Agora ao final da tardinha com a publicação do Despacho n.º 5165-A/2013.
Ministério da Educação substitui programa de matemática do ensino básico
O Ministério da Educação e Ciência (MEC) revogou hoje, por despacho publicado em Diário da República, o programa de matemática em vigor para o ensino básico, substituindo-o progressivamente por um documento que entra em discussão pública na próxima semana.
De acordo com a informação disponibilizada hoje pelo MEC, “o novo programa substituirá progressivamente o antigo programa de matemática”, e a sua implementação acompanhará o calendário estabelecido para as metas curriculares.
Anúncio de novo programa de Matemática no 1º ciclo indigna docentes
A notícia foi recebida com enorme surpresa. Professores de matemática falam em “enorme vergonha”.

33 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eheheh ensandeceu de vez..
Então os manuais escolares não eram supostos serem válidos para 6 anos?
É só rir!
Ninguém sabe o que anda a fazer. Aguarda-se uma intervenção da Associação de matemática. Não se pode mudar os programas permanentemente, ninguém aguenta. Quais os critérios para essa mudança ? quem ganha com essa mudança ?
Concordo que se acabe com o NPMEB- é mau demais. Uma boa notícia para variar. Os manuais.. temos pena mas lá terá que ser.
Os manuais… tem pena mas tem de ser?? Mas que raios estamos em plena crise as famílias não sabem para onde se virar e toca a alterar os manuais outra vez porque lhe deu ao senhor na real gana?!
Mas afinal há crise ou não há???
Será algum recalcamento antigo para marcar posição??? Que incompetência monumental….
porque a alteração? Com base em quê? Que estudos comprovam as melhorias? Quais as escolas onde está a aplicado? Agora que se estava a chegar a algum lado e estávamos a conseguir finalmente melhorar os resultados na disciplina.
As metas parecem um livro de receitas para tótós…vamos andar quantos anos para trás???
“Agora que se estava a chegar a algum lado e estávamos a conseguir finalmente melhorar os resultados na disciplina.”
Alto, que temos aqui um milagre. Eu penso que os resultados dos últimos exames até foram piores, por isso não sei onde é que os resultados estavam a melhorar. Ou melhor, sei:
Testes fáceis= os alunos realmente estão a melhorar, o trabalho é de todos no global, parabéns.
Testes difíceis= os alunos estão a baixar o rendimento, a culpa é claramente dos professores.
“os resultados dos últimos exames até foram piores” -> Estamos a falar só de médias? porque
isso por si só não diz nada (assumindo uma distribuição normal para as notas dos alunos). Na
minha maneira de ver as coisas (de forma qualitativa) houve realmente uma grande evolução positiva no ensino da matemática.
TIMMS e PISA diz-te alguma coisa?
Estás a falar dos exames do 12º.
O Crato revogou o programa até ao 9º ano.
Era preciso que se tivesse andado para a frente para andar para trás.
Está por demonstrar isso de se ter andado para a frente pois as tarefas, algumas delas tão rebuscadas que se perdem em si próprias, rococós e cheias de tiques, têm apenas um mérito metodológico.
Eu consigo ensinar Matemática de forma mais eficaz. Ok?
E estou farta de ser intelectualmente insultada pela APM e quejandos, que me têm violentado a minha capacidade de fazer escolhas e meantido-me prisioneira dos seus dogmas fundamentalistas.
Leia isto, que é um bom naco de literatura:
“O programa visa dar maior liberdade pedagógica aos professores – é muito sucinto em considerações de ordem metodológica, pois pretende que os docentes possam usar livremente a sua experiência para definir a metodologia a utilizar de acordo com as turmas e os alunos que têm. Essas novas orientações pretendem definir objetivos muito claros, remetendo para a autonomia do professor os métodos para os alcançar.”
Está aqui: http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/mantenha-se-atualizado/20130416-mec-programa-matematica-ensbas.aspx
Leu bem? Liberdade pedagógica. E eu, meu caro colega, se há coisa que valorizo é a liberdade.
Do you know what i mean..? Ou pertence à sociedade norte-coreana da APM?
Que engraçado…
A ser tão inteligente como se acha, deveria ter capacidade para ler isso que cita e ajuizar por si mesma.
O seu discurso soa assim a um seguidismo… mesmo cego, está a ver?
Conhece-o bem? Experimentou aplicá-lo,? Em quantas turmas? Quais os resultados? Tem evidencias que permitam classificá-lo de “mau”? Gostaria muito de as receber! Pode facultar? Se não…cale-se!!!
Si, sim, 4, sofríveis de uma forma empírica- 5º ano- tenho a minha inteligência que é acima da média.
Cale-se você. Até parece que lhe arrancaram um dente a sangue frio… para ser tão mal – educada. Ou é mesmo assim? Sem dor nem nada?
fez parte das parideiras do Programa? Olhe, sabe que mais? Não quero saber.
Foi revogado…
Que grande anormal…
Nem vale a perder tempo com professores deste calibre.
Sabe:
é que o programa que foi revogado acredito que lhe deve ter dado mais trabalho sim, saiu da zona de conforto certo. Tinha de preparar aulas correto e ensinar como deve ser dá trabalho minha querida Jake.
Olhe há muitos colegas que estariam dispostos a substituí-la neste fardo pesado que é o ensino e não falo de desbobinar matéria?!
E mais, não faço parte da equipa que elaborou nem implementou o programa. E de facto tive de rabalhar um pouco mais, mas sabe que sinto que começava pouco a pouco a valer a pena?
E não foi positivo recebermos as boas notícias vindas do TIMSS e PISA? Sim e só para esclarecer os entendidos que falam sem saber foi revogado o programa de Matemática sim mas não o do secundário. Portanto falar dos resultados dos exames do secundário por aqui não vale de nada…
Era mau? Agora vai ficar pior…
Vão colocar o programa ao jeito das metas! Não há quem aguente!
Horas e horas de formação… manuais… OMG
“Horas e horas de formação… manuais… OMG”<<<<<<< Medo… 🙂
Mais 6 anos de PAM…? OMG,OMG.
Lá está trabalhinho não é! Tirem esta malta toda de lá. Se não querem trabalhar haverá com certeza muitos candidatos ao lugar com vontade.
Temo que isto seja o primeiro passo para introduzir (novas) mudanças no desenho curricular de Matemática atirando para o desemprego mais umas milenas de professores.
Ai que a mãe deles não tem culpa nenhuma, meu Deus!
Mas estes gajos andam a gozar com quem? Isto só pode ser a brincar…. a sério… isto é ridículo! RIDÍCULO!
Agora é que o João Pedro da Ponte e a Lurdes Serrazina vão aos arames. Resumindo, o novo programa de matemática, com as suas tarefas com base em desafios matemáticos exigia muito raciocínio e comunicação matemática. Resultado: o programa era bom para os bons alunos e permitia evolução, mas os alunos medianos e os alunos com dificuldades ficavam a ver navios e por isso ficavam cada vez mais para trás.
Era de ficar com os olhos em bico com os manuais todos condensados. Atenção que ninguém pode escrever nos livros… LOL.
Ainda bem. Anda-se há 20 anos a toque de caixa do Ponte, da Serrazina e da APM que não sei como é que ainda não se reformaram e que são CANSATIVOS!
Desamparem a loja, que já não há paciência.
Para quê insistir num Programa que é mau desde que nasceu?
Espero que. com o novo Programa, não seja preciso saber a tabuada… 😉
É o lobby das editoras a funcionar…
Não.. é finalmente a SPM a ser chamada a também participar nas coisas e acabar com a dominância tentacular da APM e do matematiquês.
Mas quem falou em SPM versus APM. Mas haverá pessoas tão limitadas de cabeça.
Por acaso ouviu as declarações do actual presidente da SPM relativamente a ser revogado o novo programa??
Já toda a gente percebeu que trabalho não é para si por isso ninguém quererá ter a senhora como professora dos seus filhos!
Insultos, insultos…..CALMA!!!!!!CALMA!!!!! bola, às vezes fico farta de ler estes comentários………….
As questões que coloquei são para o Senhor Jake.
“o que tu queres sei eu”
. mas olhe, sou mulher e hetero. E casada e com filhos e tudo. Tem que procurar outro senhor para lhe enviar coisinhas por mail.
Hoje(17 de abril) de manhã fui surpreendida com a notícia da revogação do atual programa de matemática. Fiquei preplexa e se hoje fosse dia 1 de abril pensaria que se tratava de uma partida. Infelizmente não, não se trata de uma mentira, é uma verdade cruel. Este governo tem demonstrado um desrespeito para com o povo que o eligeu a todos os níveis. Esta é mais uma medida para empobrecer o nosso país.Vai tornar os nossos alunos meros resolvedores de procedimentos, acriticos, vai despromover o pensamento divergente, encerrar a liberdade aos alunos de usarem estratégias diferentes para resolverem problemas. Voltaremos a ouvir nas nossas turmas “ó professora o problema é uma conta de +, é de -, é de X, é de dividir????.” Esta cantilena já não a ouvia há anos…. recuso-me a baixar os braços e encarneirar nestas metas curriculares. Embora ainda não conheça a proposta do novo programa, tenho a certeza que vem ao encontro das metas que veículam uma ideologia conservadora e retrogada.
Lamento que as crianças e jovens deste país sejam apanhados nesta teia de desnorteio em que se encontra o ME e seja o futuro delas condenado à partida. Em educação estes erros pagam-se muito caro!!!!!
Hoje fala-se da má política que nos anos 90 se seguiu em acabar com as pescas, agricultura e que hoje estamos a pagar essa fatura. Ao continuar com esta politica educativa daqui a uns anos teremos cidadãos que não sabem resolver problemas, comunicar, raciocinar, estimar, calcular. Não será esta fatura demasiado alta??????
És tu, Serrazina? Ainda nem sabes como vai ser o novo programa e já fazes uma visão redutora do ensino da Matemática. Se te deixa contente, o ME quer que ensines Matemática com uma “maior liberdade”, por isso faz como entenderes ser melhor.
Dever ter um ódio visceral à senhora Serrazina…. concerteza não a conhece….não sei porque é que o incomóda???
Nós professores, desde o 25 de abril que temos liberdade de escolha dos modelos pedagógicos que queremos usar na nossa sala daí que quando NPMEB foi implementado você sempre teve toda a liberdade de escolha.
Bem, não conheço esse programa novo que querem implementar, se a nível da matemática a senhora diz que é a cantilena que já não ouvia há anos, nem pensem mais no assunto. Implementem, que é bom de certeza!
Sou professora de Física e Química; não conheço o novo programa; apenas faço um comentário:
Hoje em dia os alunos não sabem NADA de matemática. Na física são necessários conteúdos adquiridos na disciplina de matemática e por vezes eu nas aulas de física é que tenho que os trabalhar. Felizmente tenho também habilitação para lecionar no grupo 500.
Está tudo muito facilitado. Há15-20 anos quem fazia teste de matemática com calculadora?? Era necessário saber fazer…. Hoje em dia há “grandes calculadoras”, mas não sabem trabalhar com elas!
Nessa altura, eu passei por isso, também haviam boas notas, os que estudavam conseguiam!!
Hoje ao alunos chegam a cursos de engenharia e nem as regras básicas sabem….É VERGONHOSO
Mas esses alunos a que se refere, ainda não passaram por este programa! E mesmo os primeiros que lhe passarem pelas mãos no secundário, apenas terão tido 3 anos de trabalho… era preciso tempo.