… para os indecisos.
Quem se reformar em 2013 terá corte de 4,78% na pensão
A redução resulta do aumento da esperança média de vida. Para compensar este corte, os trabalhadores terão de trabalhar mais alguns meses.
Nov 30 2012
… para os indecisos.
A redução resulta do aumento da esperança média de vida. Para compensar este corte, os trabalhadores terão de trabalhar mais alguns meses.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2012/11/mais-uma-ajuda/
6 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Como entender a expressão “quem se reforma em 2013”? Os que entregarem o pedido em 2013 ou os que passarem à reforma em 2013 (data do despacho, mesmo requerendo em 2012)? É que essa treta do factor de sustentabilidade parece que é aplicado no momento do despacho. È isso companheiro? esclarece lá isso para deixar, ou não, o lugar….
Por enquanto podes escolher a aposentação à data do pedido ou à data do despacho. A partir de 1 de janeiro será sempre à data do despacho.
Será que compensa ir agora para a reforma / com 55 anos de idade e 2 anos de penalização, ou no próximo com 56 sem penlizaçõ e 36 anos e 5 meses? Vou pela Lei 77/2009
Acho uma piada este corte por causa do aumento da esperança média de vida ser só para os novos pensionistas, e os que já lá estão a esperança de vida não aumenta para esses?
Eu acho que o corte de 4,78% de 2013 deveria ser para todos os pensionistas. Se no próximo ano o corte for de 6% para os novos pensionistas os antigos deveriam ser cortados em 1,22% (6-4,78).
Se não for assim isto é mais um roubo dos mais velhos aos mais novos.
PS. E deve ser inconstitucional, não? Eheheheh
Arlindo, tenho uma dúvida muito grande, li a resposta que deu a JCP e fiquei com a ideia que devo marcar data,vou pedir a aposentação em Dezembro, faço 59 anos e meio e não quero esperar por os 65 ou 67…
Se me puder responder, agradeço.
Houve há uns tempos explicações de um membro do governo que esclareceu que quem pedisse a aposentação em 2012 as regras seriam as que estão em vigor em 2012. Aliás, essa explicação foi dada justamente, porque a notícia também era como o que agora li. “Quem se reformar em 2013 será mais penalizado…” Ora bem, se eu peço em 2012, não fará sentido ficar abrangida por regras novas, certo? Por acaso já pedi em Outubro de 2012, vamos ver. Como os politícos são uns troca tintas, não me admiraria!!