Exames nacionais. Notas 20 subiram mais de 26% e de 19 quase 50%
Subida de 26,46% no número de classificações máximas e quase de 50% nos dezanoves, diz o Público. Houve menos provas realizadas e muitas opcionais
As notas de excelência nos exames nacionais realizados este ano letivo quase duplicaram. A conclusão é do Público desta quarta-feira, que cita dados recentes do Júri Nacional de Exames: 3.477 alunos alcançaram nota 20, enquanto que 12.073 tiveram 19 valores – é um aumento em relação aos 2.557 e 5.929 casos registados no ano passado.
No total, nesta época de exames foram feitas 227.962 provas, menos 93.871 do que em 2019. A diminuição é explicada pelas medidas do Governo para reduzir o número de alunos nas escolas e assim reduzir o risco de contágio por covid-19, levando a que várias provas deixassem de ser obrigatórias.
Filipe Oliveira, presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, disse ao Público que “era fácil ter 19 ou 20 valores neste exame”, e que “a questão é saber se serão os alunos mais bem preparados que irão entrar nos cursos mais competitivos.” Em causa, eventuais injustiças entre alunos devido ao facto de muitas perguntas terem sido opcionais.