As Metas Finais

De:

EV

ET

Matemática

Português

TIC

Quase nada muda, mas dizem que as “receitas” de EV e ET desaparecem.

Comunicado de Imprensa

 

O Ministério da Educação e Ciência divulga hoje a versão final das Metas Curriculares do Ensino Básico das disciplinas de Português, de Matemática, de Tecnologias da Informação e Comunicação, de Educação Visual e de Educação Tecnológica. Estes documentos representam um meio privilegiado e fundamental de apoio à planificação e organização do ensino, constituindo uma ajuda para o professor na escolha das estratégias a seguir.

 

Conjuntamente com os atuais programas e orientações curriculares, as metas hoje divulgadas constituem-se como referência da aprendizagem essencial a realizar pelos alunos em cada disciplina, por ano de escolaridade, sendo documentos normativos de progressiva utilização obrigatória. No próximo ano letivo são fortemente recomendadas.

 

Além de constituírem uma referência e um auxiliar das escolas e dos professores na organização das aulas e avaliações, constituem modelo com especial relevância para o Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE) na elaboração das diferentes Provas Nacionais. As metas serão ainda um apoio para os encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos.

 

Como princípios orientadores estabeleceu-se que, sendo específicas de cada área disciplinar, as metas deveriam identificar os desempenhos que traduzem os conhecimentos a adquirir e as capacidades que se querem ver desenvolvidas, respeitando a ordem de progressão da sua aquisição. Houve a preocupação de as formular de forma clara e precisa.

 

Após a constituição da equipa coordenadora, foram criados sub-grupos de trabalho para cada uma das disciplinas. Cada documento produzido foi analisado por um grupo de consultores formado por especialistas universitários e professores do Ensino Básico, tendo-se procedido depois à análise e integração das sugestões decorrentes desta consulta.

 

Apresentadas e divulgadas a 28 de junho, as propostas das metas curriculares foram sujeitas a discussão pública, que se prolongou até ao dia 23 de julho. Durante este período foram recebidos 178 contributos, dos quais 90 provenientes de sociedades científicas, associações de professores e outras entidades e 88 de professores e outros interessados.

 

Os comentários, críticas e sugestões recebidos foram depois analisados pelas equipas de cada disciplina e integrados os elementos suscetíveis de enriquecer e melhorar os documentos iniciais. Este processo participado constituiu um importante contributo para a versão final das metas curriculares.

 

Durante o próximo ano letivo continuará o trabalho de elaboração das metas de outras disciplinas do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

 

Foi assim alcançado o objetivo do Ministério da Educação e Ciência de concluir as Metas Curriculares antes do arranque do ano letivo 2012/2013. Esta medida é de extrema importância e, conjugada com a Revisão da Estrutura Curricular, decisiva para o futuro da Educação.

 

Seguem, em anexo, as Metas Curriculares, que estarão a partir de hoje disponíveis no Portal do Governo e no site da Direção Geral da Educação.

 

Lisboa, 03 de agosto de 2012 Gabinete de Comunicação do Ministério da Educação e Ciência

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/08/as-metas-finais/

2 comentários

    • Antero on 4 de Agosto de 2012 at 13:10
    • Responder

    As metas de E.T. para o 2º ciclo, são pura e simplesmente um simplex das do 3º ciclo (1º ciclo: 7.º/8.º ano).
    E agora pergunto eu! Afinal de contas quem é que pode lecionar ET no 2º ciclo?

  1. Metas nesta altura do campeonato? Com as perspectiva de desemprego deve haver muita gente atenta a isso deve… este ME é mesmo vergonhoso…

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: