25 de Julho de 2025 archive

Artigo de Opinião – Sexualidade na Escola

Sexualidade na Escola

 

Sem educação sexual os jovens usam menos preservativos, ficam mais desprotegidos e há maior número de gravidezes indesejáveis.

 

Sou a favor que os alunos devem estar informados com orientação. Ora bem, a Escola é o melhor local para o fazer. Não sou a favor que se afaste a sexualidade da disciplina de  Cidadania e Desenvolvimento.

A educação sexual deve ter um espaço no percurso escolar. A sexualidade não pode ser trabalhada de forma meramente científica.

Sem educação sexual os jovens usam menos preservativos, ficam mais desprotegidos e há maior número de gravidezes indesejáveis.

Sou de uma geração em que a maioria dos casamentos se realizavam precocemente por uma gravidez. A vida dessas pessoas ficava virada de pernas para o ar. Mais tarde, davam origem a divórcios. Tudo isso, tem consequências nefastas, quer mentais, quer físicas e quer económicas.

O Mundo evolui muito e depressa e a Escola tem o dever de acompanhar os novos tempos. Não podemos transformar o tema sexualidade para jovens em assunto de direita ou de esquerda. A sexualidade é um assunto que tem que ver com todos nós.

Este retrocesso é démodé, estamos a desperdiçar uma oportunidade de ensinar os jovens e preservar a sua saúde. Não podemos deixar que este assunto seja tabu, deixemo-nos de preconceitos e estereótipos.

Uma conclusão importante que se deve retirar: uma coisa é ser inocente, outra coisa é ser ignorante. Um jovem saber sobre sexualidade, não quer dizer que comece mais cedo a sua actividade sexual. Aliás, há estudos que comprovam que jovens que tiveram educação sexual começaram a ter relações sexuais mais tarde

A internet tem lá tudo, desde o Google ao ChatGPT, mas essas consultas devem ter um intermediário: um professor devidamente habilitado ou os pais. Todavia em casa nem todos estão habilitados e são capazes de o fazer de forma correcta.

É preciso um adulto dar sentido a toda a informação e responder a todas as dúvidas de um jovem.

Qualquer pai prefere que uma filha sua ou um filho seu não contraiam uma  gravidez indesejável ou uma doença sexualmente  transmissível, a não estar informado, avisado e esclarecido. Digo eu.

É preciso tomadas de posição de prevenção e não-discriminação, isso só se consegue com jovens instruídos.

Estamos a assistir ao retrocesso e recuo. Vivemos no séc. XXI e não vale a pena esconder o que quer que seja, sabe-se tudo. E, o melhor, é saber por quem sabe e nos pode ajudar. A sexualidade tem que ser discutida num ambiente informal, de forma natural e não ser um assunto tabu.

Os jovens terem acesso a uma educação sexual é uma atitude inteligente, e não, devemos meter a cabeça na areia.

Temos o dever de contribuir para que os jovens sejam uma geração informada, para não se deixar manipular e poder decidir o que é melhor para ela.

fundador do Clube dos Pensadores

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/artigo-de-opiniao-sexualidade-na-escola/

Excesso de trabalho, carga burocrática e remuneração preocupam docentes

 

A FNE apresentou publicamente os resultados da Consulta Nacional “Sobre a Carreira Docente e as condições de exercício profissional, no termo do ano letivo 2024/2025”, realizada entre os dias 13 e 27 de junho de 2025, constituindo-se uma amostra de 4 638 docentes que no presente ano letivo  lecionaram nos níveis de ensino Educação Pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Ensino Secundário, Educação Especial e Ensino Profissional, em Portugal Continental, Regiões Autónomas e Estrangeiro.

Resultados da Consulta Nacional: Excesso de trabalho, carga burocrática e remuneração preocupam docentes

Consulte aqui o Relatório com os resultados completos da Consulta Nacional de junho de 2025

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/excesso-de-trabalho-carga-burocratica-e-remuneracao-preocupam-docentes/

Escolas precisam de mais quase 5 mil professores em setembro

Estudo da Nova SBE sobre necessidades docentes revela que, para o próximo ano letivo, as escolas precisam de recrutar, pelo menos, 4.691 novos professores.

Escolas precisam de mais quase 5 mil professores em setembro

No próximo ano letivo, as escolas precisam de recrutar 4.691 novos professores para garantir aulas para todos os alunos. (fora os atestados médicos e serviços moderados, tal como mobilidades)

A estimativa resulta de um estudo de diagnóstico de necessidades docentes, realizado pela Universidade Nova de Lisboa, e que aponta que até ao ano letivo 2029/2030 fazem falta 20 mil novos professores.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/escolas-precisam-de-mais-quase-5-mil-professores-em-setembro/

Contraproposta: Alterações a Dois Decretos-Leis enviada ao MECI – FAPECI

 

Contraproposta: Alterações a Dois Decretos-Leis

 Medidas excecionais e temporárias para Docentes e Técnicos Especializados como garantia do “Direito à Aprendizagem”; e alterações ao concurso externo extraordinário de Docentes e apoio extraordinário temporário à deslocação.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/contraproposta-alteracoes-a-dois-decretos-leis-enviada-ao-meci-fapeci/

Duas opiniões sobre a disciplina de Cidadania que esvaziam certos discursos inflamados

 

A cidadania não saiu da sala de aula, voltou com propósito

A disciplina de Cidadania não desapareceu, apenas perdeu o monopólio da ideologia. Uma escola que não ensina as crianças a serem activistas, mas a serem cidadãos. E isso, mais do que nunca, faz falta.

 

Eu tive Cidadania

Há um ano era aluna do ensino básico. Sei bem como funcionam (ou não) as aulas de Cidadania. Está na hora de contar a verdade.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/duas-opinioes-sobre-a-disciplina-de-cidadania-que-esvaziam-certos-discursos-inflamados/

APP de Apoio à Manifestação de Preferências

Relembro a app deste Blog no apoio à Manifestação de preferências.

Basta colocarem uma escola (a mais perto de vossa casa) para ordenar as restantes escolas por distância ou tempo de viagem.

Podem limitar a distância até um determinado número de KM para identificar essas escolas de cor verde, ficando as restantes marcadas a vermelho.

O link para a APP pode ser seguido aqui ou clicando na imagem.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/app-de-apoio-a-manifestacao-de-preferencias-2/

APP de Apoio à Manifestação de Preferências

Relembro a app deste Blog no apoio à Manifestação de preferências.

Basta colocarem uma escola (a mais perto de vossa casa) para ordenar as restantes escolas por distância ou tempo de viagem.

Podem limitar a distância até um determinado número de KM para identificar essas escolas de cor verde, ficando as restantes marcadas a vermelho.

O link para a APP pode ser seguido aqui ou clicando na imagem.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/07/app-de-apoio-a-manifestacao-de-preferencias-3/

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: