Deve o Professor Usar Máscara Dentro da Sala de Aula?

Com o aligeiramento do uso da máscara em espaço exterior e mesmo em alguns espaços interiores, e tendo em conta que a quase totalidade dos docentes foram inoculados não seria de alargar a exceção do uso de máscara em contexto de sala de aula por parte do docente? Porque no fundo a máscara do professor é um obstáculo na aprendizagem dos alunos.

Assim, peço a vossa opinião para esta questão e que respondam a esta sondagem.

[poll id=”2″]

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/10/deve-o-professor-usar-mascara-dentro-da-sala-de-aula/

21 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Prof on 3 de Outubro de 2021 at 16:34
    • Responder

    A vacina não impede a transmissão da doença. Apesar de os professores (ou qualquer outra pessoa que esteja vacinada) estarem inoculados, podem transmitir o vírus a outros se estiverem contaminados. Eu, por exemplo, que ando de escola em escola e de turma em turma, ainda por cima contactando com crianças que não têm idade para serem vacinadas, não me sentiria bem se fosse inadvertidamente um veículo de contágio. Acho importante que se continue a usar a máscara, ainda que isso seja um empecilho. Na minha opinião, por enquanto, os benefícios ainda são maiores que as desvantagens.

      • Professor on 3 de Outubro de 2021 at 16:57
      • Responder

      Concordo inteiramente com o prof. A máscara não é nenhum empecilho. Se os alunos estiverem calados e atentos ouvem perfeitamente o professor. A máscara protege contra qualquer vírus, nomeadamente o da gripe, covid e até do giz para os alérgicos ao giz, etc.
      Mas, se a vacina não impede o contágio nem a transmissão porque raio a querem retirar??? Será que as pessoas não vêm noticias?? há vacinados infetados e internados, certo?

      Se deixar de ser obrigatório eu continuarei a usá-la. Vamos ver daqui a uns dias o resultado da abertura das discotecas.

        • Lilita Costa on 4 de Outubro de 2021 at 11:36
        • Responder

        Concardo plenamente com o professor… Todos deviam usar máscara na sala de aula. Ainda mais com crianças que ainda não têm idade para serem vacinadas.

          • Paulo on 4 de Outubro de 2021 at 20:35

          Acham que é pedagógico lecionar com máscara?
          Então os professores de línguas, é um espetáculo.
          No ato de apresentação de conteúdos, o professor está distanciado dos alunos. Porquê o uso da máscara?
          Parece uma anedota e teimosia.

    • Marcie on 3 de Outubro de 2021 at 17:02
    • Responder

    E os docentes do 3.º ciclo e secundário sabem quantos alunos estão vacinados, por turma? Não, não sabem. E os alunos infetados, apesar de serem menos, continuam a existir.

      • Ludaponte on 3 de Outubro de 2021 at 19:58
      • Responder

      Então estão à espera de usar máscara nos proximos 30 anos. O virus não vai desaparecer. Da mesma forma que o sarampo não desapareceu temos que viver com todos os microrganismos. Quanto mais depressa abandonarmos as máscaras, mais resistemcias temos.

        • Professor on 4 de Outubro de 2021 at 16:05
        • Responder

        Pois, mas a imunidade que a vacina do sarampo nos dá não se compara à imunidade (!?) que a do covid dá. Se é que se pode falar em imunidade nestas vacinas atuais. Dura 3, 6 meses… Que eu saiba quem está vacinado contra o sarampo, tétano, etc. está realmente IMUNE, certo? Já a do covid já será muito bom se não for parar ao hospital ou ao cemitério.

        A mim parece-me que em todos os espaços fechados (sala de aula, discotecas, espetáculos, etc.) deveriam exigir o uso de máscara.

    • Maria Estafada on 3 de Outubro de 2021 at 17:42
    • Responder

    Eu sou totalmente a favor de deixar a máscara .
    Não consigo falar como deve ser e o alunos não me ouvem com deve ser , para além de chegar ao fim do dia super cansada, pois eu dou aulas ao 1º ciclo e estou praticamente todo o dia com a máscara. Estou sempre a respirar o mesmo ar, o que eu acho que me faz muito mal. Sinto mesmo um enorme cansaço e falta de ar.

    Se já está a haver um enorme desconfinamento em todas as áreas, pois parece que até já não há covid, sinceramente não vejo a razão para estarmos com a máscara, ou então usa quem quer.

    • gin on 3 de Outubro de 2021 at 17:55
    • Responder

    Devíamos usar máscaras transparentes! Nem sei como não foi logo obrigatório nas escolas!
    Quer dizer, ensinar miúdos com dificuldades de aprendizagem na leitura, sem que me vejam a aritucular é como estar a ensinar uma preguiça a saltar obstáculos!
    Aliás, toda a sociedade poderia ter usado máscaras transparentes e conseguimos ver os semblantes uns dos outros

      • Sandra on 4 de Outubro de 2021 at 23:01
      • Responder

      Não, não conseguimos! Ao fim de duas ou três sílabas, elas (as máscaras transparentes) ficam embaciadas e deixam de o ser (transparentes)!
      Sei do que falo pois atribuíram-me uma máscara dessas para que um aluno meu com dificuldades auditivas pudesse ver os movimentos dos meus lábios. Felizmente, o miúdo até nem ouvia muito mal e foi possível dispensar o absurdo objeto…

      • Paulo on 5 de Outubro de 2021 at 23:14
      • Responder

      Existem máscaras semitransparentes que não têm o problema das máscaras transparentes e permitem ver os movimentos da boca.
      Experimente em a Xula Mask (espanhola) e vai ver que não quer outra coisa: https://www.xula.pt/

    • La mascarilla on 3 de Outubro de 2021 at 20:35
    • Responder

    Anda tudo a brincar às máscaras..
    Ao fim de semana andam literalmente colados em esplanadas, bares e discotecas.
    Alguns alunos e professores, e porque a lei o permite, fizeram questão de não ser vacinados…
    Fará sentido esta imposição?
    A meu ver a máscara ficaria apenas para contexto hospitalar e lares.

    • Rosinha on 3 de Outubro de 2021 at 20:58
    • Responder

    Quando chegarmos à Primavera, as criancinhas vão poder andar sem mascara e os professores, que nessa altura já estarão a perder a imunidade, vão continuar a usar por opção.
    Acho que neste momento os professores poderiam ter a opção de não usar máscara.

    • Helena on 3 de Outubro de 2021 at 21:44
    • Responder

    Viver é muito perigoso. E exige criar resisitências naturais, expormo-nos às doenças para aumentarmos as resistências. Assim, é urgente voltarmos a andar de
    cara destapada, voltarmos a apertar as mãos, a dar beijos, a falarmos com os outros sem medir as distâncias. Se não o fizermos, se seguirmos pelo caminho que pretensos especialistas nos indicam, não teremos defesas para resistir a nada. E num próximo futuro qualquer gripezinha nos deitará abaixo.

    Por paradoxal que pareça, a proteção
    excessiva expõe-nos mais ao perigo.

    • Raquel on 3 de Outubro de 2021 at 22:46
    • Responder

    Não consigo responder ao questionário porque… Depende. Dou aulas ao ensino secundário e não vejo inconveniente nenhum no uso da máscara, mas não penso o mesmo relativamente ao pré escolar ou mesmo 1o ciclo, por exemplo.

    • Ana Cristina Marques Costa on 4 de Outubro de 2021 at 10:58
    • Responder

    A máscara é um grande empecilho em vários aspectos. Mas nem me vou alongar por aí.
    A questão é clara. Deve o professor ser obrigado a usar máscara? A minha resposta é clara: não! Se quereis continuar a usar, é outra questão, diferente de ser obrigatório!

    • Roberto Paulo on 4 de Outubro de 2021 at 20:42
    • Responder

    Bando de palermas, devo ser obrigado a usar cinto de segurança?

    • Anselmo Santos on 6 de Outubro de 2021 at 16:19
    • Responder

    A máscara protege quem dialoga com o mascarado.
    O índice de dispersão da doença, por parte dos inoculados, segundo a organização mundial de saúde, parece se muito baixo, logo as possibilidades de transmissão, or um eventual professor disseminador inoculado também será muito baixo.
    Por outro lado os alunos são praticamente imunes à doença, e os pais desses alunos, também estão inoculados.
    Segundo me prece, das 2 uma, ou afinal a vacina para nada serve, ou se serve para alguma coisa, o uso de máscara apenas serve para deixar as pessoas amedrontadas e receptivas a levarem tantas inoculações quantas aquelas que ao laboratórios e aqueles quem estão em convénio com eles, o desejarem.

    • Anselmo Santos on 6 de Outubro de 2021 at 16:23
    • Responder

    estou a repetir-me porque o comentário anteror tinha alguns erros.
    A máscara protege quem dialoga com o mascarado.
    O índice de dispersão da doença, por parte dos inoculados, segundo a organização mundial de saúde, parece ser muito baixo, logo as possibilidades de transmissão, por um eventual professor disseminador inoculado também será muito baixo.
    Por outro lado os alunos são praticamente imunes à doença, e os pais desses alunos, também estão inoculados.
    Segundo me parece, das 2 uma, ou afinal a vacina para nada serve, ou se serve para alguma coisa, o uso de máscara apenas serve para deixar as pessoas amedrontadas e receptivas a levarem tantas inoculações quantas aquelas que os laboratórios e aqueles que com eles estão em convénio, o desejarem,

    • Manuel on 12 de Outubro de 2021 at 6:20
    • Responder

    Estes comentários transpiram muita ignorância alimentada pela comunicação social corrupta.
    Informem-se!
    Se há tratamento, para quê tanto medo!


  1. Depois da vaxina e do covidismo discutir-se-á o clima que será a nova religião de alguns. Pois, pois. Já que a China, a Rússia, a Índia ficarão fora do blá, blá, blá, blá, blá
    E o Brasil aceita colaborar DESDE QUE LHE PAGUEM BEM . Entretanto, a Polónia não quer sexar as criancinhas nem ensinar ideologia de género nas escolas uma vez que Ausshwitz ainda está bem presente nos seus corações e conhecem bem a VONTADE DE DEUS. Nós por cá fazemos o que nos mandam fazer: olhamos o balão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: