Educação Básica em crescimento

 

Este ano ingressaram 1.199 novos estudantes nos cursos de Educação Básica, ocupando 100% das vagas disponíveis. O número representa um aumento de 20,3% em relação ao ano passado.

Em 2024, o total de ingressos foi de aproximadamente 997 estudantes. Já em 2023, o número esteve em torno de 930. A evolução confirma uma trajetória de crescimento consistente ao longo dos últimos três anos.

O interesse cada vez maior pela Educação Básica demonstra não apenas a atratividade do curso, mas também a sua relevância para a formação de profissionais essenciais ao futuro da sociedade.

Quem sabe, daqui a 20 anos, se teremos professores em número suficiente para as necessidades…

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2025/08/educacao-basica-em-crescimento/

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Joana Matias on 24 de Agosto de 2025 at 11:27
    • Responder

    Curiosamente a Educação Básica é onde existe excesso o problema da falta encontra-se mais nos professores de 3º ciclo e secundário… Mas pronto, o que interessa é mostrar números.

      • Vagas on 24 de Agosto de 2025 at 14:18
      • Responder

      Abriram mais de 2000 vagas para mestrados de Ensino para o 3º ciclo e secundário.

        • Sara on 24 de Agosto de 2025 at 15:25
        • Responder

        E quantos é que hão de ficar no Ensino após terminarem os mestrados?

          • Mag on 24 de Agosto de 2025 at 21:19

          No meu ano abriram 24 vagas para o de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico – 18 terminaram o mestrado e 2 anos depois só uma é que manteve-se nisto.
          Tira as conclusões que quiseres…

      • SFM on 24 de Agosto de 2025 at 19:28
      • Responder

      Joana, julgo que esta realidade se inverteu. É que os restantes grupos de recrutamento, sobretudo do 3.º ciclo e secundário, podem “socorrer-se” de licenciados com habilitação própria, mas a Educação Básica não… Para lecionar no 1,º ciclo, ou se tem habilitação profissional, ou não se pode, não existe a figura da habilitação própria para o grupo 110. Por isso, passou a ser um grupo mais carenciado do que outros, simplesmente porque estes outros deixaram de ter tanta carência. Julgo que é esta a razão. Por isso, parece-me ser bom o aumento de estudantes nestes cursos.

        • Vagas on 24 de Agosto de 2025 at 20:19
        • Responder

        A Educação Básica é a licenciatura que dá acesso aos Mestrados de Ensino até ao 2º ciclo.
        Para o 3º ciclo e secundário não existem licenciaturas especificas. Como a noticia diz respeito a entradas no Ensino Superior só existe a referencia a Educação Básica.

  1. Deixem-se de tretas. Há prifessores a mais. É um problema de gestão.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: