Petição – Por Um Horário Escolar (no 1.º Ciclo) Que Não Roube A Infância

Por Um Horário Escolar (no 1.º Ciclo) Que Não Roube A Infância

 

 

Para: Ex.º Senhor Ministro da Educação; Ex.ª Presidente da Assembleia da República

Ex.as:
Após a alteração legislativa, que incluiu explicitamente o Apoio ao Estudo na componente letiva, esperava-se que as crianças do 1.º Ciclo se libertassem das cinco horas e trinta minutos, que eram obrigadas a estar, duas vezes por semana, com o/a professor(a) titular de turma. São crianças dos cinco aos nove anos, e, manter a concentração por mais de três horas é quase impossível.
Aconteceu porém, em vários Agrupamentos, que as crianças nessa faixa etária, passaram a estar SEIS horas, TRÊS vezes por semana, com o/a titular de turma – O INTERVALO DEIXOU DE SER CONSIDERADO COMPONENTE LETIVA; AS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC) são ministradas em apenas DOIS DIAS na semana. A MÚSICA, momento de descontração, divertimento e “trabalho em equipa”, deixou de estar presente nas nossas escolas(no Agrupamento em causa).
Com duas horas consecutivas de Inglês e Atividade Física e Desportiva, em cada dia de AEC, há, já agora em janeiro, uma saturação, uma incapacidade de aprendizagem e de realização das atividades previstas, por cansaço físico e mental, quer nas AEC, quer na atividade curricular. Alunos que gostavam da escola, de momento, dela querem “fugir.”
Acresce à situação, um horário de DUAS HORAS DE ALMOÇO, numa escola com refeitório – crianças enervadas, em conflitos constantes, que se aleijam sem querer, em espaços artificiais onde têm que ocupar tanto tempo livre. Aulas que não “rendem”, porque a concentração escasseia.
Também no Estatuto do Aluno, É UM DIREITO DE TODOS E DE CADA UM,  “Usufruir de um horário escolar adequado ao ano frequentado, bem como de uma planificação equilibrada das atividades curriculares e extracurriculares, nomeadamente as que contribuem para o desenvolvimento cultural da comunidade.”
Assim, solicita-se a obrigatoriedade de elaboração de um Horário Pedagógico, adequado aos alunos, que lhes permita ter atividade letiva até às 15 horas e 30 minutos, seguida de AEC diária, com a duração de uma hora e trinta minutos (QUE SÓ ASSIM PODERÁ SER DE FREQUÊNCIA FACULTATIVA), em todas as escolas e agrupamentos do país.
Não é licito “roubar” o melhor tempo da vida de uma criança – A INFÂNCIA – impedindo-a de brincar e ter tempo de diversão. Afastando-a da Natureza, dos ambientes saudáveis e essenciais ao seu crescimento equilibrado.
Os Peticionários.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/02/peticao-por-um-horario-escolar-no-1-o-ciclo-que-nao-roube-a-infancia/

11 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • moimeme on 26 de Fevereiro de 2014 at 13:40
    • Responder

    Já assinei e enviei para os meus contactos.

    No meu agrupamento chegámos ao extremo de ter crianças do 1º ano das 13:30 às 16h dentro da sala de aula, em alguns dias da semana! Saem às 16 e voltam às 16:15 até às 17:15, com o titular de turma!

    • ana on 26 de Fevereiro de 2014 at 14:47
    • Responder

    Pelos meus filhos!

    • Fátima Ventura Brás on 26 de Fevereiro de 2014 at 19:09
    • Responder

    Quero agradecer ao colega Arlindo, a solidariedade e disponibilidade que muito admiro.
    Obrigada.

    • anonimo on 26 de Fevereiro de 2014 at 19:22
    • Responder

    Isso não será apenas para proteger os profs de 1 ciclo? Estas aec criam-lhes furos no horário que estes não gostam e impede-os de sair sempre antes das 3.

      • Fátima Ventura Brás on 27 de Fevereiro de 2014 at 16:31
      • Responder

      Algum professor do 2.º/3.º Ciclo se imaginará com um horário destes, das 9 horas às 17:30, com alunos, três dias por semana?

      http://www.slideshare.net/velha/horrio-escolar-de-crianas-de-5-a-9-anos#

    • anónimo on 26 de Fevereiro de 2014 at 21:22
    • Responder

    Quem diz que é para favorecer os professores, não percebe nada do funcionamento do 1º ciclo,

    • Adelino on 27 de Fevereiro de 2014 at 12:23
    • Responder

    Caros colegas

    Mesmo que fosse para proteger os professores, como fizeram quando recolocaram o tempo de DT na componente letiva, não faziam mais que a sua obrigação.

    Sendo do primeiro ciclo, trabalho 25 horas (1500 minutos) com os alunos, quando meus colegas de outros ciclos, a meu ver merecidamente, cumprem 14×50 (700 minutos) semanais.

    Não permitindo dias, manhãs e/ou tardes livres, também não deixa grande margem para furos, não se preocupem com a eventual proteção oferecido a estes professores.

    Cumprimentos

    • ana on 27 de Fevereiro de 2014 at 15:23
    • Responder

    Eu “gosto” destes comentários de professores de 1ª e professores de 2ª categoria…mas a minha opinião, lamentavelmente para alguns, é que na formação e educação dos meus filhos todos os professores integram o grande desempenho para a mesma…assim espero que todos os professores de 1º,2º3º e secundário sejam o mais favorecidos possível para que trabalhem com gosto e assim todos eles deem o melhor na vida escolar dos meus educandos.Não poderei deixar de dizer que os professores do 1º ciclo têm uma maior responsabilidade quanto ao ensino de aprendizagens dos meus filhos uma vez que uma casa tem que ser construída solidamente!E concordo plenamente que as Aec sejam a partir das 15:30, horário em que as crianças precisam começar a desanuviar porque na minha opinião e olhando para os currículos das crianças de 1º ciclo, acho aberrante, repito, aberrante…o meu filho está a aprender matérias de matemática que eu aprendi já no 2º ciclo, preocupa-me o extenso horário que ele passa na escola e preocupa-me o que estes currículos possam estar a fazer posteriormente na personalidade deles, uma vez que na minha opinião não têm ainda estrutura mental para TANTO que lhes é exigido.Já agora quero parabenizar todos os docentes começando por educadores de infância que também integraram a vida escolar dos meus filhos,professores do 1 ciclo, do 2º, do 3º e secundário que completam todo o ciclo da vida de um estudante e enquanto os professores não se começarem a ver num todo talvez a educação esteja dividida por partes ( do eu sou melhor que eles ),façam a educação trilhar toda pelo mesmo caminho para as nossas crianças chegarem a bom porto!Se há a pré,1º,2º,3º e secundário é porque a todos lhes é conferida a respetiva importância!

    • Adelino on 27 de Fevereiro de 2014 at 16:34
    • Responder

    Concordo consigo, Ana.
    Não sei de é educadora, professora ou tem outra profissão, seja ela qual seja.
    No entanto, trabalhe onde trabalhar, e tendo colegas de trabalho, todos reconhecendo igual importância no desempenho das tarefas profissionais, ficaria, por certo aborrecida, no mínimo, se num forum como este, no qual muitas vezes se discutem questões meramente laborais, legítimas em qualquer profissão, incluindo a médica, se apercebesse que colegas seus trabalhavam metade.
    Penso ser legítimo, no campo estritamente laboral, reivindicar tratamento menos gritante.
    Entretanto, felicidades e os melhores êxitos para os seus filhos. Não podemos misturar as coisas.

      • Ana on 28 de Fevereiro de 2014 at 0:14
      • Responder

      Quando digo que o professor de 1.ciclo tem maior responsabilidade estou a conferir.lhe também uma grandeza no que respeita à sua importância…ensinar a ler e escrever tem um mérito acrescido,que com toda a certeza mais nenhum dos ciclos consegue sentir…mas esta é a minha opinião…não,não acho correto que em profissão alguma haja grande diferença de horário de trabalho!O meu anterior comentário deve ser visto como um elogio ao vosso trabalho,não me interprete mal.O que quis dizer foi que os professores independentemente do seu grau de ensino deve trabalhar em conjunto com os outros para o sucesso dos alunos,porque a classe dos professores está dividida por graus de ensino somente porque a formação assim o exige!O aluno passa de uns ciclos para os outros conferindo assim a importância devida a cada grau de ensino.O ensino não deve ter hierarquias,logo o professor de 2.ciclo não é mais do que os do primeiro ciclo…apenas dá continuidade ao trabalho e por aí adiante,assim o alicerce da casa tem que ser sólido,para que ao por.se o telhado não desmorone,daí o valor do 1.ciclo!Jamais seria uma crítica!

    • Maria Conceição Silva Gonçalves on 27 de Fevereiro de 2014 at 19:48
    • Responder

    Por todas as crianças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: