Hoje

… ainda foram dadas as cabimentações da RTS para terem efeitos ao dia 1 de setembro de 5.327 docentes.

E hoje foi lançado o novo Álbum de NicK Cave.

Está a ser um bom último dia útil de agosto.

 

 

Mais de 7 100 professores validaram dados para recuperação do tempo de serviço

 

 

  • 7 154 professores já validaram os seus dados, dos quais 5 327 têm os dados confirmados pelas escolas e estão em condições de receber o respetivo acerto salarial em setembro.
  • Escolas já receberam autorização para processamento de salários tendo em conta estas progressões.
  • O prazo para a conclusão de cada processo dos docentes, com vista ao pagamento dos acertos salariais em setembro, foi alargado até às 23h59 do dia 1 de setembro.
  • Todos os docentes com os processos por concluir vão receber os acertos salariais com retroativos a 1 de setembro.
  • Mais de 73 mil docentes já acederam à plataforma relativa à recuperação integral do tempo de serviço.

 

Os efeitos da recuperação integral do tempo de serviço vão começar a chegar aos professores dos ensinos Básico e Secundário já em setembro, cumprindo com o compromisso assumido pelo Governo.
Concluído o processo de atualização dos dados de tempo de serviço dos docentes pelas escolas, em curso desde junho, são, à data atual (12h00 de hoje), 5 327 os docentes que vão receber o devido acerto salarial no mês de setembro. Somam-se 1 827 processos já validados pelos professores e que estão, agora, a aguardar a confirmação pelo diretor da escola.
Este número deverá subir de forma acentuada ao longo do mês de setembro, com o arranque das atividades letivas nas escolas. No total, até às 12h00 de hoje, 73 953 docentes acederam à plataforma para reconhecimento do tempo de serviço congelado.
O prazo para a conclusão de cada processo dos docentes, com vista ao pagamento dos acertos salariais em setembro, foi alargado até às 23h59 do dia 1 de setembro. Há ainda 7 199 processos que, no final desta manhã, estavam lançados pelas escolas e aguardavam a validação por parte dos docentes.
No caso destes e de todos os processos que venham a ser concluídos a partir de dia 2 de setembro, os docentes receberão pelo novo escalão no mês seguinte à conclusão de todos os procedimentos, estando garantido o pagamento de retroativos com efeitos ao mês de setembro.
Desde o final de junho que as escolas têm vindo a atualizar todos os dados necessários para que a recuperação do tempo de serviço produza efeitos na progressão da carreira e nos salários dos professores o mais cedo possível. Nesse sentido, o Governo lançou um novo modelo de interação com as escolas, através de uma plataforma única que permite simplificar os processos e reduzir a carga burocrática dos serviços das escolas.
A nova plataforma centra a recolha dos dados dos softwares que cada escola utiliza, de forma a acabar com a necessidade de se introduzirem sistematicamente os mesmos dados em diferentes plataformas. Assim, no novo modelo, compete às escolas e aos docentes garantir que os dados estão permanentemente atualizados.
A recolha é feita caso a caso, envolvendo o docente na verificação dos seus próprios dados, de forma a garantir o rigor necessário para que ninguém deixe de receber o valor que lhe é devido.
A recuperação do tempo de serviço dos professores é essencial para a valorização da carreira docente, refletindo a importância que o Governo atribui aos professores e à Educação. No quadro de toda a Administração Pública, esta medida representa um esforço orçamental justo, mas muito significativo, tendo sido negociada com sucesso a sua concretização de forma faseada e responsável.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2024/08/hoje-14/

5 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Elsa on 30 de Agosto de 2024 at 17:51
    • Responder

    Olá
    Gostaria de perceber se terei de ir para a lista a aguardar vaga para o quinto escalão em virtude de estar em reposicionamento ao abrigo do Decreto-Lei n°119/ 4 de maio de 2018.
    Muito Obrigada.

    • Stan Dupp on 30 de Agosto de 2024 at 18:54
    • Responder

    Desde que os carreiristas recuperem o mais rápido possível o tempinho traduzido em euros, que se lixem os contratadozecos que esperavam hoje a saída da RR1.
    Afinal, para a corte tem sido tudo a-gosto.

    • A.silva on 30 de Agosto de 2024 at 20:05
    • Responder

    No que realmente interessa, hoje, cerca da 1 da manhã, lá tive de fazer o agradável “sacrifício” de ouvir o álbum no Spotify. E dia 27 de outubro lá estarei em Lisboa

  1. Eu ainda não validei os meus dados, porque estou a aguardar que me validem os 365 dias, ao abrigo do artigo 3º do DL 74/2023. A resposta que obtive, quando questionei o porquê, foi a seguinte: esse tempo já está contado nos 599 dias…
    Perguntei ao sindicato, e o que me foi dito, é que eu tenho direito à contagem dos 365 dias, (tempo em que estive à espera de sair da lista, do 6º para o 7º escalão). E que os 599 dias não tem nada a ver com os 365 dias.
    Por tudo isto continuo à espera, que a situação seja regularizada, só depois é que vou validar!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: