25 de Novembro de 2013 archive

Carta Aberta à Comissão de Educação Sobre a Prova

CARTA ABERTA comissão de educação - FINAL_Página_1 CARTA ABERTA comissão de educação - FINAL_Página_2

 

Aqui em formato word se quiserem fazer algo idêntico.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/carta-aberta-a-comissao-de-educacao-sobre-a-prova/

E Foi a Prolongamento?

O Tribunal Constitucional aprovou o aumento do horário de trabalho para 40 horas no setor público. A decisão, que foi esta segunda-feira comunicada à Assembleia da República, foi tomada por maioria de sete votos contra seis.

 

Constitucional aprova lei das 40 horas na Função Pública

 

ratton

 

ACÓRDÃO N.º 794/2013, com 7 declarações de voto.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/e-foi-a-prolongamento/

Por Coimbra

… a “violência não está à porta“, nem se espera que o Crato seja “corrido à paulada“.

E assim, é difícil contrariar a existência da prova. 🙁

FNE. Professores contratados não têm medo de realizar qualquer prova

 

 

Estrutura sindical defende que  professores contratados “que já trabalharam” estão sujeitos a avaliação de desempenho nas suas escolas

 

O secretário-geral da Federação Nacional da Educação (FNE), João Dias da Silva, disse hoje em Coimbra que os professores contratados não têm medo de realizar a prova de avaliação exigida pela tutela.

“Estamos a distribuir este panfleto para explicar às pessoas que os professores não têm medo de realizar qualquer prova. Estes professores foram avaliados muitas vezes durante o seu processo de formação inicial nas instituições de ensino superior”, afirmou João Dias da Silva, à margem de uma concentração no Largo da Portagem.

O líder sindical frisou ainda que os professores contratados “que já trabalharam” estão sujeitos a avaliação de desempenho nas suas escolas.

“Se há alguma coisa de que estas pessoas não têm medo é de avaliação, é isto que queremos dizer à população”, reafirmou.

Questionado sobre a pouca adesão de professores à iniciativa de hoje, integrada na campanha “Todos Contra a Prova” – cerca de duas dezenas de docentes e dirigentes sindicais marcaram presença na iniciativa – João Dias da Silva apontou como justificação a hora do início da concentração, que estava agendada para as 17:30 de hoje: “A esta hora há muitas pessoas que não têm a possibilidade de estar aqui“, alegou, argumentando que, por esse facto, os professores entregam à FNE “a tarefa de esclarecer a população”.

Frisou, a esse propósito, que a estrutura sindical, abriu uma página da campanha na rede social Facebook e “no espaço de três dias” recebeu cerca de 22 mil manifestações de “concordância” com as razões dos opositores da prova de avaliação.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/por-coimbra/

A Prova na Blogosfera

E o ministro da Educação não se demite?

 

PACC – modelo – componente comum. Um incidente crítico?

 

Exemplos de questões que vão integrar a  PACC do dia 18:

 

A propósito do exame que os professores não efetivos vão fazer

 

Prova de Avaliação dos “Profes”: radiografia seletiva…

 

Um agradecimento ao Prof Luso por alguns links enviados.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/a-prova-na-blogosfera/

E Porque Não Uma Resposta Genérica?

No site das perguntas frequentes da PACC, surge esta informação.

 

 

Informação genérica

Os candidatos/as que se encontrem numa das condições abaixo discriminadas devem colocar as suas questões ao Júri Nacional da Prova, através do endereço de correio eletrónico jnp@dgae.mec.pt:

  • baixa médica;
  • licença de maternidade/paternidade;
  • residência no estrangeiro ou em ilha das regiões autónomas onde não está prevista a realização da PACC.

    Era necessário pedir aos candidatos para perguntarem por mail, ao Júri Nacional da Prova, uma informação de resposta genérica?

    Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/e-porque-nao-uma-resposta-generica/

    Vigília na Reitoria da Universidade do Minho

    … na próxima quarta-feira.

    Depois da vigília de hoje em Coimbra, junto à universidade, chegou-me este mail para divulgação de nova vigília, desta vez na Reitoria da Universidade do Minho.

     

     

    Informamos:

    Realização de vigília na Reitoria da Universidade do Minho (Largo do Paço – Braga) para pressionar o Reitor a tomar uma posição pública sobre a prova. A proposta é iniciar a vigília na 4ª feira (27.11.2013) durante a tarde, montar tendas e, se for necessário, passar lá as noites até conseguirmos essa posição pública. É necessário levar roupa apropriada, velas, alimentos, mantas, lanternas, fogão a gás para fazer uns chás e outros materiais considerados oportunos.
    Durante a vigília esclarecer quem nos questionar sobre o que está em causa, nomeadamente o facto de termos garantido habilitação profissional para a docência através dos nossos cursos de base e pós-graduações, Mestrados e até Doutoramentos.

    DIVULGUEM!

    Cumprimentos de

    Carlos Dobreira

    Boicote à Prova

    https://www.facebook.com/events/605734816142879/

    Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/vigilia-na-reitoria-da-universidade-do-minho/

    Blogosfera – Olhe Que Não

    IAVE CESAR?

     

    Os flibusteiros que tomaram o governo de Portugal reuniram-se e tomaram mais uma daquelas sinuosas medidas tanto a seu gosto. Uma importantíssima medida. Tomaram-na sem sequer consultar alguém que não os amigos. E ficou ali resolvido o esquema: resolveram instituir o IAVE, passando responsabilidades do Ministério da Educação para as mãos de amigos do ministro, amigos que praticamente ninguém conhece. O IAVE substitui o Gave e é considerada uma “entidade independente”, com amplas competências e a tão desejada e tranquilizadora liberdade de ação. A “independência”, essa, é seletiva: por exemplo, esta entidade “independente” usa, sem dar cavaco a ninguém, os sites governamentais, nomeadamente o do antigo Gave, o que seria considerado ilegal em qualquer outro país. Ao IAVE, entidade criada por um grupo de pessoas numa reunião, foi dado enorme poder: pode, por exemplo, ANULAR as habilitações conferidas pelas universidades portuguesas (se quiserem, podem amanhã dizer que TODOS os cursos superiores tirados em Portugal valem menos que zero). O IAVE é “independente” mas cobra dinheiro através do Estado e mexe com dinheiro, que entra pelo ministério e se dissipa por meandros obscuros.

    Não há nada de ilegal aqui? Tudo isto é, no mínimo, muuuuito estranho, não é?

    Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/blogosfera-olhe-que-nao/

    Para a Reconstituição do Concurso Externo Extraordinário

    Fica aqui a listagem dos 603 docentes que entraram no quadro com a graduação do último colocado em cada grupo.

    Nos grupos em que entraram docentes ao abrigo do Decreto-Lei 29/2001 coloquei também a graduação do último docente que entrou sem beneficiar desse Decreto-Lei.

    Este documento é particularmente útil para os docentes das ilhas que podem a partir de amanhã concorrer ao concurso externo extraordinário, onde será feita a reconstituição das listas de colocações.

    Lembro que o tempo de serviço usado para este concurso foi até 31/08/2012 e a reconstituição será feita com as mesmas condições deste concurso.

    Quem tiver uma graduação superior ao último que entrou pode concorrer neste concurso e sabe à partida que será colocado. Contudo, será difícil alguém superar a graduação dos que entraram no quadro em Abril passado. No entanto, vejo ali uma ou outra oportunidade, em especial para quem é do grupo 230 ou 500 e concorre ao abrigo do DL 29/2001.

     

    VEgrupo

     

     

    VE graduação

    Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/para-a-reconstituicao-do-concurso-externo-extraordinario/

    Hoje em Coimbra

    … após a concentração, no largo da portagem às 17:30, um grupo de docentes prepara-se para acampar na Universidade de Coimbra.

     

     

    É já hoje o nosso Acampamento, segunda-feira, às 19h30 na Universidade de Coimbra (Largo D. Dinis)!  Por iniciativa de uma colega, convidou-se a Associação de Estudantes da A.A.Coimbra e as listas que concorrem esta segunda e terça às eleições dessa associação a estarem presentes (e pelo menos uma dessas listas de estudantes já nos deu apoio e garante presença!).

     

    Se tiverem levem tenda (eu já arranjei várias tendas para quem não tiver), roupa bem quentinha, saco camas, material para isolar o frio do chão, etc.

     

    E mesmo que não possam passar lá a noite toda, passem por lá, para dar apoio e maior força a este protesto. Levem fotocópias dos vossos certificados de habilitações, pós graduações, etc.

     

    E tentem, naturalmente, levar alguma comida (sandes, barritas de cereais, etc).

    Antes para quem conseguir, estaremos também na concentração na Portagem às 17h30 para daí partirmos juntos para a Universidade.

     

    Grande abraço e até breve!

    André Pestana (professor desempregado)

     

    p.s. Pelos vistos o acampamento já está a ter alguma cobertura jornalística (nacional e regionalmente), por exemplo:

     

    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2013/11/23/professores-contra-a-prova-vao-acampar-junto-a-universidade-de-coimbra

     

    http://www.asbeiras.pt/2013/11/grupo-de-professores-acampa-amanha-na-universidade-de-coimbra/

     

    p.s.2 UM DIA COMEÇO A DIZER BASTA, QUANDO DEPOIS DE QUESTIONAREM O MEU EMPREGO E SALÁRIO TAMBÉM QUESTIONAM O MEU CURSO E DIGNIDADE… HOJÉ É O DIA!


     
    p.s.3 Reencaminhem a mais colegas!

    Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/hoje-em-coimbra/

    Já Vi o NP (Não à Prova)

    … que vai circular as diversas manifestações agendadas para esta semana.
    2013-11-25 12.38.33

    2013-11-25 12.38.21

    Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/11/ja-vi-o-np-nao-a-prova/

    WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    Seguir

    Recebe os novos artigos no teu email

    Junta-te a outros seguidores: