Montenegro cumpre promessa e vai mesmo mudar o símbolo do Governo. Está de volta o escudo e a esfera armilar
O novo primeiro-ministro, Luís Montenegro, que esta terça-feira toma posse, já delineou as suas prioridades para os primeiros sessenta dias de mandato, incluindo a elaboração de um plano de emergência para a saúde e negociações com as forças de segurança e os professores, profissionais que têm protagonizado protestos nos últimos meses. Paralelamente, o Governo Montenegro também pretende alterar rapidamente a imagem institucional do Executivo, substituindo o logótipo minimalista adotado pelo Governo anterior de António Costa – e que tanta polémica gerou.
Segundo informações obtidas pelo Observador, o novo logótipo do Governo Montenegro resgatará elementos históricos como o escudo com as quinas e a esfera armilar. Esta mudança simbólica foi uma promessa de Montenegro durante a pré-campanha eleitoral: “Com o meu governo, deixaremos de usar o novo símbolo. No nosso projeto não fazemos sucumbir as nossas referências históricas e identitárias a uma ideia de sofisticação”, afirmou o primeiro-ministro indigitado.
O líder do CDS, Nuno Melo, já havia expressado críticas semelhantes, considerando o novo símbolo “ridículo e um apoucamento quase criminoso”, e criticando a transformação do escudo das armas e da esfera armilar em elementos simplificados. Melo destacou que “a Nação transcende um executivo transitório” e que “na simbologia não está em causa um governo, mas sim a Nação; não está em causa uma maioria, mas todo um povo”.
Dentro da Aliança Democrática (AD), a mudança de logótipo é vista com consenso. Uma fonte social-democrata explicou ao Observador que “em primeiro lugar, trata-se de cumprir uma promessa” e que “um governo de centro-direita tem de puxar por estes temas”.
O logótipo anterior, adotado pelo Governo de António Costa, foi criticado por falta de legibilidade e por ser demasiado complexo para as plataformas digitais atuais. Segundo fontes do gabinete do ex-primeiro-ministro, a nova marca visava “responder de forma mais eficaz aos novos contextos, determinados pela sofisticação da comunicação digital e dinâmica e por uma consciência ecológica reforçada”.
No entanto, o designer responsável pelo logótipo, Eduardo Aires, defendeu a sua escolha e vinculou-a ao gabinete de João Cepeda, um dos responsáveis da comunicação do Governo de Costa. Aires explicou que a nova marca resultou de um “processo evolutivo, participado e orientado pela Direção de Comunicação do Governo”.
Com a decisão de Montenegro de substituir o logótipo, o Estado terá de investir novamente numa nova imagem institucional. O custo do design anterior foi objeto de controvérsia, tendo custado 74 mil euros por ajuste direto ao designer Eduardo Aires.
A mudança de logótipo não é incomum e geralmente corresponde a ciclos políticos. Em 2011, Passos Coelho criou a marca “Governo de Portugal”, enquanto António Costa, ao chegar ao poder em 2016, optou pela marca “República Portuguesa”, mantendo os elementos históricos no logótipo.
30 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
PS e PSD a divertirem-se com símbolos, parece brincadeira de cachopos. A única coisa que me chateia não é nada disso, mas por pior que edtivesse, estaria melhor sem a chaga do Cristo.
Ó Agostinho, porque não te calas?
Vais ter o tempo recuperado e ainda tocas o ganso ao Costa?
É que és burro…
E eu a pensar que ia levar já a cabo o descongelamento da carreira docente!!!
Espero bem que o faça.
O prometido é devido.
Senão cumprir, então que tenha o mesmo destivo de Costa … mas sem a mordomia europeia.
Palhaçadas para entreter tolos. Paguem aquilo que devem aos professores, invistam em equipamento escolar e na restruturação do sistema laboral docente como redução de turmas por professor com novas contratações, redução do numero de alunos por turma, espaço dentro do horário de trabalho para uma prática docente colaborativa. Abram espaço para uma prática pedagógica e didática que seja inovadora e motivante. Tudo isto exige saber o que é um sistema educativo e um investimento sério e direcionado. Um ministro da Educação doutorado em Economia em vez de Educadação diz muito sobre aquilo que se advinha em termos de trajeto e investimento futuro no sistema educativo.
Se há licenciado em engenharia mecânica, e agora deputado do partido dos policias e professores, a darem (mal) aulas de Matemática há décadas, porque não pode um ministro licenciado em economia ser ministro da educação?
Ó Daniel, tu és mais para o comuna!
Querias lá o Costa, diz lá a verdade?
Gostavas de continuar a gemer com a recuperação?
Pois, estes fascistas são do caraças, vão recuperar o tempo e eu não queria!
Toma juizinho!
Somos mesmo uns tolos. Ficarei feliz se devolverem ao erário público os 70 mil euros, quando isso acontecer, avisem- me, para comemorar, caso contrário o Montenegro pode estar quieto…, detesto floreados inúteis.
74000 euros +IVA!
Fico feliz por cumprirem o prometido! Não tenho vergonha dos + de 800 anos de história de Portugal!
A seguir espero que descongelem o tempo que o PS congelou aos professores.
Nem mais.
Mais um ou uma com saudades!
Havias de contunuar com o tempo por recuperar, parece que é isso que querias.
Regressou a nossa identidade. Qua to aos símbolos de Costa espero que “até nunca mais” .
A esquerda Woke andou 8 anos (bem contados, seriam décadas) a gozarem connosco! Já chega e sobra! Dêem tempo e critiquem menos… Até provas em contrário, claro.
Pantomineiros a fazerem brincadeiras e a gastar o dinheiro dos contribuintes em parvoíces. Para pagar aos professores já não há dinheiro. Mais um designer amigo do partido que vai embolsar uns milhares de €.
Mas há aqui pessoal que preferia ter o tempo por recuperar mas ter lá o Costa.
Era e é o idolo deste pessoal. Adoram-no!
Discordo da mudança de logotipo. Finalmente a república portuguesa tinha deixado para trás os símbolos das batalhas contra os irmãos mouros e das guerras contra irmãos castelhanos, da colonização e da escravatura dos povos irmãos
africanos… que teimavam em agarrar se à nossa pele, até ao presente, para ter um símbolo moderno e global, pacífico.Tinha esperança que a seguir mudassem a letra do hino que incita a guerra, para uma letra mais atual que incitasse à cidadania global.
Para que o passado histórico não seja só apanágio
e defesa da ultra direita , a social democracia vai sacrificar algumas das suas vozes e algumas das suas ideias.
És mesmo um idiota chapado, Símbolos de cidadania global.
És um ignorante da História de Portugal e do seu contexto da altura.
Desconheces de igual modo os factos do mundo atual e todas as contextos do cena mundial nas várias vertentes geográfica, política, religiosa e económica.
Não conheces nada da História mais recente, nem nada percebes do mundo que te rodeia.
Não respeitas nada nem ninguèm que tenha uma opinião diferente da tua.
És um exemplo perfeito da cultura Woke,
Infiltrado fascista a comentar no blog.
Nem linguagem de prof, tens. Falta te cultura.
Percebe se logo
Só é pena que num mundo com tanta irmandade não veja o que os seus irmãos russos estão a fazer aos irmãos ucranianos!
O mundo é mais complexo do que o teu cérebro alcança.Não é a preto e branco.
Tem nuances e cores.
Primeiro que tudo lembro-lhe que o respeito é um princípio que costuma ser guia de quem parece defender a pluralidade. Lembro-lhe também que em post algum o insultei, o que já dirá muito acerca do meu nível de aceitação da diferença, do seu, e do meu cérebro. É próprio de quem é curto de inteligência na falta de argumentos avançar para o insulto. Disse num dos seus posts que lê. Pois bem, sugiro-lhe, então, que continue a ler, a instruir-se depois, continuamos a conversa.
CAMBADA DE GATUNOS
Eu teria feito esse símbolo no Paint por 10€, não estou a brincar.
Claro e também os quadros de Picasso.
Com o ministro nomeado, comentador frequente nas televisões (mais um a chegar a ministro…), ‘tirem o cavalinho da chuva’ quanto às reivindicações docentes: o máximo é dar a alguns (como fez o PS ao dar 1 ano apenas a quem está entre o 7º e 9º).
Provavelmente será cortar mais…
Já estás com saudades de ir às manifestações… Cá para mim até abdicavas da recuperação do tempo de serviço só por amor ao xuxalismo.
Ó coisa triste. A rejubilar com um logótipo…. Enquanto docente tenho visto vários posts neste site que são de uma tendência escancarada. Um ministro da educação que diz que não é especialista em educação – e isto está gravado – e um primeiro-ministro que parece um “mimo”, nem a boca abre. Só pestaneja e respira.
Será que esta gente não se entende?
Minha nossa! Mau gosto!
Mudou o logotipo e deveria ser sempre o mesmo. Ou também mudamos de bandeira e de Hino Nacional?!
Tanta polémica!
Dêem tempo ao homem, carago!
Se houver razões para tal … então falem!
Tudo a seu Tempo! …