Em 2022 davam aulas docentes de 70 nacionalidades. Diretores garantem que são bem-vindos ao sistema desde que dominem o português.
Há cada vez mais professores estrangeiros nas escolas públicas
Num contexto de escassez de professores, há cada vez mais docentes de nacionalidades estrangeiras nos agrupamentos públicos. Em 2022 (dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Educação), eram 1776 de 70 nacionalidades. Mais 486 do que os 1290 que estavam integrados em escolas públicas em 2013/ 2014. Na última década, tanto o número de docentes como de nacionalidades têm aumentado sucessivamente.
8 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
São bem vindos, desde que dominem a língua e cultura Portuguesa, também será imperativo que tenham curso superior, já para não falar em formação científica, profissional e académica na área da educação.
Acho que é mais um triste sinal do estado de descaracterização a que chegámos e que talvez tenda a piorar. Não ma agrada. Mas, como atrás é dito, ao menos que dominem na perfeição a língua (mais do que muitos professores portugueses, lamento dizê-lo), que tenham curso superior reconhecido e formação científica, profissional e académica na área da educação. E que respeitem a nossa cultura como se fosse deles.
… e não sejam marcelos.
Claro que sim, a administração pública portuguesa será assegurada por estrangeiros de países do 3º mundo (e em vias de desenvolvimento), pois só para esses cidadãos é que as condições oferecidas são cativantes.
E que tal começar por dar alguma dignidade aos professores contratados com 10 – 15 anos completos de serviço. Conheço muitos!!
eu acho bem…
imigrantes e pessoal so com 12 ano …
ou pensavam que o estado das coisas e ser o mote para melhorar as condicoes de trabalho dos profs atuais?
ingénuos
Sinceramente se falarem Inglês seria mais do que suficiente. Há muitos professores Indianos e Chineses, grandes barras em Matemática, que seriam uma mais valia para o ensino secundário.
Aqui está o plano de compensação que o Prof Pardal tem em mente: venham daí os PALOP e os brasileiros!
Se isto já estava mau, agora ainda vai ficar pior.
Logo que possa, fujo!!!