Blog DeAr Lindo

Dúvidas BCE

 

Boa noite colegas.
Já detectamos muitas dúvidas relativamente ao preenchimento das minutas dos critérios da BCE.
Como muitas cabeças a pensar valem bem mais do que uma dúzia, por favor coloquem, neste post, todas as vossas questões, para que as possamos colocar, em tempo útil, à tutela.
PARTICIPEM!
ALGUNS EXEMPLOS:- PARÂMETRO 3 – Qual diferença clara entre “colaborar” e “participar” num projeto? Terão todos os diretores a mesma interpretação?- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:  Imaginemos que um colega (docente X) leciona a disciplina de Economia, e dá aulas, no seu horário, semanalmente, a 3 turmas. Este colega apenas esteve colocado 350 dias. Outro, tendo estado colocado 400 dias (ou seja tendo mais dias de serviço), apenas lecionou 1 turma de Economia. Qual tem mais experiência profissional nessa disciplina? Qual deverá ser mais pontuado?
– Um docente trabalhou, no mesmo ano letivo (365 dias), e na mesma escola, em 2 projetos, que colocará em diferentes parâmetros (e diferentes declarações). Vai contar 365 dias + 365 dias? Teremos então anos de serviço com 730 dias? Será que os diretores vão fazer uma regra um cálculo do número de horas que esses docentes tinham alocadas a esse projeto, tendo em conta o número de horas do seu horário? E o que acontecerá a tantos projetos em que nem sequer tínhamos horas atribuídas, nem estavam no horário formal do docente? Vão contar 365 dias por termos estado a trabalhar todo o ano na escola, ainda que só tivéssemos dedicados a esse projeto durante um período? Como uniformizar esta questão?
– Quais serão as versões finais das “drop down´s” de cada parâmetro, para termos consciência se os nossos elementos curriculares têm cabimento nesse parâmetro? Serão os projetos DGE tão limitados aos que efetivamente estão referenciados no separador “projetos” do seu website? Onde “caberão” todos os outros projetos de relevo realizados nas escolas “ex: Junior Archivment”, projetos variados do PTE, etc. etc. etc. etc. (…)
PARTILHEM ESTE POST PARA SERMOS MUITOS A REFLETIR!
Coloquem as vossas questões. Devemos, todos, ser parte da solução, para que tenhamos um concurso mais tranquilo que no ano passado …
Um abraço a todos e MUITA PACIÊNCIA …