Comunicado dos Professores/as e Educadoras do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar

Soubemos pela comunicação social (JN de 27/09/2023) que a diretora do nosso agrupamento está a ser alvo de um processo disciplinar que, de acordo com o jornal, surge na “sequência da colocação, na sede do agrupamento, de uma tarja preta em que se lê ‘Estamos a dar a aula mais importante das nossas vidas’”.
Esta tarja foi concebida, paga e colocada pelos professores do agrupamento que, em fevereiro consideraram que deviam mostrar à comunidade, de forma explicita, que todos os dias, se empenham para dar aos seus alunos o melhor de si, a aula mais importante das suas vidas. Numa altura em que a profissão é por tantos desprezada e desrespeitada, consideramos que devíamos deixar claro que esta é uma profissão de gente empenhada, que muitas vezes deixa para trás a sua vida pessoal e a sua família em prol dos seus alunos.
Foi por isso com surpresa e perplexidade que soubemos deste processo disciplinar. A ser verdade a noUcia vinda a público deixamos claro o seguinte:
1) A responsabilidade da tarja é dos professores e educadoras do Agrupamento. Foram eles que a conceberam, pagaram e colocaram, tendo a senhora diretora apenas autorizado a sua colocação;
2) OArUgo37daConsUtuiçãodaRepúblicaPortuguesa,determinaque:1.Todos têm o direito de exprimir e divulgar livremente o seu pensamento pela palavra, pela imagem ou por qualquer outro meio, bem como o direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações; 2. O exercício destes direitos não pode ser impedido ou limitado por qualquer Upo ou forma de censura.
Assim sendo, estamos enquanto docentes a exercer um direito consagrado na ConsUtuição da República Portuguesa.
3) AescoladeveeducarparaacidadaniaenapáginadaDGEesclarece-seque“O exercício da cidadania implica, por parte de cada indivíduo e daqueles com quem

interage, uma tomada de consciência, cuja evolução acompanha as dinâmicas de intervenção e transformação social. A cidadania traduz-se numa aBtude e num comportamento, num modo de estar em sociedade que tem como referência os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da jusBça social”.
Será certamente estranho que os professores devam educar para a cidadania, mas não devam eles próprios ter uma tomada de consciência, uma reflexão e a possibilidade de intervenção e transformação social. Será que devem educar para a cidadania, mas não devem ser eles próprios cidadãos reflexivos?
Infelizmente no ano em se comemora a revolução de abril de 1974 que consagrou o direito à liberdade de expressão há comportamentos que parecem nascidos no tempo da ditadura. Apesar de conquistada em 1974, a liberdade deve ser salvaguardada todos os dias. É isso que enquanto educadores fazemos!
Face ao exposto os professores/as e educados abaixo-assinados manifestam total solidariedade com a Diretora do nosso agrupamento e informam que, a haver processo disciplinar ele deve contemplar todos os que são responsáveis pela tarja e que assinam este comunicado.
Os Professores/as e Educadoras do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, Gondomar

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2023/09/comunicado-dos-professores-as-e-educadoras-do-agrupamento-de-escolas-julio-dinis-gondomar/

6 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Carlos Tiago on 30 de Setembro de 2023 at 4:01
    • Responder

    Obviamente que o teor da tarja é um atentado aos mais elementares direitos dos professores. Aos 62 anos de idade com 42 anos de lecionação e contribuições um professor não deveria estar a dar a aula mais importante da sua vida, mas já deveria estar aposentado. O 25 de abril de 1974 não se fez com votos, mas sim com a revolta militar. Como agora os militares estão bem instalados, está na altura dos professores fazerem uma nova revolução e despojarem a corja de políticos que se alimentam do sistema selvático que instalaram.

      • JL on 30 de Setembro de 2023 at 10:19
      • Responder

      Os professores, escravos de serviço ao regime corrupto e aldrabão, não vão fazer mais do que uns passeios aos fins-de-semana, para quando chegara altura votarem nestes corruptos, ou em liberais que querem vender a Escola Pública a privados.

    • Luís Miguel Cravo on 30 de Setembro de 2023 at 5:00
    • Responder

    Um grande BEM HAJA a todos os professores desta instituição de ensino. Que grande lição de Democracia vocês estão a dar ao país, aos vossos alunos e, mais que todos, ao senhor da deseducação e áquela casa de mau nome que fica ali por António Carneiro e deve ser dirigida por indivíduos que são a reencarnação de ex bufos do fascismo. É só vergonhoso!
    Espero que se tirem conclusões políticas deste grave atentado autoritarista que mancha a Liberdade de Expressão do nosso país.
    Parabéns a todos pela vossa coragem e verdadeira união! 🙏

    • Bora pr'Angôla on 30 de Setembro de 2023 at 9:22
    • Responder

    Parabéns! Quem me dera estar numa escola com colegas assim, com “eles” no sítio!

    • Pobre Povo on 30 de Setembro de 2023 at 11:37
    • Responder

    Muitos parabéns colegas.

    • Mic on 30 de Setembro de 2023 at 12:47
    • Responder

    É assim mesmo!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Discover more from Blog DeAr Lindo

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading