O próximo documento foi produzido em colaboração com o José Travado usando a minha base de dados das colocações de contratados desde 2004/2005.
O ano letivo 2004/2005 não foi considerado neste estudo pelo simples facto de os números de candidatura desse ano serem diferentes dos que começaram a ser usados a partir de 2005/2006.
O trabalho com as explicações encontra-se neste post.
As explicações do documento são as seguintes:
O documento em pdf encontra-se na imagem seguinte:
Qualquer sugestão ou observação devem-no fazer para o seguinte mail: jusxcbs@gmail.com
Recordo que neste trabalho faltam as colocações em contratação de escola em escolas TEIP e com Autonomia. E por essa razão os números poderão ser superiores, especialmente nos últimos anos letivos.






25 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Faltam aqueles que estiveram colocados em outros ministérios a exercer funções docentes, como os que estiveram no EPE, Casa Pia, etc.
Atenção aos grupos de línguas… Infelizmente, há casos de professores
que têm mais de 5 contratos sucessivos, mas podem ter estado nuns anos no grupo 200 e noutros no 300, ou no 310, etc…
Pois é, este trabalho é moroso!
Eu, por exemplo, tenho 6 anos no mesmo grupo entre 2006 e 2011 e não apareço nestas listas.
Errata: onde se lê 2011, deve ler-se 2012!
O ano de 2004 2005 não é contemplado , bem como os que o antecedem por falta de dados ? É que há imensos professores contratados , com contratos sucessivos desde 2000…
O que tem de ser combatido é esta vinculação semi automática é pronto.
O que deve ser combatido são essas ideias! Deveria antes contemplar 3 contratos anuais consecutivos!
O que deveria era ser concurso para todos ordenados pela graduação profissional contemplando, apenas o tempo de serviço prestado no público.
Isso era o que acontecia até agora! Tenho 9 anos consecutivos, ininterruptos e 18 anos de serviço! Nunca trabalhei em nenhuma TEIP nem AT e agora poderei vincular… qual é o seu problema? É injusto?
Esta história dos 5 anos completos e consecutivos é muito bom para quem tem cunha. Nas escolas Teip ou autónomas serão muitos. Como se não bastasse ultrapassarem os colegas mais graduados, ainda têm a oportunidade de vincular. PARABÉNS À CORRUPÇÃO!
Isto se acontecer é uma vergonha!!! Um atentado à democracia e à constituição. Como é possível colegas no fundo da lista de graduação, com poucos anos de serviço vincularem e passarem à frente de colegas professores com anos e anos de serviço e bem graduados só porque tiveram a sorte de irem renovando! Isto é um país de terceiro mundo, sem princípios e valores que atropela os princípios da democracia! Estou escandalizada e cada vez mais revoltada contra esta corja de políticos sem ética e moral que validam este tipo de injustiças!
Vai acontecer mesmo…
Verdade Lopes, ainda bem que concorda comigo! O pior é que os nossos politicos criam leis a favorecer a corrupção do tipo DL 35/2007 de 15 de Fevereiro criado pelo Sócrates. Muitas vezes reclamei com os agrupamentos por ser ultrapassada p colegas menos graduados e a resposta que me davam era que este decreto permitia aos agrupamentos selecionar o candidato que quisessem. Veio Passos Coelho e Nuno crato, deram continuidade ao mesmo e ainda inventaram os subcriterios e aumentaram o n.º de escolas com autonomia. Sócrates foi preso, falta prender os outros e alterar estas leis, FAZER JUSTIÇA!
E se estivesse nessa situação seria a primeira a criticar uma vez que nunca gostei de passar indevidamente ninguém que estivesse à minha frente frente, mas também não gosto de ver colegas a esfregarem as mão de contentes com esta vergonha porque só assim, vão vincular. Pois só vinculariam daqui a muitos anos, como aqueles que andam nisto há anos e anos e vêem-se ultrapassados por estes sortudos!!!! Realmente se isto for para a frente somos mesmo governados pela pior estripe de políticos que passaram pelo governo desde o 25 de Abril: A democracia está mesmo a agonizar….
Arlindo, este documento precisa de ser mostrado à comunicação social, é necessário fazer barulho. São muitos os professores que vão ser prejudicados, como eu. Desde 2004 até 2012/2013 sempre tive horário completos, como não fiquei colocado numa TEIP o meu contrato ao não ser renovado tive que concorrer e não fiquei com horário completo logo a 1 de setembro. Conclusão, estou fora da vinculação automática. Conheço uma colega que só em 2010 é que ficou com horário completo, numa TEIP na Amadora e continua lá, e é o 500 e tal na lista e eu sou o 26…ELA VINCULA E EU NÃO…QUAL A JUSTIÇA????
Pois… Eu tenho horário completo desde 2002 mas em 2012 fiquei com 19h… Tb estou fora
Nem sempre quem tem os 5 anos consecutivos (como é o meu caso) esteve em escolas teip ou teve a sorte de renovar, apenas concorri para locais que colegas que estão à minha frente na altura não quiseram…
Deixa de olhar apenas para o teu umbigo… há sempre casos, mas tenta ver para além da maçã podre!
Claro, mas porque a lei é injusta vamos prejudicar quem reúne as atuais condições, só porque outros não, nos 2 anos passados vincularam colegas que vindo do privado tinham apenas 1 ano de serviço no público, ao menos agora pedem 5.
A maior parte dos casos de ultrapassagens, são de casos de professores que não concorreram para todo o país com horários completos anuais, pena tenho dos colegas que por causa das renovações não tiveram hipóteses de ter logo dia 1/9 horário anual e completo, e por isso defendo quem tem apenas uns dias de interrupção deve ter a sua vinculação mais que merecida.
Eu tenho 8 anos de serviço, completos contando dia por dia, embora trabalhe há 11 anos. Sou de uma família humilde, sem cunhas. Tenho dois filhos. Os meus anos de serviço não são consecutivos porque nunca me renovaram o contrato. Porque é que não mereço vincular? ARLINDO SABE-ME RESPONDER?
Mas, afinal para que serve o concurso interno/externo de 2015 se continuamos a discutir a porcaria da vinculação automática que, mais não é, do que um concurso externo extraordinário disfarçado?????? Toda a vida se concorreu e se ordenaram candidatos pela graduação profissional e agora arranjou-se este critério da treta para vincular meia dúzia de sortudos e passar à frente dos que não preenchem os requisitos ou os do quadro. Só com estes políticos!!!!
Quando é que se começam a discutir as VAGAS para o concurso interno de 2015????? Isto é que interessa, pois é concurso para todos ordenados pela graduação profissional calculada do mesmo modo de sempre??????
Já basta de tanta injustiça, atropelos e inconstitucionalidades!
Ora, vamos lá ver o que há de comum entre vinculação semiautomática, municipalização do ensino cujo objetivo é dispensar profs e requalificação em fevereiro? Resposta: Uma evidente incompetência na gestão de recursos humanos na área da educação.
Quando é que a assembleia da república debate a petição contra esta vinculação minada pela ilegalidade? Isto é vergonhoso! Foi criada para alguns!
Em vez de tentar impedir que alguém se levante, tente ajudá-lo a levantar-se… vai ver que sabe bem alguém nos dar a mão um dia… Basta de ignorância… a norma travão já deveria estar a ser aplicada há muitos anos! Só não concordo com 2 coisas: 5 anos (deveriam ser 3) e os casos particulares (habilitação prof. em vários grupos de docência).
Isto é muito engraçado e quando colegas com 365 dias de estado vincularam no concurso extraordinário…ordinário…ninguém falou…..sempre ficaram perto de casa fizeram uns contratos numa teip e viram as suas vinculações garantidas…onde está a justiça!o cumprimento do código de trabalho, já trabalho há 11 anos para o ME … deviam contar o tempo de prestação de serviço público…