Já há cerca de 300 horários completos em ofertas de escola

Já há cerca de 300 horários completos em ofertas de escola

 

 

 

As escolas e os Agrupamentos de Escolas (AE) que ficaram com cerca de 300 horários completos por preencher, sobretudo na área da Informática, já estão a divulgar essas vagas através de ofertas de escola, garante ao JN Arlindo Ferreira, autor do Blog De Ar Lindo e diretor do AE Cego do Maio, na Póvoa de Varzim. Para agilizar a contratação de professores, a Direção-Geral da Administração Escolar está a autorizar o recurso a esta solução, em vez de as vagas serem colocadas, primeiro, em reserva de recrutamento.

Informática é o grupo disciplinar com mais falta de professores, o que Arlindo Ferreira atribui ao alargamento de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ao 2.º Ciclo em 2018. “O Ministério da Educação (ME) não precaveu a necessidade de docentes nesta área”, justifica. Lembra ainda que o mercado absorve a maioria dos licenciados nesta área, ao oferecer condições de trabalho mais aliciantes do que as escolas.

O autor do Blog De Ar Lindo considera que a solução para atrair mais professores passa precisamente por aí, e não por contratar, mesmo que apenas a título excecional, licenciados sem habilitação para a docência, nos casos em que não haja candidatos ao preenchimento das vagas a concurso, como está agora em cima da mesa. “A habilitação própria poderá resolver alguma coisa, mas também trazer falta de qualidade, porque as pessoas não têm formação para serem professores.”

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2022/08/ja-ha-cerca-de-300-horarios-completos-em-ofertas-de-escola/

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: