Deixo este quadro com as escolas que enviaram mais de 40 professores dos quadros de agrupamento a concurso por não ter sido atribuída componente letiva mínima de 6 horas.
Para verem a vossa escola cliquem aqui e procurem o código da vossa escola.
Dos 13 agrupamentos com mais docentes sem componente letiva, 6 situam-se no distrito de Aveiro e são concelhos bastante próximos uns dos outros, curioso.
Quase dá a entender que as direções se organizaram para ter igual procedimento.




55 comentários
1 ping
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Não sei como foram “arranjados” estes dados, mas garanto-lhe que, no que toca ao meu Agrupamento, estão errados!
Basta dizeres-me o código da escola e tiro isso a limpo.
Bom dia Arlindo, os dados estao certos, relativamente ao Agrupamento de Ferreiras, mas sao relativos aquela “pré aprovacao” de turmas, que chegou às escolas no final de julho e que tivemos de ter em conta para definir os “dacl”. Posso adiantar que após a aprovação das nossas turmas quase na totalidade, foram retirados do concurso a esmagadora maioria dos docentes. Passamos de 43 para menos de dez (nao tenho presente numero exato). Deduzo que noutros agrupamentos possa ter acontecido o mesmo.
Um abraço. Parabéns pelo excelente trabalho no apoio aos docentes.
Author
Eu sei que isso terá acontecido na maioria das escolas e ainda bem.
https://attachment.fbsbx.com/file_download.php?id=659095004118690&eid=AStVlS74gvxQN3kihIp1Qb0jlneAmALZGKJYaE5Bk6XNAf2el1QAeHWLjnV8AjkbUio&inline=1&ext=1376610096&hash=ASvdCIr5RNqd5wl6
160544
Author
515 7071547335 160544
593 2825617601 160544
16 8979856776 160544
91 8470119419 160544
320 7605818297 160544
170 4940614557 160544
respetivamente dos grupos:
100
110
210
220
240
510
Continuam dados errados: falta o do Grupo 600!
Author
Antes de dizerem que os dados estão errados agradeço que confirmem direito.
O docente dessa escola que concorre no grupo 600 é por livre iniciativa, portanto, tem componente letiva nessa escola.
Os dados tratados são de docentes sem componente letiva na escola e que foram obrigados a concorrer na 1ª prioridade.
Arlindo, quando escrevo, sei do que falo, não preciso de confirmar direito, pois fui eu que indiquei os 7 (sete) docentes, incluindo o do 600, para a mobilidade, ao abrigo da alínea a) do Art.º 28.º do DL n.º 132/2012 (1.ª prioridade).
Entretanto, já o retirei, atribuindo componente letiva, no dia 13 do corrente, ao finalizar a ICL2.
Portanto, reafirmo, que os seus dados estão errados, no que diz respeito a este Agrupamento, o que põe em causa todos os outros, sem que isso, para mim, tenha grande interesse. Ou seja, as suas fontes, listas da DGAE, ou sejam lá quais forem, estão “gatadas”.
Se o colega do 600 ainda se mantém em concurso, por livre iniciativa, não é da minha conta, mas que foi obrigado a concorrer na 1.ª prioridade, isso foi.
Para complementar, veja parte do que respondi ao bruxo de Alijó.
Author
Eu também não sou bruxo para adivinhar o que não está publicado.
A lista do 600 está aqui e podes verificar que os meus dados são retirados dessa lista.
http://www.dgae.mec.pt/docs/2013-T-MI-ORD-PRV/ListaT_MI_Ord_Prov_grupo600.pdf
Se dos dois docentes que foram retirados, um foi retirado por ti eu também não adivinho porque a lista dos retirados não diz de que escola são.
http://www.dgae.mec.pt/docs/2013-T-MI-RET-PRV/ListaRetiradosMI_MI.pdf
Agora deixei de entender a lista de retirados. Pelo que me apercebi os retirados diziam respeito ao ICL1 porque se fossem do ICL2 não deviam existir apenas 43.
Já agora diz-me se um desses dois retirados do grupo 600 são da tua escola para tirar as dúvidas sobre essa lista de retirados.
Humm parece que o link não funciona, deixa ver se assim dá…
https://attachment.fbsbx.com/file_download.php?id=659095004118690&eid=ASuf9E4sRKf3SxubmeFnQ5mW_fUHjhKF2RZ7IzAQUpjPwqJBSXfOXIOlgEh7ldxcp_c&inline=1&ext=1376610429&hash=ASu_T1FnpCnrfxDV
https://www.facebook.com/groups/aealexandreherculano/?fref=ts
Uma dúvida: no ultimo concurso( Maio de 2013) tinha 35 qzp à minha frente. Atualmente,neste último concurso, tenho mais 13. Há alguma justificação? Obrigado.
Talvez sejam os qzp que entraram no concurso extraordinário e que nesta fase foram reposicionados
Vinculação extraordinária….
isso foi com os qzp´s novos ou com os antigos?
Feita uma breve análise dos docentes sem componente letiva leva-me a concluir que a política das escolas e diretores não é a mesma, doutra forma como se compreende que os números vão de 70 docentes por agrupamento até 1 docente por agrupamento. Também não acredito que a redução de turmas seja tão dispare entre os agrupamentos para tanta discrepância. Há direções e direções! Uns sabem lidar com as situações, outros procuram que os outros as resolvam!
Não diga asneiras. Há agrupamentos com poucas centenas de alunos e outros com vários milhares, logo o número de docentes também é muito díspar (não “dispare”, que pode acertar em alguém…).
Além disso, muitas das turmas só foram validadas (39%, num caso concreto) depois da ICL1, podendo então atribuir-se componente letiva e retirar muitos docentes da mobilidade.
Já agora, lembre-se que o “?” é para colocar no final das perguntas, fez uma e não o utilizou, mas, em contrapartida, abusou dos !!!, sem qualquer sentido. Tenha juízo, interprete os dados, de 70 até 1, consoante os universos a que se referem e deixe as direções em paz.
Pelo que revelou nas 4 linhas da sua “apresentação”, a capacidade de V. Ex.ª para resolver situações deve ser grande! Ai deve, deve…!
O Alves é de Aveiro.
A qual das direções dos agrupamentos pertence?
Não precisa de ser tão agressivo para manifestar a sua opinião.
Com palpites desses, aconselho-o a não esbanjar os seus rendimentos nos jogos da SCML, pois decerto irá à falência, em pouco tempo.
Sim., dirijo um Agrupamento, fui obrigado a indicar 7 docentes para a mobilidade, na ICL1, mas já retirei 6. Infelizmente, foi de todo impossível atribuir componente letiva a uma colega do 240, embora bem tentasse, mesmo com o risco de “estoirar” o crédito horário (sabe o que é?) nessa situação!
E daqui até Aveiro, que é uma cidade agradável, ainda são uns128 Km!
Colega Alves, peço desculpa pelo português, mas o que interessa é que a mensagem tocou-lhe em cheio (se calhar o “dispare” até foi bem intencionado 🙂 e, desta vez, não vou usar o ponto de exclamação, porque não me espanta nada a sua reação). Como pode verificar nos comentários, não sou só eu a “incomodar-me” com estas situações de números exorbitantes, embora se tratasse da ICL1, o que diga-se de passagem, nunca deveria ter sido publicada nesta altura. Quanto à minha capacidade de resolver situações, nem imagina colega! Para começar, e relativamente a este assunto, pois há outros em que as diversas políticas das escolas me deixam confusa, perplexa e sem explicação lógica; um workshop dado pelas direções dos agrupamentos com 1 docente sem componente letiva, talvez ajudasse alguma coisa. Já agora, sou QA/QE e o meu agrupamento, com milhares de alunos enviou apenas 1 docente para ICL. Esta é uma das direções exemplo, que trabalha muito bem e tem em conta os interesses de todos (docentes, alunos, comunidade educativa…), zelando sempre para um bom funcionamento do agrupamento. O problema, é que a minha escola de provimento se situe a 360 km da minha residência e, concorrendo na 2ª prioridade, vejo afastada cada vez mais a possibilidade de ser colocada perto de casa, isto porque os colegas foram obrigados a concorrer à mobilidade interna e estão, como se sabe, independentemente da graduação profissional, à minha frente concorrendo na 1ª prioridade. Peço reflexão e ações construtivas na tomada de medidas e decisões, mais nada.
Como já deve ter reparado, o meu Agrupamento só tem um docente na mobilidade, em 1.ª prioridade, portanto não deverá ser esse que lhe irá estorvar a aproximação a casa.
Depois, tem todo o direito em se “incomodar” com os números e em pedir reflexões e ações construtivas na tomada de medidas e decisões para se aproximar da sua residência.
Não pode é disparar sobre as direções, em que umas serão boazinhas e não mandam ninguém para a mobilidade e as outras são uma cambada de malandros, que mandam muitos docentes para a mobilidade, só para atrapalhar os docentes da mobilidade voluntária, que não resolvem nada, deixam as situações todas para “os outros” (quem?) resolverem!
Decerto que todas as direções trabalham muito bem e têm em conta os interesses de todos (docentes, alunos, comunidade educativa…), zelando sempre para um bom funcionamento dos agrupamentos. Ou pensa que, podendo ter todos os docentes necessários e o serviço arrumado desde já, é por masoquismo que mandam docentes para a mobilidade e esperam pelos colegas colocados só a 30 de agosto?
Mais uma vez, é necessário juízo e bom senso.
Colega, aprenda a escrever… Siga o exemplo do Sr. Diretor, não “dispare” asneiras. 😀
Quanto aos números, desconheço, mas eu faço parte do número de um desses Agrupamentos Top !
Os dados relativamente ao primeiro agrupamento indicado não estão corretos, pois um bom número de professores foi retirado na ICL2. Esta lista nunca deveria ter sido publicada…
Devo acrescentar, a título de exemplo, que, do grupo 300, em princípio oito professores ficaram sem componente letiva e depois todos eles foram retirados do concurso. Logo, os dados est~´ao incorretos.
A lista corresponde à ICL1. Ainda ninguém sabe o que aconteceu na ICL2, a não ser os colegas que foram contactados pessoalmente e as direções. Para já, é impossível saber o que se passa a nível global e retirar esses casos destas listas. Isso já foi aqui explicado… Por isso, a lista não estará incorreta pelo motivo que indica.
Não se entende como há agrupamentos com 70 professores sem componente letiva. Alguma coisa tem estado errada durante os últimos anos. Só sei que com esta situação toda estou a 300 km de casa tenho quase 50 de qualificação e fui ultrapassada por colegas com 19 de qualificação que vão ficar na escola que querem e eu continuo a 300km de distância porque acho que não vou mesmo ter hipóteses.
Muito bom Arlindo.
É apenas um trabalho inglório, porque neste momento a situação já está bastante alterada.
Na minha escola fomos 8, mas agora só devem ser 2.
A DGAE deveria de enviar uma nova lista.
Author
Tenho novo post para identificar esses casos, se quiseres colocar essa informação agradeço.
http://www.arlindovsky.net/2013/08/existem-esforcos-assinalaveis/
70 horários zero?
O que se passa nessa escola? É ali o deserto?
Desculpem mas não compreendo.
É fácil de responder a essa pergunta. Imagina que és diretora da DREC e queres concorrer a essa Câmara Municipal pelo partido que sempre te deu tacho … A melhor maneira de dar nas vistas pois ninguém te conhece nessa localidade é fazer algo que dê nas vistas. E que tal atacar a opção do Presidente da CM teu futuro candidato. E que tal mostrar a força do meu poder! E que tal criar algo único em todo o país. Não dois, não três, não quatro, mas QUATRO AGRUPAMENTOS E UMA SECUNDÀRIA. Perto de 3000 alunos estabelecimentos de ensino a mais de 30 km de distância. Eis Oliveira do Hospital e a experiência piloto de uma ambiciosa candidata à CM.
De facto o que aconteceu em Oliveira foi uma aberração…
Bom dia Arlindo
Será que pode retirar uma dúvida?
Estou interessada em realizar permuta com um colega, que está também a concorrer à mobilidade por doença.
No caso de fazermos a permuta e se entretanto o meu colega tiver parecer favorável sobre o concurso da mobilidade por doença, a permuta perde o efeito?
Esta foi a informação obtida pela DGAE – “A permuta deixa de ser válida”.
Mas não encontro qualquer informação sobre isso.
Obrigado
Author
A permuta perde o efeito porque a colega sai da lista da MI.
A não ser que de alguma forma consiga anular o pedido de mobilidade por doença.
Obrigado Arlindo
Assim o melhor é estar quieta, não vão ainda retirar-me da 2ª prioridade.
No agrupamento 151762 contabilizei 4 docentes no 110 sem horário. Acho que no teu documento nessa escola constam apenas 3. Posso ter visto mal, se sim ignora. Parabéns pelo excelente trabalho.
Author
Só tenho estes:
387 3445134634 151762
17 7243734065 151762
325 7780875407 151762
Bem devo estar a fazer algo errado. Sou novata nisto, mas fui aqui:
http://www.dgae.mec.pt/docs/2013-T-MI-ORD-PRV/ListaT_MI_Ord_Prov_grupo110.pdf
Procurei pelo código da escola e devolveu-me estes números:
9987073131
6580543779
4566179192
3547111811
Erro meu de certeza. Desculpa lá.
Já percebi o meu erro!
De qualquer das formas são esses códigos que a pesquisa me devolve.
Tens razão. Mais uma vez desculpa lá.
Porque é que uns posts têm o link “Responder” à direita e outros não?
Author
A função responder só existe até à terceira raiz de comentários (não sou eu que defino mas o próprio wordpress). A partir desse ponto as respostas serão feitas à 3º raiz de comentários.
No entanto podes responder à questão que te coloquei. Só existem 6 docentes de DACL do teu agrupamento e disseste que colocaste 7. Onde para o sétimo?
Boa noite. O sétimo, o tal do grupo 600, está aqui
http://www.dgae.mec.pt/docs/2013-T-MI-ORD-PRV/ListaT_MI_Ord_Prov_grupo600.pdf
com dois ** à frente do nome.
Como disse, tinha colocado 7 na ICL1, consegui retirar 6, na ICL2, portanto só foi um para a mobilidade interna, na 1.ª prioridade.
Author
OK, percebi. A única coisa que ainda não percebi é o timing dessas retiradas. Se conseguiste retirar 6, porque só existe indicação nas listas de 14 de Agosto que apenas 1 foi retirado da 1ª prioridade e os outros 6 estão dados como não tendo componente letiva ainda? Houve momentos diferentes na retirada dos 6 docentes?
As retiradas, ou manutenção na ICL2, só podiam ser feitas todas duma vez: ou se alterava o “Não” para “Sim”, sobre a existência de componente letiva, ou se mantinha o “Não”, em relação a cada docente. Depois a validação foi feita, para todos, em bloco, não podia ser um a um. Foi feita no dia 13 e ficaram 6 com “Sim”, incluindo o do 600 e 1 com “Não”, do 240.
Já agora, também gostava de saber porque é que o do 600 aparece naquela lista, com os ** e outros não, pois estão todos na mesma situação, todos com componente letiva atribuida.
Author
Eu percebo muito menos.
Há por aqui censura, Arlindo? Já me barraram dois posts. Assim, não posso responder sobre a lista dos 43, com pediste!
Author
Não há censura alguma. O spam ontem barrou-me mais de 200 comentários que já foram todos libertos.
Ah, assim já dá. Obrigado, mas não alinho mais em aldrabices.
160982 – Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré – são 9 professores em DACL e não 22. Obrigada.
Author
Nas listas da DGAE de dia 14 ou após a ICL2?
Desculpe. São 9 após a ICL 2.
Author
Tenho estes dados:
64 9448712243 160982 220
45 2734580276 160982 230
178 9713774493 160982 230
30 1748573632 160982 250
13 7421036695 160982 300
18 4890607218 160982 300
23 2402421908 160982 300
24 5466212873 160982 300
25 6238032758 160982 330
28 1258136090 160982 330
72 2042373362 160982 330
17 3634543728 160982 400
26 3015481169 160982 400
80 8671469891 160982 410
43 1171544723 160982 500
60 7042576543 160982 500
66 1466362448 160982 530
183 4157892585 160982 530
277 1951005678 160982 530
258 7080665760 160982 530
71 3742405144 160982 600
75 9048488745 160982 620
79 3946693334 160982 620
Quais são os que estão errados?
Parabéns. Obrigada. Considero este trabalho bastante interessante. Não poderia ser completado com um estudo por grupos de recrutamento?
[…] Escolas TOP de Professores sem Componente Letiva […]