…de publicações aqui no blogue.
Esta será uma semana para recuperar alguma sanidade mental para o que resta do ano letivo.
Não sei se terei acesso a um pc ou a alguma rede wireless, por isso, conto infoexcluir-me durante uma meia dúzia de dias.
Pediram-me há algum tempo para deixar em debate as consequências das alterações curriculares do ensino básico e secundário, em especial do desaparecimento da disciplina de EVT e consequentemente do par pedagógico, em substituição das disciplinas de EV e de ET com um professor único.
Que alterações profundas aconteceram nestas novas disciplinas em termos práticos na sala de aula?
As direcções das escolas têm atribuído a mesma turma ao mesmo professor nas duas disciplinas ou tem havido a separação dos professores que leccionam EV com os que leccionam ET?
Agradeço os vossos contributos para este assunto.
E antecipadamente, uma boa Páscoa a todos.



13 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
No 3ºciclo a disciplina de ET desapareceu, pois tornada oferta de escola, quando o professor se reforma ou sai da escola a oferta desaparece, na pratica a disciplina morreu!!!!!!
E depois querem que os alunos escolham cursos profissionais se no básico deixaram de ter disciplinas práticas. É o mundo ao contrário…
na minha escola a educação tecnológica é leccionada por professores do grupo 240, que reunem regularmente com o grupo 600… no entanto não houve a duplicação de disciplinas [ev e et] para o mesmo professor.
no 3º ciclo já não há et… aliás, também já só sobra um professor do quadro que tem estado a trabalhar com as tic no secundário.
A minha experiência não está a correr da melhor forma, porque só lecciono Educação Tecnológica (opção da Direção do Agrupamento) e portanto, tenho dez turmas mais uma direção de turma (nunca tive tantas turmas e tantos alunos e por conseguinte tantos Conselhos de Turma como neste ano letivo).
As turma são grandes (muitas com alunos da educação especial), falta de material (existem poucas ferramentas nos armários) e falta de condições para realizar trabalhos práticos com os alunos.
O programa de Educação Tecnológico no meu ponto de vista é inadequado para o 2ºCiclo (ex:começar por dar aos alunos do 5ºano o conceito de “técnica” e “tecnologia” ou dar a “projeção ortogonal”, “perspetiva isométrica” ou “perspetiva cavaleira”).
Sei que muitos colegas fazem trabalhos em ET que são de EV (ex: os “brinquedos ópticos” como o zootrópio ou as máscaras de Carnaval).
Tenho a noção que sendo o mesmo professor de EV e ET na mesma turma consegue-se fazer articulação nos conteúdos/trabalhos nas duas disciplinas e com isso poderá haver resultados mais positivos e mais interessantes.
No fundo defendo que devíamos voltar à disciplina de EVT mesmo que seja só com um professor.
Acho revoltante o alheamento de alguns professores do grupo 240 sobre o que se está a passar…e temos que saber o que os partidos da esquerda pensam sobre esta matéria.
Bom descanso!! Obrigada por toda a ajuda que nos tem dado.
É um atentadado, deixaram de estar dois professores em disciplinas eminentemente práticas como o EV e o ET e disciplinas como as ofertas de escola, as Ciências, a Físico-química estejam desdobradas com metade dos alunos quando a maior parte das vezes juntam os turnos para saírem mais cedo, é vergonhoso que com programas práticos e com salas que apenas estão equipadas com 2 ou três bancadas estejam 26 alunos e um professor, não é sério.
Gostaria de saber em que escola é que um professor de físico-química junta os turnos para sair mais cedo??????
Leciono desde 1994 esta disciplina, percorri várias escolas e nunca vi nada disto … enfim!!!!
Isa deixe lá que eu também gostaria muito de saber! Há cada “alucinado” por aqui!
Nunca viu? Provavelmente porque ninguém anda com um estandarte a dizer que faz.
Urge levar aos Senhores Deputados o que de GRAVE se esta a passar nas escolas ao não ser permitido o desdobramento de turma em ET e EV.
1º – Existe um problema muito sério de SEGURANÇA ao admitir-se que um grupo de 28 a 30 crianças de 9, 10 anos, estejam numa sala apenas com um professor e a manipularem X-actos, tesouras, compassos, serras, colas, tintas, ferramentas eléctricas, etc.
2º – As dinâmicas da ESCOLA TODA quase desapareceram face à incapacidade das disciplinas de ET e EV responderem aos desafios do Plano Anual de Actividades de Escola.
3º – Os CONHECIMENTOS e o desenvolvimento de CAPACIDADES pelos alunos ficam muito aquém do preconizado nas Metas Curriculares pela IMPOSSIBILIDADE do professor, com a turma completa (28 a 30 alunos), conseguir cumpri-las.
Por tudo isto e por muito mais o DESDOBRAMENTO da turma em ET e EV é fundamental e nem custa mais dinheiro pois as escolas TÊM PROFESSORES DO QUADRO EM NÚMERO SUFICIENTE que estão a fazer um pouco de tudo pela escola e pouco a leccionar ET e EV.
O que se passa é pouco sério, grave e exige uma denúncia concertada dos professores de EVT, das direcções das escolas, dos sindicatos e dos pais.
ESTRANHO é o silêncio de todos estes actores educativos perante um problema tão visível e muito preocupante!!!!!!!
PROPOSTA PRÓ-ACTIVA: Em cada Escola cada professor de ET e EV deveria inscrever com os devidos fundamentos, na acta de Conselho de Turma do 3º Período, a proposta de desdobramento de turma (ou coadjuvação) no próximo ano lectivo.
O quanto eu lamento não me ser possível dar uma opinião sobre a atual situação do EV e do ET. Fui professora de EVT 14 anos a contrato a lecionar esta disciplina até, ao fatídico ano da passagem de dois para um professor que lançou todos os professores contratados desta disciplina para o primeiro ciclo ou outras habilitações. Para muitos colegas com 6 e mais anos de trabalho restou o desemprego. Desta forma, apenas quero deixar a uma palavra de força para os colegas que estão no terreno, com toda a certeza com imensas dificuldades em lecionar uma disciplina que se deseja ser essencialmente prática, zelando pelo desenvolvimento da criatividade entre outras mais valências. É com imensa saudade do EVT que deixo aqui estas palavras….
Sr. Arlindo e restantes colegas, acredito que esta divisão de evt em et e ev, bem como a extinção de et no 3º ciclo, não passa de uma manobra de MEc para acabar de vez com ET. ou seja um dia destes só haverá ev nas escolas (2º e 3º ciclos).
Mas vejamos ainda as injustiças que andam por ai:
Existiram colegas de EVt que até esfregaram as mãos quando o ET do 3º ciclo passou a oferta de escola, pois ficaram com essas horas em detrimento de quem por direito deveria ficar…
O currículo de ET do 3º ciclo passou para o 2º ciclo e os directores (talvez mandados pelo mec /OU NÃO..) atribuíram sempre tudo ao evt excluindo os professores de et – 3ºciclo, muitos com dezenas de anos de serviço bem mais do que alguns de evt…
Acredito também que o sindicato dos professores de evt e o de et (anapet) não têm trabalhado em articulação no sentido de preservarem as suas disciplinas!
PENSEM:
O MEC QUERER-NOS EXTERMINAR, E EM VEZ DE DEBATES SOBRE A ARTICULAÇÃO et/ev DEVERÍAMOS ERA ESTAR A DEBATER LUTAS DESTINADAS À PRESERVAÇÃO DESTAS DISCIPLINAS NO 2º E 3º CICLOS!
cumprimentos
Jorge
É preciso mexerem-se.
Os colegas de EVT não pensem que sentadinhos no sofá vão melhorar a sua situação.
Mandem mails, escrevam nas atas, proponham o desdobramento de turma em cada escola, …..
Cara Joana Catarina,
No que tenho assistido nas escolas, só acredito nas greves às avaliações e no voto em força contra as políticas deste governo.
Cumprimentos