Há dias em que o próprio dia se torna na coisa mais bela do dia
28/12/2015 – Póvoa de Varzim
Dez 28 2015
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/imagens-3/
Dez 28 2015
E estou em crer que as 869 vagas serão todas para este recrutamento.
Nenhum docente contratado que ainda esteja em funções pode candidatar-se ao IEFP, mesmo que ainda esteja em período experimental e possa denunciar o contrato.
Ver aqui o aviso de abertura
O Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. está a promover um concurso, com vista ao recrutamento e seleção de formadores para ministrar, na sua rede de Centros de Emprego e Formação Profissional, formação nas componentes de formação de base, sociocultural e científica das diferentes modalidades do Sistema Nacional de Qualificações, de acordo com as necessidades estimadas para o período de 2016-2018.
As condições a observar no presente processo de recrutamento são as constantes do Aviso de abertura de procedimento de seleção n.º 1/2015.
As candidaturas às necessidades identificadas para cada Centro de Emprego e Formação Profissional podem ser formalizadas no período de 29 de dezembro de 2015 e 11 de janeiro de 2016, através da plataformaSIGRHE.
De forma a facilitar o processo de candidatura está disponível, para download, um manual de instruções.
Todas as dúvidas sobre o procedimento em questão devem ser enviadas para o endereço eletrónico: concursoiefp2016-2018@iefp.pt.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/recrutamento-para-o-iefp-agora-este-serve-a-mais-formadores/
Dez 28 2015
Candidatura aberta para o IEFP, entre 29 de Dezembro e 6 de Janeiro, para docentes dos quadros do MEC sem componente lectiva.
Chamo a atenção para o número 4 do aviso de abertura onde está assinalado a negrito que os docentes contratados não podem concorrer.
No quadro da cooperação institucional entre o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e o Ministério da Educação, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), em articulação com a Direção-Geral da Administração Escolar, encontra-se a promover um processo de manifestação de interesse de mobilidade de docentes de carreira sem carga horária letiva atribuída para a rede de Centros de Emprego e Formação Profissional, nos termos do respetivo Aviso.
A requisição dos interessados visa responder às necessidades estimadas para a rede de Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP, I.P., para o período de 2016-2018, para ministrar formação nas componentes de formação de base, sociocultural e científica das diferentes modalidades do Sistema Nacional de Qualificações, e processa-se nos termos do previsto na alínea a) do n.º 2 do artigo 67.º do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90, de 28 de abril, com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro.
Para efeito de manifestação formal de interesse, no período compreendido entre 29 de dezembro de 2015 e 6 de janeiro de 2016, os docentes devem assinalar esta intenção, por e-mail, através do endereço concursoiefp2016-2018@iefp.pt.
Se existe um protocolo entre o IEFP e o MEC para este aviso de abertura, aconselhava o IEFP a saber antecipadamente à abertura deste concurso que professores existem nesta altura sem componente lectiva, pois das 869 vagas em concurso existem apenas 12 candidatos possíveis que ainda não têm componente lectiva atribuída.
O mais certo é abrir uma nova fase de concurso para contratação.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/mobilidade-para-o-iefp-que-serve-apenas-para-12-docentes/
Dez 28 2015
Tudo em nome da poupança de uns trocos.
Quando depois se esbanjam milhões na salvação das fortunas.
Diogo Santos, sete anos, sofre de amaurose congénita de Leber, uma forma hereditária de perda de visão. Um caso raro que acontece à nascença. Perdeu a visão nessa altura.
Nos primeiros cinco anos, frequentou o infantário da cidade, mas desde o ano letivo 2014/2015, altura em que passou para o primeiro ciclo, Mirandela deixou de ter capacidade de resposta, porque não existe uma escola de referência nem foi colocada qualquer professora especializada em Braille.
O Estado criou uma rede de escolas de referência para a inclusão de alunos cegos ou baixa visão. Na região transmontana, só havia duas: ou o Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, ou Diogo Cão, em Vila Real, escola sobre a qual recaiu a escolha.
A rotina diária foi completamente alterada. Diogo levanta-se todos os dias às sete horas para, meia hora depois, estar à porta de casa pronto a viajar até Vila Real, onde frequenta a escola, numa turma com mais 25 alunos. São cerca de 60 quilómetros de táxi. “A escola contratou uma empresa para levar o Diogo e outra menina de Cabanelas”, conta o pai, Miguel Ângelo.
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/cegueira-politica/
Dez 28 2015
…
…
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/opiniao-de-filinto-lima-no-publico-de-hoje-2/