… substituir os critérios declarados na aplicação por outros de última hora. Terão os Conselhos Pedagógicos de cada uma dessas escolas conhecimento dessas situações?
Na passada segunda feira, dia 8 de outubro, recebi um email do Agrupamento de Escolas de Vialonga a solicitar o envio da informação relativa aos subcritérios respeitantes a uma oferta para Contratação de Escola do grupo 300. Comecei por achar estranho a referência a um portefólio mencionado no corpo do email, que deveria responder aos subcritérios, não ter mais de 10 páginas e teria de ser enviado até às 12h do dia 10 de outubro.
Quando abri o documento Word que se encontrava em anexo, encontrei a seguinte informação :
“Este concurso baseia uma parte da sua graduação (50%) na análise do portefólio individual, conforme referido na oferta a concurso.”
Intrigada, decidi verificar a informação constante na plataforma SIGRHE e, efetivamente, constatei que não havia referência alguma ao tal portefólio, como podem ver em anexo.
Fiquei revoltada e acabei por não enviar qualquer tipo de informação, pois já havia ido a uma entrevista no início de setembro, à mesma escola, onde preenchi um questionário de 4 páginas. Escusado será dizer que não serviu para nada, pois foram colocados colegas que estavam umas boas posições depois de mim.
Só agora resolvi fazer referência a esta situação uma vez que hoje surgiram mais duas ofertas no referido Agrupamento e os senhores deverão tomar novamente os mesmos procedimentos. É de lamentar, mas é o sistema que temos!
Grata pela atenção,





11 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Eu também recebi esse mail e respondi informando a escola de que era ilegal o que estava a fazer não só porque na oferta mencionava a opção entrevista, como também segundo o diploma que rege os concursos DL 132 de 2012, a opção “portefólio” destina-se exclusivamente ao recrutamento de técnicos especializados. E envie-lhes o meu CV para que pudessem aferir se possuo os requisitos para preencher a vaga. Agoa aguardo com muita expetativa a divulgação da lista final para ver se fui ou não excluída e em que lugar fiquei de forma a reclamar de imediato à IGE. Já agora onde é que se vê na aplicação o motivo pelo qual as escolas não nos escolhem?
Clara, tens de abrir o “questionário” que preencheste, quando te candidataste ao horário. Se a escola disser algo, é aí que surge.
Boa sorte! 🙂
Permitam-me que refira alguns pontos:
1º – O DL 132 não refere que os critérios têm que ser aprovados pelo Conselho Pedagógico. Isso era o DL35.
2º – Estes horários devem ser os mesmos que lançaram em Agosto/Setembro, entretanto anulados pela IGEC.
3º – Os subcritérios destinam-se à ordenação apenas. As outras informações (critérios de admissão, condições especiais, documentação exigida, etc.) têm que estar na página web do Agrupamento ou Escola, no aviso de abertura do concurso.
4º – sugiro que reclamem, mas com tino. Verifiquem bem alegislação e o que a Escola faz.
E que tal a colega reclamar para a escola, direcção regional e se for preciso a IGE?
Não é nos blogues que se resolvem as coisas.
Toca a reclamar!
Já sei de muitos que saltaram fora da escola e de outras que tiveram de repetir os horários.
Mas se ninguém reclamar, nada acontece.
Bem Pedro sabe muito… Gostava de saber exemplos de escolas onde os professores colocados saltaram fora. Penso que não se brinca assim com a vida dos docentes…
Fui só eu que não percebi este comentário ?
Não se brinca assim com a vida dos docentes? Estará vossemecê a brincar com a malta?
Infelizmente são pessoas como tu que muitos diretores tentam não colocar nas suas escolas. Sendo assim e segundo o seu comentário, que se lixem os colegas eu quero é uma colocação para mim. Já agora Zé dos Bonés ficalhe muito bem, mas acho que ZÉ Hipócrita ficava-lhe melhor
Boa noite…mas tambem ha casos em que as esolas seguem os criterios definidos. Entrei numa teip onde nao conhecia ninguem e estava entre os 5 primeiros da lista. enviei a informação pedida e fui selecionada.
Denunciar, denunciar estes abusos de poder, de falta de profissionalismo e de rigor. Infelizmente, este é o espelho das direcções que temos … exigimos muito maior rigor. Colegas reclamem sempre deste tipo de situações.
Bom, já verifiquei, não fui selecionada para esta oferta, segundo eles obtive 49,77 pontos. O que é que isto quererá dizer? Como é que fizeram este cálculo? Bom ao menos não me excluiram.
eu não fui selecionado…tive 57…o quê que isto significa?