16 de Janeiro de 2015 archive

“Animação, hoje é sexta” (Lost and Found e The Lost Thing)

O espaço “Animação, hoje é sexta” é neste dia dedicado à animação, claro está, mas com filmes que tiveram por base para o seu argumento livros de Literatura Infantojuvenil e que são obras recomendadas no Plano Nacional de Leitura. Em ambos os casos, tanto livros como filmes absolutamente fantásticos.

O primeira filme de animação, Lost and Found, foi realizado por Philip Hunt e é baseado na mesma obra (Perdido e Achado) escrita/ilustrada por Oliver Jeffers. Esta animação conta a história de um menino que um dia encontrou um pinguim à sua porta. O pinguim parecia triste, por isso o menino achou que ele devia estar perdido. Decidiu então ajudá-lo a encontrar o caminho de regresso a casa. Assim começa a aventura mágica destes dois novos amigos que rumam ao Pólo Sul num pequenino barco a remos, enfrentando mares calmos e tumultuosos debaixo de um guarda-chuva. Este filme pode muito bem ser o complemento à leitura acompanhada do livro por pais e educadores do pré-escolar, nível para o qual está indicado no PNL.

Venceu 61 prémios em festivais em todo o mundo!

 

https://www.youtube.com/watch?v=_Jrolk5E5TU

O segundo filme é The Lost Thing e foi realizada por Andrew Ruhemann e Shaun Tan, este último também autor do livro com o mesmo nome (Perdido, em Português). Esta animação narra a história de um jovem descobre uma criatura estranha enquanto andava a apanhar tampas de garrafa na praia. Ao aperceber-se de que está perdida, o rapaz tenta procurar o dono ou o local a que pertence essa criatura, mas é confrontado com a indiferença de todos, que quase nem dão pela sua presença.

A não perder, vencedor do Oscar para a melhor curta metragem de animação no ano de 2010 e excelente para os professores, para além da leitura do livro recomendado no PNL fazerem também a abordagem do mesmo noutras linguagens.

 

https://www.youtube.com/watch?v=t1YG7ZXfC6g

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/animacao-hoje-e-sexta-lost-and-found-e-the-lost-thing/

Simulador Salarial para 2015

O Jornal de Negócios disponibilizou um simulador salarial com as tabelas IRS 2015. Neste simulador que pode descarregar aqui (em excel), o utilizador deve indicar no ficheiro sete dados diferentes para garantir uma simulação adequada, a saber:

 

  • Em que setor trabalha (dependente ou seja por conta de outrem; pensões ou pensões de deficientes das forças armadas)
  • Qual o enquadramento familiar em termos de titulares de rendimento sujeito a IRS (de forma simplificada, quantas pessoas recebem salário ou pensão), de estado civil e de existência ou não de deficiência;
  • Qual o número de dependentes;
  • Qual o salário bruto sem duodécimos nem subsídios de refeição;
  • Qual o valor do subsídio de refeição mensal;
  • Qual a taxa de seguranças social aplicável (por definição assume 11%);
  • E a indicação se recebe ou não duodécimos.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/simulador-salarial-para-2015/

Aposta Para Hoje

A ver se é desta que saímos dos prémios pequenos.

euromilhoes 16 janeiro

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/aposta-para-hoje-4/

In Observador of today… Municipalização

O Grande exemplo da Suécia… que todos tomam como grande exemplo…

“Leif Lewin apresentou um diagnóstico claro: “o controlo municipal das escolas foi um falhanço”, uma vez que “nem os municípios, nem os diretores de escola, nem os professores estavam à altura da tarefa.” Em consequência, “os resultados académicos desceram, tal como a igualdade e a atitude e motivação dos professores”.

Desde 2008 que os sindicatos dos professores suecos têm reivindicado uma posição mais central do Estado na gestão das escolas. Jan Björklund, que até 2014 foi ministro da Educação, defendeu a renacionalização das escolas. Processo que, como confirmou Leif Lewin ao Observador, está já em curso. “A recentralização do ensino na Suécia já começou.” 

“Um sistema educativo moderno que responde perante um Governo central exige uma organização governamental a nível regional ou local com uma certa independência do Governo e das autoridades centrais de educação. Mas o Governo central não pode abdicar das suas responsabilidades na educação”.”

Os Exemplos do Reino Unido e de Espanha nem se aplicam a Portugal, pois não lhe servem de exemplo pelas diversas diferenças culturais e administrativas bem representadas neste trabalho jornalístico… bem, nem o exemplo sueco tem comparação, os nosso políticos é que na falta de ideias nos tentaram convencer que sim…

http://observador.pt/especiais/descentralizacao-da-educacao-como-se-fez-la-fora/

Fica o endereço para quem quiser dar uma vista de olhos…

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/01/in-observador-of-today-municipalizacao/

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: