Eduardo Sá Contra o Fim dos Exames

As escolas estão a tornar-se “desonestas” e “batoteiras”, acusa psicólogo

 

 

Eduardo Sá defendeu a existência de exames nacionais e considerou que “mau é mudar as regras a meio do jogo”, como fez o actual ministro da Educação, ao anunciar, este mês, que aquelas provas já não se realizavam este ano lectivo.

 

 

eduardosa

 

Foi um retrato impiedoso para as escolas e para o sistema educativo o que o psicólogo Eduardo Sá traçou esta sexta-feira numa conferência promovida pelo Instituto de Avaliação Educativa (Iave), o organismo responsável pela elaboração e aplicação dos exames nacionais, que teve como tema Avaliar para aprender. “Uma escola que acha que tem de avaliar, embrulhando os testes e os exames num clima de alarme, é uma escola que diz às crianças que o importante é ter bons resultados e não aprender (…) E uma escola assim é desonesta”, comentou este especialista em psicologia da criança e do adolescente, lembrando que muitos alunos são afastados das escolas onde estão precisamente devido à sede destas em garantirem bons resultados nos exames nacionais.

Para o psicólogo e psicanalista, temos nas escolas de hoje “turmas de primeira e de segunda, disciplinas de primeira e de segunda, alunos de primeira e alunos de segunda”. “São formas estranhas com que temos convivido e que já mereceram aval ministerial. Mas uma escola assim transforma-se numa escola amiga do apartheid e uma escola assim avalia, mas não educa”, criticou.

Eduardo Sá, autor de livros como Queremos Melhores Pais! e Hoje Não Vou à Escola!, não se ficou por aqui. Disse que as escolas e as famílias são também “batoteiras” nas avaliações que fazem das crianças porque não lhes dão “o direito de errar”. “É estranho que não se acarinhe o erro, porque uma criança que não pode livremente errar ganha uma imunodeficiência adquirida ao erro e à dor”. O que tem como consequência, advertiu, “tornarem-se competitivos e presunçosos, quando diante do conhecimento deviam ser rebeldes”. “Crianças assim pensam pior”, acrescentou.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2016/01/eduardo-sa-contra-o-fim-dos-exames/

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Batoteiro não sei, mas Eduardo Sá é seguramente desonesto nalgumas afirmações das suas bombásticas, como quando insinua que as escolas “afastam” os maus alunos para obterem melhores médias nos exames. Porque falta-lhe dizer que escolas fazem isso e com base em quê…
    Mais em https://escolapt.wordpress.com/2016/01/30/o-psicologo-do-regime/

    • gerimbeco . on 30 de Janeiro de 2016 at 17:40
    • Responder

    Realmente o sistema escolar português é batoteiro, é aldrabão e não avalia convenientemente. As escolas estão preocupadas com as notas, as avaliações e as “notas” que o ministério envia para as escolas, o dinheirinho para “projetos” da treta que apenas servem para ficar bem na foto e nada mais.
    Quem obriga a que esta batotice aconteça é o próprio ministério, e os srs diretores, que querem parecer bons.
    Se os professores têm culpa? Sim, alguma, mas quem manda não somos nós. Apenas estamos no outro lado da linha, cumprimos ordens.
    E os pais e encarregados de educação? A muitos deles nem devia ser permitido ter filhos, de tão maus que são no cumprimento do seu papel.
    Mas é assim portugal

      • Eli Lopes on 31 de Janeiro de 2016 at 15:04
      • Responder

      Idem

    • xxx on 30 de Janeiro de 2016 at 21:08
    • Responder

    Até que enfim que alguém diz o que tem que ser dito!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: