Muitos docentes terão qualquer requisito por cumprir no resumo da subida ao próximo escalão, porque o IGEFE ao que parece ainda desconhece o Decreto-Lei n.º 48-B/2024, ou só apenas em 1 de setembro é que os docentes poderão usar o constante do n.º 4 a solicitar as horas de formação, a avaliação e a observação de aulas.
4 – Os docentes que até 1 de julho de 2025, em virtude da recuperação do tempo de serviço prevista no presente decreto-lei, possuam o módulo de tempo necessário para a progressão, mas não cumpram os requisitos previstos nas alíneas b) e c) do n.º 2 e na alínea a) do n.º 3 do artigo 37.º do Estatuto, podem utilizar:
a) A última avaliação do desempenho, sem prejuízo do disposto no n.º 7 do presente artigo;
b) A última observação de aulas;
c) Horas de formação não utilizadas na progressão imediatamente anterior, incluindo as realizadas entre 2018 e 2024, desde que obedeçam ao disposto no artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, na sua redação atual.

 
                
                                                                
37 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eu, por exemplo, mudei de escalão em janeiro e não tenho qualquer formação feita, nem tenho horas a mais para recuperar, mas posso usar a avaliação anterior, certo?
O professor precisa permanecer no escalão por um período mínimo de 365 dias antes de progredir para o escalão seguinte, mesmo com a recuperação do tempo de serviço.
Efetivamente, mas a mudança foi retroativa a 2023. Eu é que só tive conhecimento em janeiro de 2024. Daí não ter formação, mas pelo que entendi do decreto posso simplesmente optar pela avaliação anterior.
O Colega precisa de permanecer no escalão por um período mínimo de 365 dias antes de progredir para o escalão seguinte, mesmo com a recuperação do tempo de serviço.
A mim diz que não tenho tempo de serviço a recuperar, quando já leciono desde 2002…
O engraçado seria indicar ao IGEFE os erros da plataforma…
Exemplo – Docente que teve aulas assistidas, por opção, para ingresso no 7º escalão. Foi indicado que teve aulas assistidas a plataforma indica como erro “Não teve aulas assistidas para ingresso no 7º escalão” (ora o docente nem precisava de as ter mas teve…). Será que no IGEFE partiram do principio que nenhum docente iria cumprir com o previsto na lei?
Pode dizer-me onde foi consultar, por favor? Não vejo na plataforma onde posso consultar. Não visualizo o tempo de serviço, o escalão em que estou, nada.
Sim o Igefe não contou com os papões.
Arlindo a tua informação está errada.
A mim não me falta qualquer requisito e aparece essa mensagem.
Estranho é não aparecer nenhum dado de subida de escalão na última página!
Também me aparece essa mensagem maravilhosa. De resto, só me conta o ingresso na carreira em 1998, quando fiquei QZP (sendo que dei aulas desde novembro de 1986, segundo a CGA), embora tenha estado há 15 anos na mesma escola, é só essa escola que me aparece em todos os anos que surgem na plataforma (ou seja, ignorando várias escolas pelo caminho) e sabe-se lá mais o quê. Não percebo isto e não tenho como validar esta coisa…
Também acontece comigo. Tenho 36 anos e passei por 4 escolas. Só me aparece o último onde fui QE/QA durante 22 anos. E o próximo onde efetivei. Sem requisitos. Enfim!
No meu: “Não reúne os requisitos para a recuperação de tempo: Aulas observadas necessárias para progredir para o 4º escalão.
Deverá contactar o Agrupamento de Escolas, ou a Escola Não Agrupada, responsável pelo seu registo biográfico.”
Tenho a mesma mensagem, Paulo!
Onde visualiza essa mensagem? Eu entro na plataforma e na área profissional não me aparece nada onde possa obter essas informações.
Na verdade, isto varia não é? A mensagem que me aparece é a seguinte: Não reúne os requisitos para a recuperação de tempo: Não existem dias de tempo de serviço a recuperar. Deverá contactar o Agrupamento de Escolas, ou a Escola Não Agrupada, responsável pelo seu registo biográfico. Bom, estive congelado desde 2005 (altura em que passei para o 7º escalão, mais tarde revertido para 4º). Que diabo de requisitos é que não reúno? Brincam com os professores?
Este pergunta se brincam com os professores.
Se fosse só com os professores…
Eu nem consigo entrar…
Da minha parte está tudo bem.
A secretaria da minha escola está a trabalhar e a fazer horas extraordinárias. O Senhor Diretor não deixou ninguém ira para a pausa de uma semana sem estar tudo pronto. Aliás, fechou os portões da escola e não deixava sair.
Vou subir conforme data esperada e tem um botão para aceitar ou rejeitar a informação.
No final, a plataforma pede se queremos doar 1 euro à Cruz Vermelha Portuguesa todos os meses ou ao fundo de recuperação do antigo BES.
Claro que aceitei dar 1 euro ao antigo BES.
Boas férias para todos e boa sorte.
Estou na mesma situação. Parece-me que não reunimos as condições para recuperar o tempo de serviço já em setembro:
“A recuperação a que se refere o n.º 1 do artigo anterior implica a permanência por um período mínimo de 365 dias no escalão em que o docente se encontrar posicionado antes da progressão ao escalão seguinte.” Decreto-Lei n.º 48-B/2024, de 25 de julho
Sucede que a minha SAD me tinha indicado como data de passagem para o 7º, 30 de junho de 2024. Na plataforma, em data prevista de passagem, nem aparece nada. Aliás, como numa data de outras coisas não aparece nada. O que aparece, isso sim, é: “Não reúne os requisitos para a recuperação de tempo: Não existem dias de tempo de serviço a recuperar.
Deverá contactar o Agrupamento de Escolas, ou a Escola Não Agrupada, responsável pelo seu registo biográfico.”
Ah, relativamente aos 365 dias, diz lá que passei para o 6º em não sei quantos de 2021 (a que acresceram dias da primeira mini-recuperação), pelo que onde é que isso já vai!
Alguém consegue validar ou rejeitar os dados?
Até na licenciatura diz que não cumpro os requisitos.
No meu caso já cumpri 0s 365 dias no 6º escalão e dá a informação que não tenho avaliação tendo que tive avaliação no 4º com aulas assistidas. Não aparece a validação nem sim nem sopas, como é que rejeito?
Haverá alguém que, segundo a plataforma, reúna condições para recuperar o tempo? É que segundo o que tenho visto, todos se estão a queixar do mesmo.
Já reclamei por mail à secretaria, conforme instruções do manual, onde reportei dados incorretos e falha de informação, ao que me responderam “Terá de aguardar que a entidade valide os seus dados, que provavelmente só estará disponível em Setembro.” 🤔
E não aparece a data prevista da mudança de escalão…Enfim sós…
Não percebo nada desta aplicação. Parece que estão a gozar connosco. Na aplicação da Dgae os dados estão corretos. Por que não migraram esses dados?
Que trabalho ridículo este do Igefe! Perda de tempo…nem a escola que está indicada é a minha.
Boa noite. Algum colega tem os dados certos? Como podem cabimentar se nem sabem as regras?
Boa noite Anabela. A minha escola não colocou na plataforma, as ações de formação que frequentei ao longo do tempo em que estive no 6º escalão! Por isso surgia-me sempre o aviso que dizia que eu não reunia os requisitos para progredir de escalão! Liguei para a escola para dar conta do sucedido e de lá disseram~me de que se tinham esquecido de introduzir esses dados na plataforma mas que o fariam e que no final do dia de hoje já estaria tudo certo. Já fui lá e continua tudo na mesma! Agora tento entrar no Igefe e não consigo. Espero que dentro dos próximos dias, a situação se regularize.
A pérola do IGEFE…plataformas sem acesso. Ora temos o portal das matrículas, ora temos uma plataforma sem dados e com requisitos errados. Well Done, my friends!
Nem sequer consigo entrar na plataforma
Aparece-me exatamente esta mensagem. No meu caso, a minha escola preencheu todos os dados corretamente – no entanto, a data da avaliação e a menção não aparecem no separador ‘Resumo’ no Igefe, mas estão registadas no separador ‘Avaliações’. Reportar este erro não é possível, porque não existe ‘ligação’ para o fazer…
Está quase tudo errado.
Não tenho qualquer botão ou campo para Validar e para Rejeitar.
Aparece tudo como definitivo.
Apenas aparece a informação para contactar o Agrupamento.
Isto é para levar a sério, ou é uma forma subtil de nos subtrair o tempo de serviço?
Para ser sincero acho que isto só serve para dificultar, mais uma vez, a vida aos professores. Para quê tudo isto? É omo sempre,processo mais burocrático e defeituoso que existiu até hoje . Continua a política de negligência e incompetência, ingnorando-se completamente os direitos das pessoas. É o país de caca que temos. Tudo funciona mal!
Quem não lecionou em 2005/06 é automaticamente excluído de qualquer progressão?
Sinceramente não sei Manjerico. é melhor informar-se com o seu sindicato!
No meu caso, a plataforma não considera os 6 meses a menos devido à avaliação de MB para o quinto escalão.