocupadas por QZP. ou seja eu tb sou daqueles professores que tive muito azar e isto dá-me cá uma raiva, um ódio…

    • Maria on 5 de Setembro de 2013 at 21:28
    • Responder

    As minhas esperanças começam a esmorecer… Todavia, já enviei o mail para o endereço acima mencionado.

    • Raquel São Matias on 5 de Setembro de 2013 at 22:12
    • Responder

    Mandem para o secretário de estado do ensino da administração escolar
    (foi quem fez o despacho do 31 de julho, permitindo as trocas no concurso anterior)

    gab.seeae@mec.gov.pt

    eu também vou enviar carta registada com aviso de receção, aqui vai a morada:

    secretário de estado do ensino da administração escolar
    Av. 5 de Outubro º 107
    1069-018 Lisboa

      • Paula Pinto on 6 de Setembro de 2013 at 16:20
      • Responder

      Não estou nesta situação, felizmente, mas podia estar. por isso já enviei mail o mail para o Secretário de Estado. E vou divulgar pelos colegas. façam o mesmo

    • Luzia on 5 de Setembro de 2013 at 23:16
    • Responder

    É revoltante! perdi a oportunidade de permutar com uma colega que está a 15 kms da minha residência… à conta disso faço todos os dias 150 kms! concorri à 2ª prioridade numa tentativa desesperada de me aproximar e agora sou penalizada por isso!!

    • josé on 6 de Setembro de 2013 at 2:09
    • Responder

    É por estas e por outras que sou obrigado a aceitar que a classe dos professores é muito parecida a uma fábrica de têxteis, onde não se pode confiar em ninguém (entre funcionários), são todas falsos e quando te distrais já tens uma faca nas costas.
    É triste ver estes professores efetivos chorarem por estar longe de casa 🙁 . Durante anos trataram os vossos colegas QZP abaixo de cão e quando estes eram colocados nas escolas só apanhavam sobras, os restos que os efetivos não queriam, em inúmeras escolas a maioria dos efectivos tinha um ou dois níveis e o desgraçado do QZP três, quatro, cinco… . Se estão efectivos é porque querem e se estão efectivos longe de casa é porque concorreram para essa escola. Muitos nem sequer sabiam onde era a escola, mas isso era no tempo das vacas gordas. Só tem de aguentar e calar, se os QZP estão onde estão é porque merecem e porque são EFECTIVOS e volto a REPETIR EFECTIVOS de uma zona.
    Não me alongo mais pois não quero ser mal educado. Peço desculpa aos colegas efetivos que efetivamente são quadro de escola por obrigatoriedade e respeitam igualmente os seus colegas de QZP, aos outros não.
    Eu que estou fora do baralho mas tenho um parente que é QZP, sei bem do que falo, todos os anos em conversas informais sobre a vida, ele diz: “mais um horário desgraçado, as sobras que os outros não querem”. Ou seja, esse parente tem tanto trabalho na preparação das suas aulas como a soma dos outros todos. Há escolas que não permitem esta situação, mas na maioria os ditos efectivos escolhem o que querem e pouco se preocupam com quem vem atrás. Sofram agora um bocado pode ser que também gostem.
    Cumprimentos

      • Antonio Cruz on 6 de Setembro de 2013 at 9:16
      • Responder

      Ao José,

      Como é possível que consiga arranjar felicidade na infelicidade dos outros.

      Realmente atravessamos tempos complicados… compre um manual de auto-ajuda (psicologia para tontos) ou então procure ajuda especializada.

      • Nuno Barata on 6 de Setembro de 2013 at 11:53
      • Responder

      Para o Jose

      Lamentavel, meu caro…
      O seu comentario tem tanto de construtivo como de necessario…

      Saudaçoes.

      • Profa farta de medíocres on 6 de Setembro de 2013 at 16:00
      • Responder

      Caro josé, só a última frase era dispensável. Quanto ao resto tudo o que disse é verdade. Sou também QZP e confirmo. Não me chateia trabalhar muito, chateia-me fazer o trabalho de 4 ou 5 docentes. Uma boa prova de conhecimentos para todos vai colocar alguma ordem no circo. Por estes dias já deu para ver que a rapaziada instalada está com medo.

    • Filipe on 6 de Setembro de 2013 at 11:56
    • Responder

    Resposta a estes chorões todos… Sou QZP e tenho dezenas de QA com graduação inferior à minha frente. Proponho que todos concorramos igualmente para as vagas das escolas, independentemente de já estarem preenchidas ou não. Isso sim, seria justiça. Deixem-me adivinhar, estão contra.

      • Imma on 6 de Setembro de 2013 at 12:29
      • Responder

      Caro Filipe, concordo plenamente consigo: sigamos a graduação para tudo. Sou QA longínquo só há 4anos, porque tenho há 13 anos QZP 600, 800 e 1000 lugares abaixo de mim na graduação a bloquearem a entrada na minha área geográfica. Resumindo: há sempre 2 lados nas histórias, caro Filipe.

  3. josé e filipe as vossas opiniões são vis e covardes, fazem-me lembrar aqueles ladrões que assaltam pobres e depois ainda os agridem por serem pobres, como se fossem culpados… palavra de honra é preciso ter cá uma lata.

      • Profa farta de medíocres on 6 de Setembro de 2013 at 16:01
      • Responder

      Pois olhe que eu acho que estes colegas só disseram verdades.

  4. Confirma-se que os QA que não conseguiram colocação agora na Mobilidade estão impedidos de permutar????!??

    • Mª João Pissarra on 6 de Setembro de 2013 at 19:05
    • Responder

    É por existirem professores assim q nunca as reivindicações são levadas a sério. Sou QA há 12 anos e não são parcos os anos em que tenho 8 turmas e 6 níveis. Muitos colegas percorreram o país a trabalhar para conseguir chegar a QA, não sei como alguém pode fazer comentários deste nível sobre colegas de profissão.

    • Iris Fonseca on 6 de Setembro de 2013 at 21:57
    • Responder

    Colega, sou QA há 17 anos e há 4 que procuro alertar os colegas para esta aberração legislativa, pois a lei não é de agora. Procurei, sozinha, junto do sindicato, durante esses mesmos 4 anos, alguma definição sobre esta situação. Nunca o consegui precisamente pq estava SOZINHA. Nunca consegui mobilizar os meus colegas QA/QE para esta luta. Agora o resultado da inércia acertou-nos bem na cabeça e há muita gente desesperada e indignada.
    Agora resta-nos mesmo unirmo-nos na desgraça e dirigirmo-nos (quanto mais melhor) e inundar o Provedor de Justiça e o MEC com a nossa indigação. Mas não basta dizer, é preciso FAZER ou contnuará tudo na mesma.
    Peço que coloque, se possível, a sua exposição ao PJ a circular para que muitos de nós possamos adaptar à nossa situação pessoal e enviar tb. Só a união fará a força, ou melhor, a justiça.

    • Iris Fonseca on 6 de Setembro de 2013 at 22:02
    • Responder

    O meu pedido foi dirigido à colega Maria Reis.

    • filomena castanho on 7 de Setembro de 2013 at 14:39
    • Responder

    colega ;
    Na pagina do face co o titulo permutas e trocas professores portugueses ja esta a circular requerimentos que milhares de nos estamos a enviar p varias entidades. Pode aproveitar o texto e readaptá-lo.
    Quantos mais melhor… Convido TODOS os colegas a partilharem esta luta!
    Sinto que há mobilização e vejo sindicatos a começar a agir…
    Força !!

    • Lua on 7 de Setembro de 2013 at 16:54
    • Responder

    Eu já enviei para os dois endereços. Não podemos baixar os braços….

    • Paulo Valentim on 12 de Setembro de 2013 at 15:19
    • Responder

    Malta vejam este link da fenprof sobre a reunião com a DGAE.

    http://www.fenprof.pt/?aba=27&mid=115&cat=94&doc=7779

    Não percebo o seguinte:

    – vamos ter mais 10 dias?
    – a aplicação já não está aberta?

    Mas penso que já está desbloqueada a situação da 2ª prioridae! Falta confirmar na aplicação?!

      • Raquel São Matias on 12 de Setembro de 2013 at 15:56
      • Responder

      ainda não dá, pois acabei de tentar inserir o código da colega que quer trocar comigo e não aceita…..

        • Cristo on 14 de Setembro de 2013 at 0:06
        • Responder

        E continua a não dar… Ou seja, se a nova aplicação ou a possibilidade de nos registarmos for somente para segunda-feira, isto vai implicar que nos mantenhamos numa escola mais uma semana (pelo menos) a pagar já casa nova, ou transportes extras e a conhecer alunos aos montes com os quais não iremos sequer trabalhar ao longo do ano, etc… Será tão difícil disponibilizar a aplicação a todos os professores e pronto??

    • Joaquim Lopes on 19 de Setembro de 2016 at 16:08
    • Responder

    Fiz uma não aceitação indevidamente e estou a tentar reverter a situação, liguei para os serviços da DGAE e mandaram-me enviar um pedido com a respectiva causticação para dfci@dgae.mec.pt como foi devolvido fiz uma pesquisa e apenas encontro a referência ao email dsci@dgae.mec.pt alguém me consegue confirmar este endereço…! e se existe outra possibilidade…!?

      • Alfredo on 19 de Setembro de 2016 at 18:08
      • Responder

      Colega, o endereço que costuma utilizar no que diz respeito a concursos é esse.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading