16 de Dezembro de 2013 archive
Foi o tema do fórum TSF de hoje que ainda não tive oportunidade de ouvir.
E quem não ouviu pode ouvir aqui.
E se quiserem responder à pergunta do título estejam à vontade, contudo, vou aplicar a mesma regra que a TSF: 😉
– comentários que contenham linguagem imprópria, obscena e difamatória, insultos, acusações de carácter criminal quer a pessoas quer a empresas, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência ou que preconizem violações dos direitos humanos serão apagados deste espaço.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/como-avalia-nuno-crato/
… e o tecido tem uma qualidade excelente.
Espero que as restantes t-shirts também tenham sido entregues hoje.
Excelente profissionalismo da have a tee, recomendo.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/chegou-hoje/
Protesto de Professores no Minho (RTP, SIC e TVI)
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=m5YcXIV2uGU]
Serenata a Nuno Crato
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Nx0TBzbTZ9g]
Passos Coelho Sobre a Prova em Amarante
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Nf_L3ktiAV8]
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/jornal-das-22-38/
No entanto não deixo de voltar a referir que o número de provas que contabilizei no Concelho de Vila Nova de Gaia podem não ser exatamente os que coloquei neste quadro, isto porque em Vila Nova de Gaia e em Setúbal não foi feita a distribuição dos inscritos pelo número de ordem de candidatura (não cheguei a perceber a razão para isso), havendo situações em que os candidatos com número de ordem sequencial foram colocados em escolas diferentes.
Por esse motivo a Escola Secundária Almeida Garrett pode não ter os 218 inscritos, mas será fácil confirmar esse número ligando para a escola ou esperando que alguém coloque essa informação na caixa de comentários deste post do número de inscritos nessa escola.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/os-118-locais-da-prova-no-correio-da-manha/
E não deixa de ser curioso que também foi dada entrada de uma providência cautelar contra a isenção dos docentes com mais de 5 anos de serviço que foi recusada. E pelos vistos foi recusada porque entrou fora do prazo legal.
Hummmm…. curioso este lapso.
Tribunal de Beja recusou providência cautelar que pedia a suspensão da prova de competências, marcada para quarta-feira.
Das doze providências cautelares apresentadas contra a prova, duas já foram recusadas. Depois da recusa do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Coimbra, na quinta-feira, a decisão do TAF de Beja, conhecida hoje, foi no mesmo sentido.
Segundo apurou o DN, foi também recusado o pedido de suspensão do aditamento publicado a 5 de dezembro que isentava os professores com cinco ou mais anos de serviço. Neste caso, porque o pedido entrou em tribunal depois de ultrapassado o prazo legal.
Na decisão a que o DN teve acesso, o sindicato afeto à Fenprof alega que esta prova “limita o exercício da profissão de professor do ensino público”, uma análise que o TAF de Beja considerou que “ultrapassa o âmbito da presente providência cautelar, na medida em que nela não são impugnadas normas mas sim o despacho que ficou o calendário da realização” da prova.
A juíza acrescenta ainda que a demonstração de que a prova vai provocar prejuízos de difícil reparação cabe ao sindicato. O que não fez, alegando apenas “circunstâncias insuficientemente determinadas e genéricas”.
O tribunal considerou ainda que tendo o despacho sido proferido pelo membro do Governo com competência na área, “não é manifesta a violação de normas que torne ilegal a existência da PACC [Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências]”.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/mais-uma-recusa/
… mais precisamente o seu presidente e os dois vogais só estão oficialmente em funções a partir do dia 1 de Janeiro de 2014.
Curioso.
Fiquei agora sem saber se a PACC é do GAVE ou do IAVE.
Presidência do Conselho de Ministros – Conselho de Ministros
Designa os membros do conselho diretivo do Instituto de Avaliação Educativa, I. P
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/os-membros-do-iave/
… era eu amanhã publicar o enunciado da prova. 😉
Será que não se consegue arranjar um exemplar?
Ameaças de boicote estão a preocupar directores, que acreditam que dificilmente a greve terá reflexos na realização da prova para docentes. Os enunciados chegam esta terça-feiras às escolas.
Filinto Lima e Carlos Louro, dirigentes das duas associações de directores escolares existentes no país, afirmaram esta segunda-feira, em declarações ao PÚBLICO, que estão preocupados com a segurança nas escolas antes e depois da realização da prova de conhecimentos para professores, marcada para a manhã desta quarta-feira. Os enunciados vão chegar às suas mãos de véspera, esta terça-feira, numa fase em que os sindicatos preparam a greve à vigilância e um movimento afirma estar a organizar acções de boicote à prova.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/o-maior-boicote-a-prova/
Para o reduzido órgão do Conselho de Escolas?
Porque de acordo com Manuel Esperança quanto menor for o órgão melhor.
Sim, também já ouvi dizer que o que importante não é o tamanho mas sim o desempenho. 😉
O presidente do Conselho das Escolas, Manuel Esperança, considerou positiva a redução de 60 para 30 elementos. “O órgão torna-se mais pequeno, logo mais funcional”.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/ja-ha-resultados/
O André Pestana fala sobre o boicote&cerco à prova.
[soundcloud url=”http://api.soundcloud.com/tracks/125086852″ iframe=”true” /]
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/hoje-de-manha-na-tsf-2/
Para obter informação sobre as condições de realização da prova (designadamente, a hora de início) e outra informação relevante, consultar o Guia da Prova.
Como não sou o IAVE deixo novamente esta imagem recolhida no FB.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/informacao-irrelevante-do-iave/
Vice secretária-geral da FNE no Fórum TSF sobre a prova de avaliação de conhecimentos e capacidades.
[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=UhVsCsCxWyY]
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/hoje-de-manha-na-tsf/
O próximo quadro, que será o último que apresento sobre a PACC, tem os anos de serviço dos inscritos para a realização da PACC, por localidade. O tempo de serviço indicado no quadro é o que reporta a 31/08/2012 e encontra-se publicado nas listas de ordenação definitivas do ano letivo 2013/2014.
A coluna indeterminado, indica que os inscritos não foram candidatos ao concurso nacional e por conseguinte não tenho acesso ao seu tempo de serviço.
Fica o quadro para análise.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/12/inscritos-na-pacc-por-anos-de-servico/