Chegou ao Fim sem Qualquer Aproximação

… e Fenprof e FNE avançam para os Tribunais.

Sindicatos recusam que só professores com 15 anos de serviço fiquem isentos de exame e como tal,

 

Todos os professores contratados terão de fazer prova de ingresso

 

 

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) anunciou nesta sexta-feira que as provas de ingresso na profissão terão de ser feitas por todos os professores contratados, independentemente do tempo de serviço.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário, João Grancho, no final das negociações com os sindicatos de professores.

Grancho confirmou que durante as negociações o ministério admitiu a hipótese de isentar desta prova os contratados com 15 ou mais anos de serviço, mas que face à recusa dos sindicatos optou por regressar à proposta inicial do Governo de exigir esta prova a todos os professores contratados.

 

Mário Nogueira anunciou que a Fenprof vai agora recorrer aos tribunais.

Também o líder da Federação Nacional de Educação (FNE), João Dias da Silva, anunciou que vai recorrer à justiça contra a revogação pelo MEC da legislação que isenta da prova de ingresso na profissão os professores contratados com nota de bom ou mais na sua avaliação de desempenho.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/08/chegou-ao-fim-sem-qualquer-aproximacao/

47 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • sap on 23 de Agosto de 2013 at 18:29
    • Responder

    há coisas que não consigo entender. E os do quadro com menos de 15 anos de serviço, também não teriam que fazer a dita prova?

    Se fosse uma prova para poder entrar nos quadros, ainda acho que faria algum sentido, agora para poder dar aulas durante um ano???????

    • eunas on 23 de Agosto de 2013 at 18:40
    • Responder

    Espero bem que não nos deixem pendurados… Principalmente os contratados tapa buracos como eu…

    • ??!!! on 23 de Agosto de 2013 at 18:53
    • Responder

    Há coisas que não lembra ao diabo! Esta classe, esta profissão que tanto sindicato tem, não conseguiu travar, com a sua falta de poder negocial, esta anedota de prova, que pelo que ouvi, ainda exige um pagamento nosso para ser realizada …Ainda vão para os tribunais!!!!…
    pfff que merda de sindicatos.

    • alucinada on 23 de Agosto de 2013 at 18:55
    • Responder

    Boa tarde,
    Muito obrigada, Ar lindo pelo seu excelente trabalho de informação/formação para a nossa classe tão desavinda!!
    Mais uma vez o governo malha nos professores e na sua falta de união. Sim, porque isto resulta da desunião da nossa classe!! Assim sendo eles vão abrindo caminho para acabar com a escola pública de todas as formas e feitios: esta será para aplicar o crivo aos profes contratados para eles não se manifestarem por não ter trabalho porque irão muitos ficar para trás na dita prova, ou seja, menos uns tantos que irão fazer barulho por não terem trabalho!! Acreditem isto é o início do fim!! Não tarda muito os agrupamentos irão ser “dados” aos colégios para serem geridos por aqueles. Já se abriu uma brecha com o cheque para os alunos que pretendam ir para colégios e isto vai servir os amigos que são donos dos ditos!! Só me apetece emigrar!!

    • Paulo História on 23 de Agosto de 2013 at 19:42
    • Responder

    Se nenhum contratado realizar a prova, acabamos com este ato kafkiano.

      • Pois on 23 de Agosto de 2013 at 19:52
      • Responder

      Isso era bonito mas infelizmente, irrealizável. Se houvesse a intenção de por em prática essa medida ela teria como resultado a realização da prova por mais de 70% dos professores contratados. Os sindicatos aqui estiveram bem, se têm como objectivo a não realização da prova não podem ceder a que apenas uma minoria a não faça e que ela seja implementada na prática.

    • Democrato on 23 de Agosto de 2013 at 20:22
    • Responder

    Quem está a brincar com a vida das pessoas corre sérios riscos de pagar com a própria vida, à cabeça o cratinice seguido deste fdp de gancho. Alguém no perfeito juízo implementaria um processo a lembrar o extermínio dos judeus? “Tu não podes mais viver… mas tens que pagar” GFDP

    • RCS on 23 de Agosto de 2013 at 20:38
    • Responder

    Aqui está um momento para todos se unirem e repito todos!!! Ninguém aparece para a realização da prova!

      • Miguel on 23 de Agosto de 2013 at 20:41
      • Responder

      Há sempre o chico espertismo português em alguns contratados que vão fazer a prova, dizendo que não têm medo, blá, blá, blá.

        • Profa farta de medíocres on 23 de Agosto de 2013 at 23:10
        • Responder

        Eu não tenho Miguel. O meu curso de matemática foi tirado a sério!

          • machado on 24 de Agosto de 2013 at 8:50

          Se não tem medo, responda à questão seguinte:
          Disciplina de Educação e Valores (ESE Almeida Garrett)

          Questionário

          — Numa época de canhestros, sistemáticos e fragmentários dogmatismos, labilismos, labialismos, «turismos» culturais, pragmatismos, cepticismos, determinismos, fatalismos, autismos, narcisismos, parolismos… – mais ou menos camuflados por dinâmicas endógenas e exógenas – um relance, embora perfunctório, sobre a ossatura programática da Disciplina, permite afigurar-se razoável, liminarmente, a susceptibilidade de desfibrá-la, entre outras, nas seguintes dicotomias axiológicas mediáticas multifacetáveis, confinantes, congruentes, sinalagmáticas…, a entrecruzaram-se, transumirem-se, transubstanciarem-se, transversalizarem-se, etc. v.g. Cultura-Civilização; Valores-Referências.

          Sem irrelevar o subjacente, atipico e ágrafo património – genético, material e espiritual – a montante e a jusante do aluno, teça um comentário sinóptico (corroborante ou repudiante), ancorado em dimensão axiológica e argumentos, empíricos ou especulativos, minimamente válidos.”
          http://dererummundi.blogspot.pt/2007/06/o-ps-modernismo-explicado-s-crianas.html

          Com toda a certeza serão estas as criaturas que vão realizar as provas! Não tem medo? Eu tenho! Tenho muito medo das “Ciências ocultas”

          • ana on 24 de Agosto de 2013 at 11:43

          Infelizmente, com cursos “a sério” ou não, não faz sentido que tenhamos de fazer esta prova. Contudo, mesmo com cursos “a sério”, podemos ser todos eliminados, basta que seja este o objetivo do governo. Não se esqueçam que temos de fazer dois tipos de prova. A questão colocada pelo Machado é um bom exemplo.
          Também acredito que mesmo nas provas específicas, mesmo com cursos “a sério”, possam surgir questões em qualquer prova que deixem os professores que nem boi a olhar para o palácio, basta que queiram.

  1. Isto é realmente uma palhaçada e uma total falta de respeito para com os colegas contratados! Acabo de ler no “Expresso” que os professores mais velhos(não dizem é se é na idade ou no tempo de serviço)que venham a reprovar na dita prova poderão à mesma dar aulas. É justo, hein ?!
    Já começo a não ter palavras para exprimir a minha indignação. Todas estas medidas e aquelas que ainda virão, no decurso do próximo ano letivo, são de tal maneira graves que pelo menos, para mim, já nem consigo exprimir de forma minimamente articulada a minha revolta. Lembro-me dos meus tempos de contratada, e ainda foram muitos, e comparado com hoje, de facto, não há qualquer semelhança. Ainda que ficássemos com o resto dos horários, ainda que não houvesse subsídio de desemprego, ainda que nos perguntassem se éramos colegas ou contratados (e isto aconteceu comigo uma vez), nada, mas mesmo nada se equipara ao que se passa agora.
    Força para todos os colegas contratados.

      • Helena Mendes on 23 de Agosto de 2013 at 21:47
      • Responder

      Muito bem, HN!
      Subscrevo.

    1. Pelo que percebi é para os que têm mais de 15 anos de serviço.

    2. HN,

      concordo e subscrevo

    • João on 23 de Agosto de 2013 at 20:54
    • Responder

    E vamos ter que pagar… não consigo acreditar…

      • Profa farta de medíocres on 24 de Agosto de 2013 at 14:59
      • Responder

      O Estado não tem dinheiro para pagar a prova. O dinheiro dos contribuintes tem que ser canalizado para o SNS, para que se interrompa uma doença brutal de nome…gravidez!

        • Isa on 24 de Agosto de 2013 at 23:46
        • Responder

        O seu comentário é que é realmente medíocre…

          • Profa farta de medíocres on 25 de Agosto de 2013 at 14:48

          Dói não dói?

    • Cátia on 23 de Agosto de 2013 at 20:59
    • Responder

    Isto é revoltante! Não que tenhamos medo de fazer a dita prova, mas qual será a legitimidade desta? Há uma série de perguntas que o Sr. Nuno Cretino deveria responder:
    Prova de acesso à profissão??? E quem por cá já anda??? E as licenciaturas e os mestrados??? Já não servem??? Esta prova é para aceder a um concurso cujo desfecho pode ser ir parar, da mesma forma, a listas de exclusão??? Quem vai fazer elaborar a prova??? Quem a vai corrigir??? Também haverá secretariado de exame nacional de professores???

    INDECENTE!!!!!

    • tecas on 23 de Agosto de 2013 at 21:12
    • Responder

    Estou revoltadíssima!
    Como é que pessoas que andam a lecionar são agora postas em causa nas suas capacidades?!
    E as incongruências chegam ao ponto de se reprovar no dito exame posso continuar a lecionar como contratada durante cinco anos? Ou seja posso ser considerada incompetente pelo exame, mas para tapar buracos já sirvo?
    Como é que se decidem coisas destas durante o mês de agosto?

    • Tina on 23 de Agosto de 2013 at 21:12
    • Responder

    Infelizmente colega RCS existe sempre um menino bonito que aparece para realizar a prova! Mas poderá ser uma grande merda como professor!!O fato de tirar 18 numa prova não quer dizer que seja bom professor!

    1. e muitos de nós tivemos média nacional o que mais tarde com o fim desta veio fazer com que muitos colegas no passassem à frente e como diz a colega Tina não é a nota que diz se é ou não um bom professor….

    • Lulu on 23 de Agosto de 2013 at 22:27
    • Responder

    Eu, que, como professora contratada e desempregada, não tenho fé absolutamente nenhuma em sindicatos, tal como não tenho no Pai Natal, ouso pensar um pouco mais à frente (já a ver se me escapo às pedradas que aí vêm e acusações de ser uma “menina bonita”, que até sou) e perguntar que raio de conteúdos vão ser avaliados nesta prova? É que sendo destinada a contratados “fresquinhos” e estando-se mesmo ver que numa próxima reunião os sindicatos aceitam que a prova seja só para os “reles” que não têm 15 anos de serviço e ainda vão dizer que já foi uma grande “vitória”, não sei bem o que se poderá perguntar nesse bendito exercício de avaliação… Será sobre o ECD? Sobre quem pode ou não pode fazer permutas? Será aquilo da mobilidade? É que se for para nos lixar, não vão lá com questões de caráter científico ou pedagógico. Só se for mesmo com estes assuntos de Professores, assim mesmo com P grande, que disso não percebemos nada…

    • ginbras on 23 de Agosto de 2013 at 22:49
    • Responder

    Lulu não duvidando que vc se trata de uma excelente profissional…acredite que vc não domina todo o conhecimento da sua área..longe disso..e se o governo quiser extingui-la com uma prova acredite que o consegue!

      • Lulu on 23 de Agosto de 2013 at 22:57
      • Responder

      Nem eu acredito noutra coisa, ginbras… infelizmente. Custa-me a acreditar é que a tal da prova assente essencialmente naquilo que importa avaliar: capacidade científica e pedagógica. Parece-me a mim que para reforçar a “extinção”, boa parte dos conteúdos devem incidir sobre temas menos
      óbvios, penso eu…

      1. será tudo feito penso eu para nos despedir com a dita causa sem dó nem piedade…..
        e a subjectividade será tal que voltam a ficar os da panela independente de todo o resto

    • José Ferreira on 23 de Agosto de 2013 at 22:51
    • Responder

    Acho que há aqui algo que ainda não foi abordado, na minha opinião, correctamente. O Ministério não quer acabar com os professores contratados. Quer, isso sim, dificultar o acesso aos quadros.
    Segundo o Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, a prova de avaliação só é exigida para quem quiser concorrer aos quadros.
    CAPÍTULO IV – Recrutamento e selecção para lugar do quadro, Artigo 22.º, n.º1 alínea f) “Obter aprovação em prova de avaliação de competências e conhecimentos.”
    Assim, quem não quiser concorrer aos quadros não tem que se sujeitar à realização da prova. Ficará para
    sempre contratado.

  2. pois mas eles dizem que é para poderem concorrer para poder dar aulas e não apenas para efetivar… É mais uma vergonha desta cambada de incompetentes que temos a gerir este setor. Além de que querem que se repita de 5 em 5 anos!!!! Só me ocorrem adjetivos não publicaveis…

      • José Ferreira on 23 de Agosto de 2013 at 23:05
      • Responder

      Eles podem dizer o que quiserem, mas o que está no estatuto não é isso. A não ser que alterem o estatuto.

      1. e o colega tem dúvida de que o vão fazer? para mim já está pronta a devida alteração tudo não passa de aparato nestas aparentes negociações.

      • Miguel on 23 de Agosto de 2013 at 23:08
      • Responder

      Vamos ver se agora os professores do quadro fazem greves pelos contratados, como aconteceu há 2 meses com os contratados a fazerem greve pelos do quadro… lol

        • Profa farta de medíocres on 23 de Agosto de 2013 at 23:27
        • Responder

        Vai sonhando. Desejando estão eles que o filtro fique só pelos contratados. Cala-te boca.

      1. Que eu saiba a greve que aconteceu á 2 meses foi principalmente por causa das 40 horas, pois se a carga horaria fosse aumentada aos efetivos , os contratados deixariam de existir, os contratados não fizeram nenhum favor aos efetivos.
        Na minha escola há colegas com 32 anos de serviço que vão para a mobilidade, por isso não gosto de ver esta guerra entre quadro e contratados, quem julga que está muito seguro engana-se.

    • Alberto on 23 de Agosto de 2013 at 23:06
    • Responder

    Swap, Swap, Swap… vamos comer o sapo, antes que ele nos coma os últimos ossos que ainda nos restam?!… Agora os Colegas contratados, a seguir, como base jurídica, os Colegas dos “quadros”, sim esta “prova” não é pelos desgraçados dos Colegas contratados, que estes e as respectivas famílias há muito que foram para o hiperespaço, mas sim para abrir o procedente jurídico para o despedimento com justa causa, dos Colegas dos “quadros”, que dias após a aplicação aos Colegas contratados ser+a também aplicada aos Colegas dos “quadros”… Alguém dúvida da razão óbvia de impor esta “prova” inicialmente apenas aos Colegas contratados?!…

    (Arlindo, será que estarei errado?…)

      • Alex on 23 de Agosto de 2013 at 23:28
      • Responder

      Também me parece Alberto. Penso que esta é uma medida que visa criar um precedente e que será “eficaz” na limpeza de quadros ditos excedentários não tarda nada. Espero que, efectivamente, os sindicatos levem a questão a tribunal e que se reconheça que a prova “apenas” poderá ser ponderada para acesso à carreira e não à contratação e, ainda assim, será sempre uma medida contrária à equidade dado que existem muitos contratados com igual ou superior tempo de serviço, iguais ou superiores habilitações e avaliações. Isto para já não falar das questões óbvias de um ministério que duvida, em última instância, de si mesmo dado que é ele próprio que tutela também a formação de professores.

      1. agora se puderem digam-me para que precisamos de guerras entre qa, qzps e contratados…. vamos dar ainda mais força a tudo isto?
        é que eu não duvido que tenha sido simplesmente comunicada esta intenção d ecolocar em pratica e aprovado pelo TC da sua legalidade…

    • Alberto on 23 de Agosto de 2013 at 23:21
    • Responder

    Esta “Prova” abre caminho para justa causa no despedimento dos Colegas de quadro…
    Basta alargar o leque dos destinatários, tendo por base “equidade e justiça” no exercício da profissão”. Como a “prova” a aplicar, aos Colegas de quadro, terá que ser, com base nesse principio da “equidade e justiça”, mais “difícil”… Arranja-se, assim, uma base legal para o despedimento com justa causa dos Colegas de quadro… sem qualquer indemnização ou subsidio de desemprego…

    (Arlindo, põe a questão ao jurídico da FNE e verifica se não será essa a verdadeira razão deste ataque aparentemente arrasador sobre quem já foi completamente arrasado (“contratados”) para assim agir sobre o verdadeiro alvo que ainda está a ser arrasado (“quadros”)…

      • Profa farta de medíocres on 23 de Agosto de 2013 at 23:29
      • Responder

      A prova, a existir, tem que ser para todos sim.

        • José Ferreira on 23 de Agosto de 2013 at 23:31
        • Responder

        Também concordo.

    • Alberto on 23 de Agosto de 2013 at 23:46
    • Responder

    A ideia será disparar sobre os “contratados”, para o ricochete da “equidade e justiça no exercício da profissão” atingir o verdadeiro alvo os “quadros”… se esta “prova” passar, será fácil despedir “quadros” com justa caus, logo sem chatices de indemnizações ou subsídios de desemprego…
    Repare-se, atacar ainda mais quem já foi aniquilado (“contratados”) faz todo o sentido numa lógica de sadismo e desumanidade pura, no entanto, os “contratados” já são moribundos… assim, há que passar a quem ainda está meio vivo (“quadros”)…

    (Arlindo, questiona o serviço jurídico da FNE, pode parecer incrível, mas tudo indica ser esta a caixa de Pandora para também exterminar definitivamente os “quadros” sem gastar dinheiro nem balas… Aquilo que aparentemente “é um problema dos “contratados” será usado para exterminar os “quadros”… Repara, perante a opinião pública o “governo” apenas vai limpar os “quadros” dos incompetentes responsáveis pelos péssimos resultados dos últimos exames… Será que estou a delirar?… Qualquer “distracção” da FNE-FENPROF e será o fim… Entendes agora por que motivo há tanta pressa e se escolheu este preciso momento?…)

    • profeternamentecontratada on 24 de Agosto de 2013 at 0:33
    • Responder

    concordo que a haver uma prova deveria ser para todos – contratados QZP e QE.

    Sou contratada (quando calha…) e fico positivamente doente com certas coisas que saem da boca de quem já faz parte da “prata da casa”. Seja por falta de vontade de se actualizarem ou por deficiência na sua formação inicial, não interessa a razão, o facto é que há algumas pessoas nas escolas deste país que deixam a desejar no que diz respeito à sua capacidade científica/pedagógica.

    Ainda assim, e em jeito de resposta às suspeitas levantadas pelo Alberto, não seria mais fácil para o MEC chegar e dizer “faça-se a prova para todos e pronto, despeça-se quem não tem condições/não sabe/não quer” em vez de fazer a coisa às prestações? porque afinal, se o caso for o de apresentar a prova para os professores do quadro, a iniciativa tem que ser anunciada, e será certamente alvo de contestação, pelo que se trata apenas de adiar o inevitável.

    • Maria on 24 de Agosto de 2013 at 1:57
    • Responder

    Todos sabemos que o único fim é diminuir o nº de professores. Com a prova fica reduzido um nº de professores contratados. Mais tarde será aplicado aos prof. do quadro … quem não obtiver nota positiva será dispensado com justa causa…. CUIDADO.
    O objetivo não é apenas os professores contratados. Algumas perguntas ?
    – quais as medidas tomadas para melhorar a qualidade no Superior ?
    – quem vai corrigir as provas ?
    – quanto custa este investimento ? quem paga ?
    Uma prova só fará sentido para ingressar na Carreira e/ou integrada na Licenciatura de ensino.
    A Ministra Maria de Lurdes queria avaliar os professores – apenas criou uma grande embrulhada; O Ministro Nuno Crato investe na embrulhada. São palpites … e assim é governado o Ministério da Educação. Qual o país que já aplicou esta medida e em que condições ?
    SETEMBRO …. Todos na Rua

    • João Machado on 24 de Agosto de 2013 at 11:06
    • Responder

    Não viola o princípio da igualdade?

    Artigo 13.º
    Princípio da igualdade

    1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.

    2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.

      • Profa farta de medíocres on 24 de Agosto de 2013 at 15:08
      • Responder

      É bem provável que assim seja. O passo seguinte é alargá-la a todos os docentes.

    • ginbras on 24 de Agosto de 2013 at 13:12
    • Responder

    Ainda não percebi uma coisa…a prova terá de ser realizada anualmente? Os colegas das ilhas se quiserem realizar a prova têm de se deslocar ao continente? Os profs q têm qualificação para 2 ou 3 grupos de recrutamento fazem a prova com que intervalos de tempo?

  1. […] Chegou ao Fim sem Qualquer Aproximação […]

Responder a RCS Cancelar resposta

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading