Estratégia de Testes Laboratoriais para SARS-CoV-2 – Escolas
2021/2022
No início do segundo período do ano letivo 2021/2022, será considerado um screening dirigido à comunidade escolar que compreenda o pessoal docente e não docente, independentemente do seu estado vacinal.
Esta testagem faz-se sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar.
Direção-Geral da Saúde, 21 de dezembro de 2021
Testagem no regresso do 2.º período abrange trabalhadores docentes e não docentes das escolas
Face ao novo parecer da Direção-Geral da Saúde (DGS) para a realização de um rastreio à Covid-19 aos trabalhadores da comunidade escolar, o Ministério da Educação, através da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) irá operacionalizar a medida em conformidade com as indicações dadas pela autoridade nacional de saúde.
Assim, no regresso do 2.º período letivo, será testado todo o pessoal docente e não docente, «sem prejuízo da realização futura de testes por motivo de investigação de casos, contactos e/ou surtos na comunidade escolar».
Tal como em todos os outros períodos em que decorreu testagem nos estabelecimentos de educação e ensino, e atendendo à capacidade instalada, a realização destes testes rápidos de antigénio ocorrerá de forma faseada, prevendo-se que o procedimento esteja concluído durante as duas primeiras semanas de retoma da atividade presencial.
4 comentários
Passar directamente para o formulário dos comentários,
Podem esperar sentados. Não ponho lá os pés.
Documento de consentimento informado já em ação.
Uma medida meramente política.
No ínicio deste ano lectivo fomos testados. E depois? Nunca mais fomos.
Não me importo de ser testada.Mas o que adianta? Um teste? Para quê?
Deveriamos ser testados todas as semanas e os alunos também.
E já agora, porque nãoo testam os alunos também no inicio do 2º Período?
És uma chalupa de testes…
Os tugas realmente são uns carneiros acefalos. Aderem a tudo o que seja medidas sem contestar, sem espírito crítico.
Por mim podem enfiar o cotonete todos os dias … Aliás… enfiem o cotonete e coloquem 3 máscaras ao mesmo tempo até 2090 para ver se eu me importo.
Só lamento que apenas se preocupem em testar os professores e não administrar-lhes a 3ª dose quanto antes. Continuam a existir professores, vacinados com Astrazeneca (menos proteção) a trabalhar com crianças que não usam máscara e que grande parte não será vacinada, pois pais assim o entendem! Não será um risco que seria importante não correr?