Números do Desemprego Docente

… que vem comprovar os meus números.

 

Professores com maior aumento de desemprego pelo quarto ano seguido

Número de docentes inscritos nos centros de emprego aumentou 44% em Julho.

 

Os professores voltam a ser o grupo em que se registou, no final de Julho, o maior aumento de desempregados inscritos nos centros de emprego. O que acontece pelo quarto ano consecutivo.

No final de Julho, segundo dados do Instituto do Emprego e da Formação profissional (IEFP), estavam inscritos nos centros de emprego 14.714 “docentes do ensino secundário, superior e profissões similares”, o que corresponde a um aumento de 44% por comparação ao final de Julho de 2012, altura em que estavam contabilizados 10.221.

O maior aumento percentual de desempregados entre os professores ocorreu no ano passado, com um salto de 101,4% por comparação a Junho de 2011, quando estavam registados 5074. O aumento do desemprego entre os docentes deve-se à redução drástica dos professores a contrato tanto no ensino superior como básico e secundário.

Com base na análise das listas de colocações, Arlindo Ferreira, professor e autor de um blogue sobre educação, concluiu que entre 2011/2012 e 2012/2013 houve uma redução de quase 40% de contratações. O Ministério da Educação e Ciência ainda não divulgou dados relativos ao ano lectivo passado, mas as últimas estatísticas da educação conhecidas dão conta de uma redução de 20% no número de professores contratados pelas escolas entre os anos lectivos de 2010/2011 e 2011/2012.

Sindicatos e professores têm acusado o MEC de promover o desemprego docente através de uma revisão curricular que eliminou várias disciplinas, da fusão de escolas e do aumento do número de alunos por turma.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/08/numeros-do-desemprego-docente-2/

1 comentário

    • QZP não colocada on 22 de Agosto de 2013 at 16:52
    • Responder

    Alerta ao caro Arlindo que nos tem prestado um serviço precioso: atenção à proibição da divulgação de quaisquer estatísticas relativas à saúde, que foi implementada a todos os serviços, pelo Min. da Saúde através duma circular, segundo o bastonário da ordem dos médicos afirmou ontem. O lápis azul foi ressuscitado com marcador de ponta reforçada a negro. Não tarda muito e essa sua tendência “incomodativa” de tratar dados vai ser abafada…

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading