Em criança dizia sempre que não queria ser professora. O meu pai era professor primário e também professor de tele-escola. Sempre foi um professor muito dedicado e eu via que ele, diariamente, passava horas a planificar as aulas e eu achava que aquilo não era o meu perfil. Licenciei-me em Matemática Aplicada e Computação, pelo Instituto Superior Técnico, mas a minha intenção não era dar aulas. No entanto, a vida trouxe-me para a Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Santarém, e estou cá há 25 anos.
“Não é dado o devido reconhecimento aos professores”
Quando dei a minha primeira aula fiquei deslumbrada. Depois desse dia tive a certeza do que queria fazer da minha vida profissional. Apaixonei-me pelo ensino e o facto de poder transformar a vida dos alunos com quem estou a trabalhar. Um professor ensina mas também aprende com o aluno. Há uma relação recíproca e essa é a magia do ensino.
Não é dado o devido reconhecimento aos professores. O professor está a lidar com o que é mais importante numa sociedade: os alunos, que são o futuro dessa sociedade. O papel do professor tem vindo a ser desvalorizado. A importância de um professor é enorme porque se o trabalho com os alunos não for bem feito é o futuro da sociedade que está em jogo e que perde.
A burocracia atrapalha bastante. Os professores estão sobrecarregados de tarefas burocráticas que não estão directamente ligadas com a sala de aulas e isso prejudica o aluno. Os professores precisam de tempo para investir na preparação das aulas.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Bla bla bla bla e mais bla bla bla… No ministério estão fartos de ouvir esta lamúria que já vão mudar tudooooo… É já a seguirrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr… Espera sentada!!! Olha é antes das eleições que vão dizer que vão mudar isto e aquilo… depois é o que se vê… Numa classe que não faz por merecer mais, tem aquilo por que faz merecer!!!
Palavras o vento as leva!!! Atitudes contra o sistema… ZEROOOOOO!!!
Há muito que a educação D E M O C Á T I C A está refletida em todas as áreas da sociedade… se nota a olhos vistos a degradação total… VIVA à PSEUDEMOCRACIA! VIVAAAAAAAAA!!!
Aqui falas ALTO… se calhar onde trabalhas nem baixinho pias.