Blog DeAr Lindo
Dez 13 2015
13 de Dezembro de 2015
(…)Ao Serviço de Psicologia e Orientação chegam frequentemente pedidos que se prendem com o mau comportamento nas salas de aula. Na tentativa de perceber de que forma os pais encaram o problema, dado que o dito mau comportamento tem implicações nas aprendizagens do seu educando e dos outros colegas, não é raro os pais deixarem escapar o desabafo de que “os professores têm seus problemas”. Este tipo de argumento, dada a sua frequência, gera em mim instintos negativos, que só com um elevado autocontrolo consigo mitigar. O mau comportamento tem assim uma explicação lógica e muito acertada, com um alvo fácil e desculpabilizador de outras causas, “os problemas dos professores”, considerados, desta forma, como os culpados pela má educação e falta de respeito com que diariamente se confrontam na sala de aula! Atualmente, os pais olham para os filhos como gente pequenina até muito mais tarde que no passado. Tudo é permitido porque, coitadinhas das crianças, ainda são pequeninas, mesmo estando já a frequentar o segundo ou o terceiro ciclo. A regressão é de tal ordem que suspeito, em breve, as crianças iniciarão o primeiro ano de escolaridade ainda de fraldas e os professores serão responsabilizados se, porventura, elas chegarem a casa com o rabinho assado por os docentes não as terem mudado logo que ficaram sujas. Estou a exagerar? Estarei? Também num passado bem recente seria difícil imaginar turmas do primeiro ano ingovernáveis ou alunos do ensino superior a serem convidados a sair da sala de aula por comportamento disruptivo e agora estas situações já fazem parte do dia a dia das escolas. Espero que este ano novo e os próximos devolvam aos professores e à escola mecanismos de ação imediata, que torne claro o que definitivamente não é tolerável no espaço escolar. “
(…)Ao Serviço de Psicologia e Orientação chegam frequentemente pedidos que se prendem com o mau comportamento nas salas de aula. Na tentativa de perceber de que forma os pais encaram o problema, dado que o dito mau comportamento tem implicações nas aprendizagens do seu educando e dos outros colegas, não é raro os pais deixarem escapar o desabafo de que “os professores têm seus problemas”. Este tipo de argumento, dada a sua frequência, gera em mim instintos negativos, que só com um elevado autocontrolo consigo mitigar. O mau comportamento tem assim uma explicação lógica e muito acertada, com um alvo fácil e desculpabilizador de outras causas, “os problemas dos professores”, considerados, desta forma, como os culpados pela má educação e falta de respeito com que diariamente se confrontam na sala de aula!
Atualmente, os pais olham para os filhos como gente pequenina até muito mais tarde que no passado. Tudo é permitido porque, coitadinhas das crianças, ainda são pequeninas, mesmo estando já a frequentar o segundo ou o terceiro ciclo. A regressão é de tal ordem que suspeito, em breve, as crianças iniciarão o primeiro ano de escolaridade ainda de fraldas e os professores serão responsabilizados se, porventura, elas chegarem a casa com o rabinho assado por os docentes não as terem mudado logo que ficaram sujas. Estou a exagerar? Estarei? Também num passado bem recente seria difícil imaginar turmas do primeiro ano ingovernáveis ou alunos do ensino superior a serem convidados a sair da sala de aula por comportamento disruptivo e agora estas situações já fazem parte do dia a dia das escolas.
Espero que este ano novo e os próximos devolvam aos professores e à escola mecanismos de ação imediata, que torne claro o que definitivamente não é tolerável no espaço escolar. “
Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2015/12/a-humanidade-em-regressao/
fácil!…voltem os castigos corporais, agora para…os alunos!
Your email address will not be published.
Notify me of new posts by email.
Δ
Facebook
Recebe os novos artigos no teu email
Junta-te a outros seguidores:
1 comentário
fácil!…voltem os castigos corporais, agora para…os alunos!