O próximo quadro apresenta o número de docentes que encontravam-se em ausência da componente letiva e não foram colocados nas listas de final de Agosto.
O grupo que melhorou mais neste período foi o grupo 110 – 1º Ciclo do Ensino Básico que apesar de ser um grupo com elevado número de docentes sem componente letiva conseguir baixar de 926 docentes em 2011 para 267 em 2013.
Na situação inversa encontra-se o grupo 240 – Educação Visual e Tecnológica, que tinha apenas 16 docentes com ausência da componente letiva em 2011 e em 2013 viu esse número subir para 450.
Olhando para este quadro verifica-se que a Matemática e as Ciências não tiveram grande aumento de docentes sem componente letiva nestes últimos 3 anos, ao contrário do Português e de Inglês no 3º ciclo/secundário que viram o número de professores sem componente letiva aumentar consideravelmente, o mesmo se passa com as disciplinas artísticas.