13 de Dezembro de 2015 archive

Projeto Aqeduto: os alunos, as escolas e o país em debate

(…) Depois do “Mês da Educação”, o ensino volta a estar na ribalta com a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS). Em parceria com o Conselho Nacional de Educação, a fundação promove agora o projeto Aqeduto: avaliação, qualidade e equidade em educação. O objetivo é explicar, com “uma linguagem acessível”, a “variação dos resultados dos alunos portugueses nos testes PISA”.

Em comunicado, a FFMS explica também que não pretende “desvalorizar o rigor científico na análise das relações estudadas” e, por isso, o projeto Aqeduto assentará em três “eixos fundamentais”:

O projeto estender-se-á até outubro do próximo ano e contará com 11 fóruns organizados mensalmente. O primeiro acontece já no próximo dia 14 de dezembro, entre as 18h e as 19h30, no auditório do Conselho Nacional de Educação em Lisboa. Nele será feita a apresentação do projeto Aqeduto, com presença confirmada do presidente do Conselho Nacional de Educação, David Justino, e do diretor científico da FFMS, Pedro Magalhães.

Em cada fórum o debate irá girar em torno de uma questão diferente. Esta primeira iniciativa, que “visa debater a evolução dos resultados PISA e aspetos de desenvolvimento do país, tais como a economia e o índice de desenvolvimento humano”, tentará responder à pergunta “Educação e Economia: quem vai à frente?.

Será sempre tido em conta “o público em geral, nomeadamente os pais”. Ou seja, pretende-se concluir “o que pode a sociedade civil aprender através dos resultados destes testes internacionais”. A entrada é livre neste primeiro fórum, mediante inscrição prévia nesta página.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/projeto-aqeduto-os-alunos-as-escolas-e-o-pais-em-debate/

A humanidade em regressão?

(…)Ao Serviço de Psicologia e Orientação chegam frequentemente pedidos que se prendem com o mau comportamento nas salas de aula. Na tentativa de perceber de que forma os pais encaram o problema, dado que o dito mau comportamento tem implicações nas aprendizagens do seu educando e dos outros colegas, não é raro os pais deixarem escapar o desabafo de que “os professores têm seus problemas”. Este tipo de argumento, dada a sua frequência, gera em mim instintos negativos, que só com um elevado autocontrolo consigo mitigar. O mau comportamento tem assim uma explicação lógica e muito acertada, com um alvo fácil e desculpabilizador de outras causas, “os problemas dos professores”, considerados, desta forma, como os culpados pela má educação e falta de respeito com que diariamente se confrontam na sala de aula!

Atualmente, os pais olham para os filhos como gente pequenina até muito mais tarde que no passado. Tudo é permitido porque, coitadinhas das crianças, ainda são pequeninas, mesmo estando já a frequentar o segundo ou o terceiro ciclo. A regressão é de tal ordem que suspeito, em breve, as crianças iniciarão o primeiro ano de escolaridade ainda de fraldas e os professores serão responsabilizados se, porventura, elas chegarem a casa com o rabinho assado por os docentes não as terem mudado logo que ficaram sujas. Estou a exagerar? Estarei? Também num passado bem recente seria difícil imaginar turmas do primeiro ano ingovernáveis ou alunos do ensino superior a serem convidados a sair da sala de aula por comportamento disruptivo e agora estas situações já fazem parte do dia a dia das escolas.

Espero que este ano novo e os próximos devolvam aos professores e à escola mecanismos de ação imediata, que torne claro o que definitivamente não é tolerável no espaço escolar. “

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/a-humanidade-em-regressao/

Ranking de escolas: “Falta ter a informação completa sobre o privado”

Escolas privadas dominam rankings mas não revelam todos os dados. O tema esteve em debate na TVI24 com o professor Paulo Guinote e a jornalista Bárbara Wong

https://www.youtube.com/watch?v=Hn50atBXuB8&feature=youtu.be

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/ranking-de-escolas-falta-ter-a-informacao-completa-sobre-o-privado/

E Qual Será a Penalização Para o Pai?

… por utilizar a sua filha menor para gravar as conversas dentro de uma sala de aula?

 

Alunos insultados pela professora

 
img_757x426$2015_12_13_03_19_22_501642

 

Insultos, palavrões e muitos gritos. Uma pressão constante exercida pela professora Maria do Céu Almeida sobre os 23 alunos, do 2º ano, da EB1 da Ortigueira, em Palmeira, Braga, e que foi descoberta pelo pai de uma das crianças: colocou um gravador na mochila da filha e ficou horrorizado com o ambiente vivido na sala de aula.

Vai fazer uma queixa contra a docente no Ministério Público e a filha, de sete anos, só volta às aulas quando a professora – e diretora da EB1 – for substituída.

Burros, estúpidos, parvalhões e patetas são alguns dos nomes que se ouve a docente chamar aos alunos que, amedrontados, tentam ler algumas palavras, entre os berros da professora. Chega mesmo a gritar: “Já não sabe a m… da letra”, e a fazer ameaças: “é bom que tu leias […], nem sei o que vou fazer contigo”, ouve-se.

“A minha filha estava estranha, sobretudo no início do ano. Não aprendia, não queria falar da escola e ficava violenta. Chegava a casa com as cuecas sujas. Mas só à semana”, recorda o pai. “Não consegui ouvir tudo de uma vez. É horrível o que ela faz à minha filha e aos coleguinhas. Eu sei defender-me, eles não”, diz. Exige a mudança de professora e comunicou o caso à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.

O CM tentou, este sábado, sem sucesso, ouvir a professora e o agrupamento de escolas.

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/e-qual-sera-a-penalizacao-para-o-pai/

Resumo da Semana 13 e Antevisão da Semana 14 (CE)

Muito em breve farei a comparação do pedido de horários em contratação de escola durante o 1º período deste ano lectivo com o ano lectivo anterior para perceber as diferenças existentes nestes dois anos.

 

SEMANA13

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/resumo-da-semana-13-e-antevisao-da-semana-14-ce/

Existem 8754 Candidatos à Contratação Ainda Sem Colocação

Após a publicação da Reserva de Recrutamento 14 existem 8754 candidatos à contratação que se encontram nas listas de não colocados.

Estes 8754 candidatos apresentam 12594 candidaturas a vários grupos de recrutamento conforme a distribuição do quadro seguinte.

nao colocados rr14

 

O grupo de recrutamento com mais candidatos por colocar é o grupo 100 – Educação Pré-Escolar com mais de 50% dos candidatos iniciais ainda por colocar nesta altura.

Existem grupos de recrutamento que neste momento têm menos de 10% de candidatos por colocar, são eles:

  • 290 – Educação Moral e Religiosa Católica;
  • 430 – Geografia;
  • 540 – Electrotecnia;
  • 560 – Ciências Agro-Pecuárias.

Nestes 4 grupos de recrutamento verifica-se que o Grupo 420 – Geografia que tinha 802 candidatos por colocar em 31 de Agosto de 2015 tem neste momento apenas 53 candidatos por colocar, sendo o grupo de recrutamento que mais docentes conseguiu contratar em percentagem do número de candidatos inicial.

Em tons de verde encontram-se os grupos de recrutamento com menos de 40% de candidatos por colocar e em tons de vermelho os grupos com mais de 40% dos candidatos por colocar na reserva de recrutamento 14.

Chamo a atenção que este quadro não indica que os docentes foram colocados no grupo onde estão identificados e podem ter obtido colocação noutro grupo de recrutamento para o qual tenha habilitação profissional. Também existem algumas centenas de candidatos que saíram das listas da reserva de recrutamento pela penalização prevista no artigo 18º do DL 83-A/2014 e não se encontram este ano lectivo a trabalhar para o MEC.

Apesar da Educação Especial ser um grupo onde já existem muitos candidatos ainda é um grupo que consegue absorver a maioria dos candidatos.

Mas quem quiser mesmo a garantia de emprego no ensino pode começar a pensar em tirar uma profissionalização para Educação Moral e Religiosa Católica.

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/existem-8754-candidatos-ainda-sem-colocacao/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: