“Animação, hoje é sexta!” (Literatura e animação: Franz Kafka)

Hoje o espaço “Animação, hoje é sexta!” é dedicado à literatura e cinema de animação. Mais precisamente a filmes de animação realizados com argumentos adaptados de obras de Franz Kafka.

O primeiro, realizado em 1991 por Piotr Dumala, é Os diários de Franz Kafka, baseada na obra homónima de Kafka. Neste filme de Dumala são apresentadas cenas da vida de Franz Kafka, da sua juventude e do amadurecimento de seu génio criativo até ao seu isolamento. Baseado em diários, cartas e romances de Kafka como fonte inspiradora, esta animação inclui material documental – a partir de fotos tiradas por Kafka entre 1883 e 1924 com imagens de Praga na mudança de século. A técnica de animação é prodigiosa, com desenhos e gravura sobre placas de gesso.

 

 

A segunda animação, de 1999, é baseada na obra “A Metamorfose” de Franz Kafka. Realizada pelo espanhol Charlie Ramos, The Metamorphosis, baseou-se na obra de Franz Kafka, em que Gregor, a personagem principal, acorda para ver que se transformou num grande inseto.

 

 

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/02/animacao-hoje-e-sexta-literatura-e-animacao-franz-kafka/

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading