Foi admitida na Comissão de Educação e Ciência a Petição Nº 66/XIII/1 (Regime Especial de Aposentação para Educadores e Professores do 1º Ciclo) que solicita a aprovação de um regime especial de aposentação para os docentes da educação pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.
Vamos esperar que a Comissão de Educação e Ciência se digne a ter tempo para a discutir…
(clicar na imagem)




1 comentário
Será que a Petição aqui referenciada….
http://www.arlindovsky.net/2016/04/um-regime-de-aposentacao-justo-para-os-docentes-relatorio-da-comissao-de-educacao-e-ciencia/
…..não está (co)relacionada com a que a agora aqui colocada?
Não seria de bom senso fazer a junção de ambas?
Continuo a afirmar que ambas as Petições possuem três pilares fundamentais na sua fundamentação:
a) o esgotamento a que estão sujeitos os docentes e que se agravam em função da idade, sendo o desgaste acumulado enorme. Neste sentido, importa ter presente que as condições de “exercício da função docente” são de um continuo stress devido à indisciplina reinante na esmagadora maioria das Escolas, ao número de alunos por turma, à obrigatoriedade da escolaridade até aos 18 anos de idade (em que muitos são já verdadeiros delinquentes)…São, por isso, muitos os fatores que contribuem para um desgaste crescente dos docentes.
b) uma escola mais atrativa, motivadora, próxima dos alunos exige um corpo docente mais jovem (uma Escola nada tem a ver com um Lar de Idosos). Os alunos tem uma maior receptividade perante alguém que etariamente esteja mais próxima, isto é, que seja mais jovem;
c) quando um Governo (como é o caso do actual do Governo Socialista) diz que quer fixar os Jovens recém formados… quando afirma que pretende estancar a Emigração dos mais qualificados… quando afirma que quer diminuir o Desemprego Jovem. Enão, se assim é, deve o Governo ser COERENTE e agir em conformidade, permitindo a aposentação aos mais idosos e, desta forma, DESBLOQUEANDO os QUADROS DOCENTES permitindo o ACESSO AOS MAIS JOVENS PROFESSORES.
Ainda bem que este conjunto de peticionários decidiu agir…cabe ao GOVERNO ser COERENTE na ação governativa.