Blog DeAr Lindo

81 Aposentados em Dezembro de 2014

Com a publicação da lista de aposentados referentes ao mês de Dezembro de 2014 fechei as contas do ano 2014 relativamente às aposentações dos Educadores e Professores do MEC.

 

Em 2014 aposentaram-se 1127 educadores e professores, sendo este um dos anos com menor número de aposentações na classe docente. Em 2013 foram quatro vezes mais o número de aposentados e em 2012 foram mais do dobro.

A tendência que se verifica é que os docentes estão a prolongar a sua ida para aposentação em função dos cortes e do aumento da idade de referência para o pagamento da reforma. Muitos docentes que se encontram no “último escalão” (atual 9º) pensavam em 1 de Janeiro de 2015 passar para o regime geral, pelo que nessa altura bastaria terem os 4 anos de serviço de permanência nesse escalão de forma a subirem ao índice 370. Com mais um anúncio do congelamento de progressões para 2015, tão cedo isso não irá acontecer.

E presumo que dificilmente venha a acontecer nos anos seguintes.