Uma Semana Inteirinha de Paragem

…de publicações aqui no blogue.

 

Esta será uma semana para recuperar alguma sanidade mental para o que resta do ano letivo.

Não sei se terei acesso a um pc ou a alguma rede wireless, por isso, conto infoexcluir-me durante uma meia dúzia de dias.

Pediram-me há algum tempo para deixar em debate as consequências das alterações curriculares do ensino básico e secundário, em especial do desaparecimento da disciplina de EVT e consequentemente do par pedagógico, em substituição das disciplinas de EV e de ET com um professor único.

Que alterações profundas aconteceram nestas novas disciplinas em termos práticos na sala de aula?

As direcções das escolas têm atribuído a mesma turma ao mesmo professor nas duas disciplinas ou tem havido a separação dos professores que leccionam EV com os que leccionam ET?

Agradeço os vossos contributos para este assunto.

E antecipadamente, uma boa Páscoa a todos.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2014/04/uma-semana-inteirinha-de-paragem/

13 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. No 3ºciclo a disciplina de ET desapareceu, pois tornada oferta de escola, quando o professor se reforma ou sai da escola a oferta desaparece, na pratica a disciplina morreu!!!!!!
    E depois querem que os alunos escolham cursos profissionais se no básico deixaram de ter disciplinas práticas. É o mundo ao contrário…

  2. na minha escola a educação tecnológica é leccionada por professores do grupo 240, que reunem regularmente com o grupo 600… no entanto não houve a duplicação de disciplinas [ev e et] para o mesmo professor.

    no 3º ciclo já não há et… aliás, também já só sobra um professor do quadro que tem estado a trabalhar com as tic no secundário.

    • Alberto Miranda on 13 de Abril de 2014 at 19:07
    • Responder

    A minha experiência não está a correr da melhor forma, porque só lecciono Educação Tecnológica (opção da Direção do Agrupamento) e portanto, tenho dez turmas mais uma direção de turma (nunca tive tantas turmas e tantos alunos e por conseguinte tantos Conselhos de Turma como neste ano letivo).
    As turma são grandes (muitas com alunos da educação especial), falta de material (existem poucas ferramentas nos armários) e falta de condições para realizar trabalhos práticos com os alunos.
    O programa de Educação Tecnológico no meu ponto de vista é inadequado para o 2ºCiclo (ex:começar por dar aos alunos do 5ºano o conceito de “técnica” e “tecnologia” ou dar a “projeção ortogonal”, “perspetiva isométrica” ou “perspetiva cavaleira”).
    Sei que muitos colegas fazem trabalhos em ET que são de EV (ex: os “brinquedos ópticos” como o zootrópio ou as máscaras de Carnaval).
    Tenho a noção que sendo o mesmo professor de EV e ET na mesma turma consegue-se fazer articulação nos conteúdos/trabalhos nas duas disciplinas e com isso poderá haver resultados mais positivos e mais interessantes.
    No fundo defendo que devíamos voltar à disciplina de EVT mesmo que seja só com um professor.
    Acho revoltante o alheamento de alguns professores do grupo 240 sobre o que se está a passar…e temos que saber o que os partidos da esquerda pensam sobre esta matéria.

  3. Bom descanso!! Obrigada por toda a ajuda que nos tem dado.

    • Dinha on 14 de Abril de 2014 at 10:29
    • Responder

    É um atentadado, deixaram de estar dois professores em disciplinas eminentemente práticas como o EV e o ET e disciplinas como as ofertas de escola, as Ciências, a Físico-química estejam desdobradas com metade dos alunos quando a maior parte das vezes juntam os turnos para saírem mais cedo, é vergonhoso que com programas práticos e com salas que apenas estão equipadas com 2 ou três bancadas estejam 26 alunos e um professor, não é sério.

    1. Gostaria de saber em que escola é que um professor de físico-química junta os turnos para sair mais cedo??????
      Leciono desde 1994 esta disciplina, percorri várias escolas e nunca vi nada disto … enfim!!!!

        • Correia on 15 de Abril de 2014 at 19:47
        • Responder

        Isa deixe lá que eu também gostaria muito de saber! Há cada “alucinado” por aqui!

        • Maria on 18 de Abril de 2014 at 0:07
        • Responder

        Nunca viu? Provavelmente porque ninguém anda com um estandarte a dizer que faz.

    • Joana de Vasconcelos e Almeida Sá on 14 de Abril de 2014 at 12:12
    • Responder

    Urge levar aos Senhores Deputados o que de GRAVE se esta a passar nas escolas ao não ser permitido o desdobramento de turma em ET e EV.

    1º – Existe um problema muito sério de SEGURANÇA ao admitir-se que um grupo de 28 a 30 crianças de 9, 10 anos, estejam numa sala apenas com um professor e a manipularem X-actos, tesouras, compassos, serras, colas, tintas, ferramentas eléctricas, etc.
    2º – As dinâmicas da ESCOLA TODA quase desapareceram face à incapacidade das disciplinas de ET e EV responderem aos desafios do Plano Anual de Actividades de Escola.
    3º – Os CONHECIMENTOS e o desenvolvimento de CAPACIDADES pelos alunos ficam muito aquém do preconizado nas Metas Curriculares pela IMPOSSIBILIDADE do professor, com a turma completa (28 a 30 alunos), conseguir cumpri-las.

    Por tudo isto e por muito mais o DESDOBRAMENTO da turma em ET e EV é fundamental e nem custa mais dinheiro pois as escolas TÊM PROFESSORES DO QUADRO EM NÚMERO SUFICIENTE que estão a fazer um pouco de tudo pela escola e pouco a leccionar ET e EV.

    O que se passa é pouco sério, grave e exige uma denúncia concertada dos professores de EVT, das direcções das escolas, dos sindicatos e dos pais.
    ESTRANHO é o silêncio de todos estes actores educativos perante um problema tão visível e muito preocupante!!!!!!!

    PROPOSTA PRÓ-ACTIVA: Em cada Escola cada professor de ET e EV deveria inscrever com os devidos fundamentos, na acta de Conselho de Turma do 3º Período, a proposta de desdobramento de turma (ou coadjuvação) no próximo ano lectivo.

  4. O quanto eu lamento não me ser possível dar uma opinião sobre a atual situação do EV e do ET. Fui professora de EVT 14 anos a contrato a lecionar esta disciplina até, ao fatídico ano da passagem de dois para um professor que lançou todos os professores contratados desta disciplina para o primeiro ciclo ou outras habilitações. Para muitos colegas com 6 e mais anos de trabalho restou o desemprego. Desta forma, apenas quero deixar a uma palavra de força para os colegas que estão no terreno, com toda a certeza com imensas dificuldades em lecionar uma disciplina que se deseja ser essencialmente prática, zelando pelo desenvolvimento da criatividade entre outras mais valências. É com imensa saudade do EVT que deixo aqui estas palavras….

    • Jorge on 17 de Abril de 2014 at 11:28
    • Responder

    Sr. Arlindo e restantes colegas, acredito que esta divisão de evt em et e ev, bem como a extinção de et no 3º ciclo, não passa de uma manobra de MEc para acabar de vez com ET. ou seja um dia destes só haverá ev nas escolas (2º e 3º ciclos).

    Mas vejamos ainda as injustiças que andam por ai:

    Existiram colegas de EVt que até esfregaram as mãos quando o ET do 3º ciclo passou a oferta de escola, pois ficaram com essas horas em detrimento de quem por direito deveria ficar…

    O currículo de ET do 3º ciclo passou para o 2º ciclo e os directores (talvez mandados pelo mec /OU NÃO..) atribuíram sempre tudo ao evt excluindo os professores de et – 3ºciclo, muitos com dezenas de anos de serviço bem mais do que alguns de evt…

    Acredito também que o sindicato dos professores de evt e o de et (anapet) não têm trabalhado em articulação no sentido de preservarem as suas disciplinas!

    PENSEM:

    O MEC QUERER-NOS EXTERMINAR, E EM VEZ DE DEBATES SOBRE A ARTICULAÇÃO et/ev DEVERÍAMOS ERA ESTAR A DEBATER LUTAS DESTINADAS À PRESERVAÇÃO DESTAS DISCIPLINAS NO 2º E 3º CICLOS!
    cumprimentos

    Jorge

    • Joana Catarina on 19 de Abril de 2014 at 13:40
    • Responder

    É preciso mexerem-se.

    Os colegas de EVT não pensem que sentadinhos no sofá vão melhorar a sua situação.

    Mandem mails, escrevam nas atas, proponham o desdobramento de turma em cada escola, …..

      • Alberto Miranda on 21 de Abril de 2014 at 17:24
      • Responder

      Cara Joana Catarina,
      No que tenho assistido nas escolas, só acredito nas greves às avaliações e no voto em força contra as políticas deste governo.
      Cumprimentos

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores:

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading