Na proposta da AD, Luís Montenegro diz que promete descer IRS e IRC e melhorar saúde e educação com apoio de privados. Não descartou a possibilidade de voltarem os Contratos de Associação.
Os grandes colégios privados existem na sua maioria nas grandes cidades, havendo poucas opções privadas em locais remotos do país.
A rede de escolas públicas está próxima de quase todos os alunos.
Se alguma vez a opção for financiar as famílias com uma comparticipação para a frequência do ensino privado esta opção irá criar mais desigualdades sociais entre os que podem optar por uma escola privada e aqueles em que a escola privada mais perto é de acesso quase impossível.
Também não parece que haja uma grande carência de escolas públicas de proximidade. Mas o que começa a haver e já se sente esta falta de escolas na rede pública é devido ao elevado número de emigração que está a lotar muitas turmas de algumas grandes cidades.
Não parece lógica a ideia de se reativar os contratos de associação em larga escala, quando a rede pública já dá essa resposta.
Já na saúde o mesmo não se passa.
Por isso vejo com muita apreensão o anúncio desta medida que serve mais os interesses de uma coligação com o CDS e de uma aproximação à IL.