…estes dois sindicatos marcarem greve para estas provas.
Fenprof anuncia greve às novas provas ModA do 4.º e 6.º anos de escolaridade
A Federação Nacional de Professores (Fenprof) anunciou hoje uma greve às novas provas de monitorização das aprendizagens (ModA) do 4.º e do 6.º anos de escolaridade, que substituem as anteriores provas de aferição.
A Fenprof decidiu avançar com o pré-aviso de greve às provas ModA – agendadas para o final de maio e início de junho – na reunião do secretariado nacional.
“Há um pré-aviso às provas ModA e a todo serviço relacionada com essas: desde secretariado, vigilância, correções. Tudo o que tem a ver com essas provas”, disse o secretário-geral da Fenprof, em conferência de imprensa.
Mário Nogueira reconheceu que os alunos poderão ficar sem aulas nos dias de provas.
“Em alguns casos, os alunos não têm [aulas]. Em outros casos, nomeadamente no primeiro ciclo, (…) as turmas dos professores que estão envolvidos nas provas vão ser encaminhadas e ficarão encavalitadas nas turmas que já estão cheias, dos outros colegas, e, portanto, isso não tem sentido nenhum, porque aí também não há aulas, embora os meninos fiquem na escola, mas fica um quadro de confusão que não é normal para o desenvolvimento das atividades”, realçou.
Para o sindicalista, a provas ModA são “feitas à custa da sobrecarga de trabalho dos professores” e são testes “sem sentido nenhum naquilo que se poderá chamar a aferição do sistema”.
“Na prática são uma espécie de exames generalizados para todos os alunos. São provas que irão prejudicar o trabalho das escolas, criando instabilidade nas salas de uns professores com os alunos dos outros que estão implicados nas provas. Estas provas não têm sentido nenhum”, sublinhou.
As provas ModA realizam-se em formato digital, entre 19 de maio e 06 de junho, e serão classificadas por uma equipa de avaliadores do Instituto de Avaliação Educativa criada para o efeito.



10 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
O “miar” dos moribundos!
greve e muito bem
estas provas sao o maior logro dos ultimos tempos
nao aferem nada, os alunos sabem que nao contam, as escolas ou fecham ou os profs sem aulas e dao trabalho desnecessario aos corretores
os pais e alunos não entendem sequer aquela avaliacao dubia
Se fizesses a prova de Português do 4.º ano, tinhas negativa.
Uma verdadeira inutilidade, fonte de gastos públicos, de tempo, de energia e uma fonte de destabilização e de trabalaho extra sem sentido. Uma vergonha do atual governo que poderia simplesmente ter abolido as aberrantes provas de aferição mas que só lhe mudou o nome. Mais valia terem ficado quietos! (Escrito por um vontante passado, e futuro, na AD mas, que ainda assim, tem esta opinião.)
Provas que não servem para nada a não ser para impedir o normal funcionamento das escolas e das aulas.
Estas e as que existiam antes deviam acabar.
Seria bom que todos os professores tivessem coragem de fazer greve, mas como é costume muitos não tem coragem pois os seus agrupamentos quase que impoem estes serviços com medo de ficarem mal na fita.
Como há muitos professores a não terem coragem de fazer greve, o governo continua com esta palhaçada.
E verdade.
Mas mais do que isso, denunciar publicamente a inutilidade destas provas (as anteriores eram a mesma coisa) e a enorme perda de tempo e constrangimentos colocados às escolas, ainda durante as aulas e as avaliações de fim de período / ano.
Seria bom perceberem isto de uma vez por todas!
Realmente há muita falta de estudo nestes docentes que não compreendem o objetivo desta monitorização. Sendo que passam a vida a avaliar os seus alunos e ignoram que esses resultados devem ter implicações na sua prática letiva. Não compreendem, realmente só basta dizer, estudassem!
Vergonho é ver uma equipa de colegas, “armados em galos”, a lamber-se uns aos outros….PACÓVIOS! BAJULADORES!
Os lobbies nas escolas têm de acabar. Que venham os gestores para meter alguma ordem AO PESSOAL QUE SE HAJA MOBÍLIA DA CASA, COM ENORMES REGALIAS, A COMEÇAR PELOS HORÁRIOS. Na maioria das Escolas Básicas, só se trabalha na parte da manhã. INSPEÇÃO EM TODAS ELAS PARA PÔR ORDEM NO GALINHEIRO, NAS GALINÁCIAS, NAS PSEUDO-GALINÁRIAS E NOS GALOS COM RABO GASTO….
Vergonho é ver uma equipa de colegas, “armada em EU POSSO E MANDO!”, a lamber-se uns aos outros….PACÓVIOS! BAJULADORES!
Os lobbies nas escolas têm de acabar. Que venham os gestores para meter alguma ordem AO PESSOAL QUE SE ACHA “MOBÍLIA DA CASA”, COM ENORMES REGALIAS, A COMEÇAR PELOS HORÁRIOS. Na maioria das Escolas Básicas, só se trabalha na parte da manhã. INSPEÇÃO EM TODAS ELAS PARA PÔR ORDEM NO GALINHEIRO, NAS GALINÁCIAS, NAS PSEUDO-GALINÁRIAS E NOS GALOS COM RABO GASTO….Uma podridão!