Escolas forçadas a recusar alunos

No Correio da Manhã de hoje, a notícia do post anterior.

Escolas forçadas a recusar alunos

 

Alunos que fazem 6 anos depois de 15 de setembro viram as matrículas ser recusadas

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2013/08/escolas-forcadas-a-recusar-alunos/

38 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Profa farta de medíocres on 11 de Agosto de 2013 at 14:50
    • Responder

    Uma excelente medida de cariz pedagógico mesmo que o intuito inicial fosse outro. As nossas escolas do 1º ciclo estão cheias de miúdos demasiado infantis para o que se pretende nas suas idades. Que fiquem a brincar mais um aninho, e quando tiverem arcaboiço para aprenderem em silêncio que voltem então.

      • Anabela on 11 de Agosto de 2013 at 15:26
      • Responder

      Nem todos são infantis, e não se pode dizer que os infantis são aqueles que fazem depois do dia 15 de setembro. A minha filha faz 3 anos em novembro, neste momento sabe quase o alfabeto todo, os algarismos e até já junta sílabas. Isto porque é muito interessada! Sempre perguntou tudo. Está mais do que preparada para integrar o 1º ciclo quando chegar a altura! Não estou a vê-la a perder um ano só por causa desta medida que nós sabemos o porquê!!!

        • assistente técnica on 11 de Agosto de 2013 at 15:34
        • Responder

        Pois Anabela, se tem falado antes com o Dr.Nuno Crato, ele dizia-lhe para fazer o trabalhinho 2 meses antes! Você e a sua filha são só mais duas vitimas desta porcaria de sistema…

      • assistente tecnica on 11 de Agosto de 2013 at 15:28
      • Responder

      Entretanto vão-se enchendo as escolas particulares…a seguir vem o cheque ensino!
      A Profa deve ser daquelas mães, às quais pagaram para ficar com os filhos em casa até aos quatro anos! certo?…ai não, estamos em Portugal…já me ia esquecendo! já sei… não tem filhos…claro!!!

        • GTU on 11 de Agosto de 2013 at 16:01
        • Responder

        Então um “pobre” não tem direito de frequentar um colégio privado?

          • Maria on 11 de Agosto de 2013 at 20:21

          E pensa que com o cheque ensino vai passar a ter esse direito (falo do direito na prática, não em teoria onde é sempre tudo tão bonito)?
          Enfim, perdoai-os Senhor porque não sabem o que dizem (porque não pensam, nem se informam…)

        • Profa farta de medíocres on 11 de Agosto de 2013 at 22:46
        • Responder

        Já aqui disse que tenho dois filhos. E entraram na escola com 6 anos. E para um deles se tivesse entrado com 7 não se tinha perdido nada. São crianças mas há muitos graus de criancice.

          • Safira on 12 de Agosto de 2013 at 12:17

          Eu também tenho uma filha que nasceu em Outubro, já sei que para o ano vou passar pelo mesmo de não saber se ela entra ou não. Acho que a data de nascimento não deve ser o fator de entra ou não entra, se há dúvidas deve-se recorrer a um exame psicológico de aptidão ou ouvir a educadora que trabalhou com eles desde sempre, parece-me mais apropriado. Qualquer dia não crianças a nascer depois de 15 de setembro!!!!!!!!

      • Maria Rebelo on 11 de Agosto de 2013 at 18:33
      • Responder

      A continuar a pensar dessa maneira não tarda nada tá no desemprego. Aí até chora pelos meninos segundo as suas palavras “medíocres”. Sabe D. Chica estou farta de gente como voçê. Cresça
      e apareça.

        • Profa farta de medíocres on 11 de Agosto de 2013 at 22:50
        • Responder

        O que é “voçê” ? E precisamente por isso que a prova de conhecimentos vai fazer um jeitão. A escola pública não pode ser a cloaca das universidades e politécnicos portugueses. Na minha antiga 3ª classe se escrevesse “voçê” levava um lambadão que andava uma semana sem conseguir mastigar. A Anabela ali em cima parece que tem uma filha com 3 anos que já sabe o alfabeto todo. Talvez a miúda te queira ensinar a escrever.

      1. A Maria estava a pedi-las. Realmente escrever você com “ç”. Por alguma razão esta gente defende tanto a escola pública. Na particular era logo despedida. Na pública talvez tenha tido um “excelente” na última avaliação.

          • Profa farta de medíocres on 12 de Agosto de 2013 at 14:47

          Os que agora se manifestam, tão arduamente, contra a prova de conhecimentos, foram os mesmos que estiveram na linha da frente a pedir aulas assistidas para passar à frente dos colegas.

  1. Temos de chegar à conclusão de que, efetivamente, paira um vírus de loucura na atmosfera lisboeta; nunca vi tanta insensibilidade por parte dos nossos governante como agora!
    Como não chegasse atropelarem e espezinharem adultos agora passam para as crianças!
    Sou professora e mãe e luto sempre que posso mas acho que chegou a vez de todos os Pais e Mães desde país se unirem e lutarem pelos direitos dos seus filhos!
    E não caiam na cantiga de que quem faz 6 anos a seguir a 15 de setembro não tem maturidade para avançar de ciclo porque isto não nada a ver; a minha filha mais velha foi para o 1º ano com 5 anos e entrou na faculdade com 17, a mais nova entrou com 6 anos e reprovou este ano no 9º!!!!

      • Pintarolas on 11 de Agosto de 2013 at 15:21
      • Responder

      Não seria melhor entrarem para o 1º ciclo aos 3 anos ou mais cedo? A lei é bem clara e não é deste governo. Porque não reclamou no anterior governo? Não tiveram tempo de a mudar?

      1. Pintarolas: o seu comentário é resposta ao meu? Se é, não o entendo ….
        Já agora, a lei não era fazerem 6 anos até dezembro? Ou já foi mudada também?

          • Tico on 11 de Agosto de 2013 at 16:06

          Era e é. Mas também diz que só entram se houver vaga. Sempre foi assim.Se fizer os 6 anos até 15 de setembro tem entrada garantida.Se os fizer após 15 de setembro só entra se houver vaga. Se não houver só tem entrada garantida no próximo ano lectivo. Sempre foi assim.

        • Profa farta de medíocres on 11 de Agosto de 2013 at 22:54
        • Responder

        Pintarolas e Tico falem bem devagar para a malta perceber.

      • Marcos Almeida on 11 de Agosto de 2013 at 20:52
      • Responder

      Nada mudou no que respeita aos alunos com entrada garantida e os condicionais como explica o Tico. A diferença é que agora entram menos alunos que fazem anos após 15 de Setembro. Isto porque há uma maior preocupação em reduzir o número de turmas, logo o número de professores a leccionar. Esta preocupação traduz-se num preenchimento das turmas até ao seu número máximo de alunos. Desta forma, em vez de se organizarem 4 turmas com 23, 24 alunos, excluem-se os condicionais e organizam-se apenas 3 turmas.

      Pior é quando este cuidado em reduzir/poupar/cortar é levado ao extremo de tratar as famílias, e os alunos como apenas e só números. Nesse extremo acontece duas irmãs gémeas serem colocadas em escolas do primeiro ciclo diferentes para preencher vagas em duas turmas que agora sim (ufa!) estão completas. Acontece que nesse extremo, e para que as alunas e irmãs gémeas fiquem juntas na mesma escola, os pais tenham que aceitar a transferência para uma escola que era a sua quinta opção e que fica mais longe do local de residência.

    • Contribuinte on 11 de Agosto de 2013 at 15:17
    • Responder

    Escolas “forçadas”? Deixem-se de demagogia. Sempre foi assim. Só acordaram com este governo? No governo anterior a lei não era igual ou acham que abriam mais uma turma para o menino? A lei só se aplica quando estão no governo?

    • Marco on 11 de Agosto de 2013 at 15:53
    • Responder

    Outra medida que faz todo o sentido, embora muita gente não tenha conhecimento de certas práticas. É muito bom para o País em geral que estas desmistificações venham a lume para percebermos quem são os diretores que a Escola Pública tem. O que esta gente não faz por um voto! Então não é que há menino que anda há anos a matricular todos os alunos de matrícula condicional no 1.º ano para agradar “às Câmaras” que assim ficam isentas da confrontação com a população pelo facto de não existir resposta condizente com a realidade. O Mundo começa a dar uma voltas e os chicos espertos, embora não desmontem do poder, vão sendo obrigados a revelar as suas dignas práticas, os seus vergonhosos truques. Claro que a grande maioria destes alunos (5 anos acabados de fazer) sempre engrassaram os númaros do insucesso escolar.

      • sandra on 11 de Agosto de 2013 at 18:25
      • Responder

      acha que um aluno que faz anos a 10 de setembro é mais maduro que um que faz, por exemplo, em novembro do mesmo ano? deixem-se de tretas…a minha menina tem 3 anos, é a mais nova da turma. entrou condicionada este ano para a pré, porque havia vaga, é verdade. mas é das que mais coisas sabe..e é mais madura que alguns dos que vão entrar para º 1ª ano. uma diferença de 2 ou 3 meses não significa nada. olhe. no meu tempo só com os 6 feitos. eu andei sempre um ano atrás dos meus colegas, porque fazia anos em outubro. o certo é que os passei a todos e fui sempre a melhor aluna da turma…se tivesse entrado com 5? seria + feliz na altura…certamente…

      • Profa farta de medíocres on 11 de Agosto de 2013 at 22:56
      • Responder

      Tive de colocar 1 like no Marco.

    • Maria Rebelo on 11 de Agosto de 2013 at 18:47
    • Responder

    Realmente este país assim não vai a lado nenhum com estes políticos e com gentinha com esta mente tão mediocre que ainda acham muito bem o que eles fazem, é o velho ditado enquanto a água não chegar a minha casa e só estiver na do vizinho ele que se lixe. Português é mesmo assim só sabe olhar para o seu próprio umbigo. mas nem sempre a culpa é dos alunos, há professores que nunca deveriam estar a ensinar as pobres crianças, porque conseguem ser mais burros que os próprios burros.As crianças não aprendem porque muitos prof passam a vida a faltar e alguns até tem fobia aos alunos. Para que tiraram o curso é para ser chamados de senhor doutor. Esta resposta é para a senhora “prof farta de medíocres”. Trabalho numa escola e estou farta de prof mediocresssssssssss

      • Profa farta de medíocres on 11 de Agosto de 2013 at 22:58
      • Responder

      Sim, burros como tu, que nem palavras triviais consegues escrever sem erros. E sim, esta medida é boa. Miúdos no 1º ano do 1º ciclo só com 6 anos. Escola pública não é para entreter, é para respeitar. Cada miúdo do ensino público custa entre 5000€-6000€/ano. Deves pensar que o dinheiro cai do céu!!!

      1. Não colega, mas caiu em buracos parecidos com o do BPN, parece que se esquece disso. Já para não falar dos contratos SWAP… Aí o dinheiro foi bem utilizado!!

          • Profa farta de medíocres on 12 de Agosto de 2013 at 0:18

          O BPN é um caso de polícia tornado um grave problema para o contribuinte português pelo eng. José Sócrates que nacionalizou o banco. Os swap que agora andam aí na berra foram TODOS, TODOS, feitos no tempo do eng. José Sócrates.

          • 007 on 12 de Agosto de 2013 at 0:50

          Pois, eu (e, deduzo, a esmagadora maioria dos restantes contribuintes) é que não fiz buracos e contratos SWAP. Mas, uma coisa é certa: os meninos de 5 anos não seriam problema orçamental!!

          • Tuca on 12 de Agosto de 2013 at 10:51

          Só tem de responsabilizar o governo das “Novas Oportunidades e do Magalhães” Quem nacionalizou o BPN? Quem fez os contratos SWAP? Pensavam que o dinheirinho caía do céu e que não era preciso trabalhar?

    • Daniel on 12 de Agosto de 2013 at 2:19
    • Responder

    A malta Laranja está de piquete na blogosfera, este Verão.

      • Airos on 12 de Agosto de 2013 at 11:31
      • Responder

      Os rosas só falam quando o Dr. Solares e o Poita Aligre autorizarem. Respeitinho nunca fez mal a ninguém.

    • Xana G. on 12 de Agosto de 2013 at 8:45
    • Responder

    Os alunos condicionais não entram para o 1.º ciclo e os de 3 e 4 anos não entram para a Pré…

    Os Privados não querem miúdos de “5 quase 6 anos”, que só lá estarão 1 ano, querem miúdos de 3 anos, que a priori ficarão lá mais tempo.

    É preciso ver a big picture…

    • Isa on 12 de Agosto de 2013 at 12:10
    • Responder

    Não era melhor mandá-los já para o estrangeiro? Se que inscrevam do lado de lá da fronteira para não estarem para aqui a dar despesa ao estado, que o dinheiro
    é preciso para outras coisas.

      • Tadiu on 12 de Agosto de 2013 at 15:42
      • Responder

      Os nossos vão para o estrangeiro e os estrangeiros vêm para cá. Porque será?

    • Ana on 25 de Agosto de 2013 at 22:31
    • Responder

    Os meus gémeos fazem os 6 anos no dia 26 de Setembro, portanto integram o grupo dos condicionais. Não são mais nem menos infantis que as outras crianças que frequentaram a sua sala de pré-escolar. Passaram o ano lectivo 2012/13 muito contentes por serem “finalistas”… Na sala deles o nº de alunos condicionais é muito reduzido, portanto praticamente todos os amiguinhos irão iniciar o 1º ano em Setembro. A educadora diz que os meus filhos estão aptos a transitar para o 1º ano, mas o que é certo é que estão em risco de não ter vaga.
    Uma vez que estamos a falar se seres humanos e não de meros dados estatísticos, e dado tratar-se de crianças, não seria importante tentar perceber que isto afecta a sua auto-estima e a sua auto-confiança? É difícil para uma criança desta faixa etária compreender a política por detrás desta realidade. Para ela, os amigos vão e ela não… Será que é por não ser tão boa quanto eles?
    Será que na criação desta medida estes aspectos foram tidos em conta?
    Quanto à questão da infantilidade: não me venham dizer que 11 dias fazem toda a diferença, porque isso não é verdade. A maturidade prende-se principalmente com o próprio indivíduo. Há alguns desses amiguinhos dos meus filhos que todas as manhãs se agarram às saias das mães a chorar porque não as querem largar, e estes de que falo já fizeram os 6 anos no início de 2013.

    1. A Ana por acaso não pondera a hipotese de mudar de residência para o interior transmontano? Olhe que somos muito hospitaleiros e dois alunos a mais no nosso Agrupamento, vinham mesmo a calhar, nesta altura em que paira sobre nós a condenação dos excedentários. pense nessa possibilidade…prometo que vai ser bem tratada a Ana e os gémeos. 🙂

        • Ana on 29 de Agosto de 2013 at 18:51
        • Responder

        Agradeço o convite, Maria! Gosto muito do Norte – sobretudo pelas paisagens magníficas -, mas para já (e apesar da insistência dos meus sogros) não está nos nossos planos 🙂

    • the undercoverdad on 31 de Julho de 2015 at 0:41
    • Responder

    alguém ouviu falar da Escola de Paramos? Redução de turma do 1ano e 12 crianças condicionantes sem colocação. existe na lei aguma coisa escrita que não se podem fazer turmas com alunos condicionantes? Podem rejeitar os nossos filhos?

    • the undercoverdad on 31 de Julho de 2015 at 0:55
    • Responder

    Boa noite, onde está escrito na lei que o Mec não autoriza turmas somente de alunos condicionados mesmo que a escola tenha vagas para isso. A noticia no correio da manhã teve outra fonte e esta foi politica em relação à escola de Paramos e ao que lá se passou, não foi da parte dos pais que já lutaram e continuam a fazê-lo pelos seus filhos mas para lá iremos, por enquanto esperamos depois a nossa luta ainda só começou!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: