Blog DeAr Lindo

Idade e Graduação dos candidatos da Norma-Travão 2021

Provavelmente lá para Junho, quando sair a lista dos professores que entraram nos quadros, os jornais (e sindicatos) darão destaque às idades desses professores. E os números que aparecerem nessa altura não serão muito diferentes daqueles que são apresentados neste artigo.

Sendo assim a média das idades (em setembro de 2021) desses professores rondará os 45 anos, havendo no entanto grupos onde os valores ultrapassam os 50 anos. Também a norte (como é sabido) as idades são superiores. Parece-me óbvio, com base nestes dados, que o rejuvenescimento da classe será uma empreitada muito complicada!!!

Mais do que a idade (importante para os jornais) sabemos que é a graduação que determina a nossa posição na lista e por isso apresento a média das graduações dos candidatos nos diferentes grupos e QZP’s.

Desta forma, nos QZP’s 1, 3 e 4 a graduação está acima de 31 enquanto que nos QZP’s 7, 8, 9 e 10 a graduação é inferior a 27. Isto significa que para vincular a norte os candidatos têm, em média, mais 4/5 anos de serviço.