Aposentação aos 66 Anos e 4 Meses em 2018

Foi hoje publicada a portaria com a Idade normal de acesso à pensão de velhice em 2018 e com o factor de sustentabilidade.

Enquanto muitos vão sonhando com a redução da idade para a aposentação, a realidade mostra que todos os anos cada vez mais tarde é dada essa aposentação.

E para 2018 manda o Governo:

 

A idade normal de acesso à pensão de velhice do regime geral de segurança social, em 2018, nos termos do disposto no n.º 3, do artigo 20.º, do Decreto-Lei n.º 187/2007, de 10 de maio, na redação dada pelo Decreto-Lei n.º 167-E/2013, de 31 de dezembro, é 66 anos e 4 meses.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2017/03/aposentacao-aos-66-anos-e-4-meses-em-2018/

16 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Rute on 7 de Março de 2017 at 13:34
    • Responder

    Continuo a afirmar que deviam criar um Regime Especial de Aposentação Docente devido ao elevadissimo desgaste da profissão docente. Por outro lado, não faz qualquer sentido um “velhinho” manter-se a dar aulas a adolescentes (maioria deles verdadeiros energumenos).

    Á semelhança do que foi determinado pelo atual Governo para os Militares, GNR, PSP, Policia Maritima, Policia Judiciária…a idade da Reforma passou a ser de 60 ANOS DE IDADE. Acresce que no caso dos Militares e GNR, aos 55 ANOS DE IDADE passam à “RESERVA”, isto é, vão para casa e aguardam pelos 60 ANOS DE IDADE, momento a partir do qual passam automaticamente à REFORMA.

    O que ocorre para aqueles funcionários públicos também ocorre em profissões de desgaste rápido a nível do setor privado, como é o caso das bordadeiras da madeira e outras profissões.

    Face a esta realidade será que os “professores” são “carne para canhão”?

    Visto de outra perspectiva, há também a considerar que a nivel docente temos cerca de 30.000 CONTRATADOS. Devemos questionar se não é chegada a hora de criar lugares para os professores mais jovens e para todos os jovens que frequentam Cursos Superiores direccionados para o Ensino.

      • era_o_que_faltava on 7 de Março de 2017 at 14:15
      • Responder

      Toda a gente percebe que há aqui retaliação aos professores. Quando a justiça funcionar a sério talvez tenhamos direito a alguma coisa. Até lá é apodrecer a dar aulas. É mais desgastante ser polícia músico ou polícia administrativo. E não têm vergonha na cara para apresentarem estes argumentos!

      • Fátima Carvalho on 7 de Março de 2017 at 20:08
      • Responder

      “um “velhinho” manter-se a dar aulas a adolescentes (maioria deles verdadeiros energumenos)”. Espero sinceramente( mas já nada me espanta) que a Rute não seja docente nem seja mãe de adolescentes. Caracterizar os adolescentes como energúmenos é um verdadeiro atentado a quem tem ainda um adolescente em casa e alunos. De facto, necessita urgentemente de uma aposentação compulsiva.

        • Rute on 7 de Março de 2017 at 22:01
        • Responder

        Minha cara Fátima Carvalho ou a senhora não é professora ou não sabe do que fala,

        Minha cara Fátima Carvalho vou-lhe reafirmar aquilo que referi. Hoje nas Escolas Públicas (principalmente em Escolas TEIP) existem um conjunto muito alargado de ENERGUMENOS. Vou-lhe deixar aqui alguns exemplos:

        Jovem suspeito de matar menor com soqueira já se entregou.
        Agressões que provocaram a morte a adolescente de 14 anos aconteceram Gondomar.

        http://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/jovem-de-14-anos-morto-com-soqueira

        “Têm entre 16 e 18 anos, pedem 25 euros para ir com um cliente”

        https://www.publico.pt/2008/10/05/sociedade/noticia/criancas-de-rua-tem-entre-16-e-18-anos-pedem-25-euros-para-ir-com-um-cliente-1344962

        Minha cara Fátima Carvalho na Escola TEIP no Porto, onde leciono, todas as semanas há “PORRADA”. Sabe o que é isso????

        E por aqui me fico…podia contar-lhe mais coisas relacionadas com DROGA, PROSTITUIÇÃO, PANCADA….

    • António on 7 de Março de 2017 at 13:36
    • Responder

    A idade de Aposentação para os docentes deve diminuir.

    http://www.spn.pt/Media/Default/Info/12000/300/20/4/-cartaz%20Aposenta%C3%A7%C3%A3o.pdf

    • era_o_que_faltava on 7 de Março de 2017 at 14:12
    • Responder

    Claro que quem ficou no activo irá ter de pagar as reposições nas pensões douradas e prateadas. Ou pagaria em dinheiro ou em tempo. No caso dos professores pagam em tempo, pois terão de trabalhar até aos 66 anos e 4 meses (até ver). Só alguns profissionais tiveram direito a benefícios, precisamente aqueles a quem passou a ser permitido passar à reserva aos 56 anos e à aposentação aos 60 sem penalização. E isso beneficiou os que saíram e os que ficaram. Não é por acaso que se fala em progressão na Carreira na Polícia. Como os mais velhos saíram agora há mais verba disponível para progressões. Lamentável mas real. E não valerá muito a pena virem com verdades alternativas como aquela dos 40 anos de descontos. Os 40 anos de descontos são uma farsa para enganar os distraídos. Ou temos direito a um regime de aposentação igual aos outros profissionais ou o PS estará definitivamente afastado da classe docente.

    • Rita on 7 de Março de 2017 at 14:56
    • Responder

    Onde anda a FENPROF, a FNE e quejandos?????….

    Talvez estejam a dormir…..

    Então não foram todos os sindicatos que supostamente se propuseram a lutar por um Regime Especial de Aposentação Docente?

    Em 2016 a Idade Legal de Reforma era de 66 ANOS e 2 MESES

    Em 2017 a Idade Legal de Reforma é de 66 ANOS e 3 MESES

    Em 2018 a Idade Legal de Reforma será de 66 ANOS e 4 MESES

    Em 2019 a Idade Legal de Reforma será de…….

    A história do BURRO E DA CENOURA muito bem contada…

    http://www.spn.pt/Media/Default/_Profiles/4876592e/e26936e7/40anos.JPG?v=636111063806084844

      • Entalado on 7 de Março de 2017 at 15:46
      • Responder

      Com 61 anos de idade já lá vão quase 44 anos de descontos (desde junho de 1973)… “está bonita a brincadeira…” mas quem me mandou a mim, trabalhar que nem um “burro” em vez de ir para “a política”!

    • António on 7 de Março de 2017 at 15:06
    • Responder

    Vamos lá todos fazer Relatórios de Avaliação para ver se Progredimos na Carreira Docente (digo, da merda)…

    Vamos lá todos fazer Reuniões + Reuniões + Reuniões todas as semanas para encher chouriços…..

    Vamos lá todos fazer Planos Anuais de Atividades (para colocar no relatório de avaliação) + Planificações + Relatórios + Relatórios + ….

    Vamos lá todos apodrecer a aturar energumenos até aos 70 ANOS DE IDADE….

    E que tal mandar a GERINGONÇA À BARDAMERDA????????

      • Antonio Pinto on 7 de Março de 2017 at 18:22
      • Responder

      Concordo com o conteúdo das afirmações mas tenho algum receio que no momento de VOTAR , tenham tido uma amnésia e estes miseráveis (anteriores e presentes) fiquem legitimados pelo voto de muitos analfabetos…

    • Maria Lapa on 7 de Março de 2017 at 22:37
    • Responder

    Eu tenho acompanhado alguns colegas e é um verdadeiro insulto aquilo que estão a fazer a estes profissionais, enfrentar no dia a dia 30 alunos, um insulto, uma vergonha, só pode estar num plano de vingança aquilo que vejo no dia a dia. Posto isto, tomei uma decisão há meses. Todo o dinheiro que juntar até à data da reforma(se ela existir) é para me despedir, aos 65 anos venho para casa de uma maneira ou de outra.

    1. É sim. É um verdadeiro insulto aquilo que tem vindo a fazer aos professores os diferentes Ministros da Educação e, o actual, não é excepção.

      Os professores sofrem no seu dia a dia um enorme desgaste. Enfrentar 30 alunos horas a fio, dias a fio, anos a fio e chegar aos 60 anos de idade e não ter o direito a sair com dignidade é um insulto sim.

      Os professores estão continuamente sujeitos a stress fruto do contacto permanente com grupos alargados de adolescentes.

      O exercício da profissão docente nada tem a ver com estar sentado num gabinete a fazer serviço administrativo.

    • Ana Paula Ferreira on 8 de Março de 2017 at 0:45
    • Responder

    Onde estão gora os sindicatos??????? a dormir??????Talvez se perderem sócios acordem para a vida!!!

    • É só a lixar! on 8 de Março de 2017 at 12:16
    • Responder

    Anda a comunicação social a noticiar que alguém do governo refere que as carreiras contributivas longas não deverão ser penalizadas e blá blá blá … e afinal o preto no branco diz: 66 anos + 4 meses mas é só para 2018 porque depois há mais!!!
    É uma pouca vergonha!

      • era_o_que_faltava on 9 de Março de 2017 at 9:06
      • Responder

      A capa do Correio da Manhã trás hoje notícia de como ter aposentação atempada: Para o efeito, a avaliar pelos premiados, basta trabalhar bem e depressa. Até dá vontade de vomitar!…

    • era_o_que_faltava on 9 de Março de 2017 at 8:57
    • Responder

    Quando se tratou de tomar o poder, andaram pelas Escolas a entusiasmar os votantes. Por essa altura discuti com alguns colegas que estavam convictos de que iríamos ter progressão nas Carreiras após a saída dos mais velhos. Sempre desconfiei da marosca e mais desconfiado fiquei quando vi que o Governo tinha lá os mesmos que tinham malhado forte nos professores. O argumento dos optimistas era o de que eles queriam agora ganhar os professores. Disse a um colega: Não os conheces! Ao que ele respondeu: “Achas que são tontos a ponto de quererem outra guerra com os professores?!! Por já cá andar há mais de trinta, tive de dizer-lhe a verdade: Ganham alguns, mas não é como pensas: é dando-lhes componente não lectiva! Isso mesmo, ora começa a observar quem são e depois vê quantas horas lectivas têm e, já agora, quantos desses que andam a lamber, têm direcções de turma? Ora conta as cabeças… É por aí camarada, abre os olhos e vai dando aulas que daqui é para o lar de idosos. O colega ficou pensativo e hoje diz-me: eu nem estava a ver o filme!… fui vigarizado.

    Se quiserem denunciar partilhem que é mesmo a verdade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: