Blog DeAr Lindo

Os cenários possíveis de reabertura da escola na próxima semana

A escola está encerrada, mas já todos percebemos que na próxima semana vai acontecer a primeira fase do desconfinamento e com ele, como sempre foi anunciado, a reabertura das escolas.

As escolas não vão simplesmente abrir e “pronto”. As escolas vão abrir por fases com períodos de 15 dias de intervalo entre cada uma.

A duvida que se põe, neste momento, é que níveis de ensino vão abrir na primeira fase. Há três cenários possíveis para a reabertura.

1.º – Abrem as Creches e a Educação Pré-Escolar.

2.º – Abrem as Creches, a Educação Pré-Escolar e o 1.º e 2.º anos de escolaridade.

3.º – Abrem Creches, a Educação Pré-Escolar e todos os anos de escolaridade do 1.º Ciclo.

Qualquer um dos cenários é possível de ser exequível, mas tudo depende da mensagem que o governo esteja disposto a enviar ao público e principalmente à economia (tudo isto passa por aí, não tenhamos ilusões).

Numa segunda fase, abrirão as escolas até ao 6.º ano de escolaridade (inclusive) e na terceira fase os restantes anos escolares.

Amanhã, conheceremos o Plano de Desonfinamento pela boca do primeiro ministro. Neste momento tudo é um “talvez”.

Seja qual for a opção que o governo venha a anunciar, uma coisa é certa, só no início de maio é que teremos as escolas a funcionar em pleno.