Manifesto

… de várias personalidades da arte e da cultura solidárias com a greve dos professores.

 

Manifesto: Obrigado professores

Sem Educação não há país que ande para a frente. E é para trás que andamos quando o governo decide aumentar o número de alunos por turma, despedir milhares de professores e desumanizar as escolas, desbaratando os avanços nas qualificações que o país conheceu nas últimas décadas. Não satisfeito, continua a sua cruzada contra a escola pública. Ameaça com mais despedimentos e com o aumento do horário de trabalho dos que ficam.

Ao atacar os professores o governo torna os alunos reféns. Com menos apoios educativos e menos recursos para fazer face à diversidade de estudantes, é a escola pública que sai enfraquecida. Querem encaixotar os alunos em turmas cada vez maiores com docentes cada vez mais desmotivados. Cortam nas disciplinas de formação cívica e do ensino artístico e tecnológico, negando aos jovens todos os horizontes possíveis.

Os professores estão em greve pela qualidade da escola pública e em nome dos alunos e das suas famílias. Porque sabem que baixar os braços é pactuar com a degradação da escola. Os professores fazem greve porque querem devolver as asas aos seus alunos que o governo entretanto roubou. Esta greve é por isso justa e necessária. É um murro na mesa de quem está farto de ser enganado. É um murro na mesa para defender um bem público cada vez mais ameaçado.

Por isso, estamos solidários. Apoiamos a greve dos professores em nome de uma escola para todos e onde todos cabem. Em nome de um país mais informado e qualificado, em nome das crianças que merecem um ensino de qualidade e toda a disponibilidade de quem sempre esteve com elas. É preciso libertar a escola pública do sequestro imposto pelo governo e pela troika. Aos professores dizemos “obrigado!” por defenderem um direito que é de todos.

Subscritores:

António Pinho Vargas, Compositor

Bruno Cabral, Realizador

Camilo Azevedo, Realizador, RTP

Carlos Mendes, Músico

David Bonneville, Cineasta

Eurico Carrapatoso, Compositor

Hélia Correia, Escritora

Leonel Moura, Artista plástico

Luís Varatojo, Músico, A Naifa

Luísa Ortigoso, Actriz

Jacinto Lucas Pires, Escritor

Joana Manuel, Actriz

João Salaviza, Cineasta

José Luís Peixoto, Escritor

José Mário Branco, Músico

José Vítor Malheiros, Consultor

Marta Lança, Editora e produtora Messias, Músico, Mercado Negro

Nuno Artur Silva, Autor e produtor

Pedro Pinho, Cineasta

Rui Vieira Nery, Musicólogo

Raquel Freire, Cineasta

Sérgio Godinho, Músico

Valter Vinagre, Fotógrafo.

Zé Pedro, Músico, Xutos e Pontapés.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/06/manifesto-2/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Manuel Carvalho. Trofa. on 13 de Junho de 2013 at 14:51
    • Responder

    Nós Professores, agradecemos a este ilustre naipe de pessoas de forte personalidade e caracter, com conhecimento profundo do presente e visão futurista do que está a acontecer a Portugal e poderá acontecer, se, todos não salvarmos esta trave mestra cívica / social que é a Escola Publica.

    • João on 13 de Junho de 2013 at 16:08
    • Responder

    Porra! metade da lista, ou mais, constituída por marxistas, leninistas, estalinistas e demais trupe. Dispensava-se o apoio, digo eu, mas como o ensino está dominado pela esquerdalhada é natural que muitos recebam com agrado este apoio.

    • Reflexão... on 13 de Junho de 2013 at 20:18
    • Responder

    Por vezes não entendo como é possível conotar o ENSINO ou a EDUCAÇÃO que, tal como a saúde, num estado democrático deve ser usufruto de todos, com politiquices de esquerda, de direita ou do centro! A educação deve ser para todos, sejam de que etnia, raça, partido forem!! Todos têm direito à educação, todos devem sentir-se feridos com o que está a acontecer na educação, todos são prejudicados com as medidas que têm sido implementadas e/ou anunciadas… Queremos que as próximas gerações não sejam ainda mais prejudicadas do que naturalmente serão, com tudo o que se passa no nosso país!! TODO o apoio é bem-vindo!! Muito obrigada aos que se preocupam com o futuro da educação no nosso país!!

    • Margarida420 on 14 de Junho de 2013 at 2:43
    • Responder

    Obrigada a todos que apoem os Professores independentemente da cor politíca, religião e cultura. Bem haja.

    • António Fernandes on 14 de Junho de 2013 at 8:56
    • Responder

    Como professor agradeço a todos o apoio prestado na nossa que é a luta de todos, por um país (mais) digno e verdadeiro. É preciso defender o que poderá fazer com o mundo de amanhã seja muito diferente daquele em que vivemos hoje e isso só será possível se os nossos alunos tiverem os princípios que estes senhores que nos governam não apresentam.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: