Hoje o espaço “Animação, hoje é sexta!” é dedicado à literatura e cinema de animação. Mais precisamente a filmes de animação realizados com argumentos adaptados de obras de Franz Kafka.
O primeiro, realizado em 1991 por Piotr Dumala, é Os diários de Franz Kafka, baseada na obra homónima de Kafka. Neste filme de Dumala são apresentadas cenas da vida de Franz Kafka, da sua juventude e do amadurecimento de seu génio criativo até ao seu isolamento. Baseado em diários, cartas e romances de Kafka como fonte inspiradora, esta animação inclui material documental – a partir de fotos tiradas por Kafka entre 1883 e 1924 com imagens de Praga na mudança de século. A técnica de animação é prodigiosa, com desenhos e gravura sobre placas de gesso.
A segunda animação, de 1999, é baseada na obra “A Metamorfose” de Franz Kafka. Realizada pelo espanhol Charlie Ramos, The Metamorphosis, baseou-se na obra de Franz Kafka, em que Gregor, a personagem principal, acorda para ver que se transformou num grande inseto.


