… pode a qualquer momento sair a lista de ordenação dos docentes obrigados a concorrer à Mobilidade (QZP e Docentes sem Componente Letiva) e docentes que pretendem mudar de Agrupamento/Escola.
Até hoje todas as candidaturas encontram-se apenas dadas como submetidas e é muito provável que só quando saírem os verbetes seja alterado o estado da candidatura para validado ou retirado.
Já disse em tempos que apontava para que nesta lista possa aproximar-se dos 20 mil docentes em concurso (conto apenas com os docentes obrigados a concorrer nesta fase).
Os docentes QZP que se encontram em exercício de outras funções (como por exemplo Direções ou alguma forma de mobilidade) serão retirados desta lista da ICL 2. Assim, como os 11456 docentes dos quadros de zona pedagógica não estarão todos em concurso após a ICL 2 é possível que o número final seja inferior aos 20 mil docentes.
Os candidatos que são obrigados a concorrer, além de estarem em 1ª prioridade, podem continuar em concurso para colocação através das reservas de recrutamento que duram até final do ano letivo, no entanto, só conseguem uma colocação plurianual no caso de obterem colocação durante o 1º período.
Os docentes que manifestaram vontade de mudar de escola/agrupamento só vão ter a oportunidade de ficar colocados na lista de 30 de Agosto, embora tenham ainda uma possibilidade de mudança de escola caso não consigam colocação que é através da permuta.