Quanto custa cada aluno?

O valor revelado pelo ministro representa um aumento de cerca de um terço nos últimos seis anos.

Cada aluno custa 6.200 euros por ano, diz ministro

 

Link permanente para este artigo: https://www.arlindovsky.net/2021/09/quanto-custa-cada-aluno/

10 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Vanda Serrao on 13 de Setembro de 2021 at 10:04
    • Responder

    E quanto custa cada um dos motoristas e dos elementos da sua segurança privada?

    • Maria on 13 de Setembro de 2021 at 11:45
    • Responder

    A ignorância ficaria bem mais cara ao país.

      • Pensador on 13 de Setembro de 2021 at 12:46
      • Responder

      ———-
      —————————

      A ignorância das Sitôras que andam a Bater Tacão pela Sala de Professores da dita escola publica é mesmo MUITO CARA.

      “Cada aluno custa 6.200 euros por ano. É um aumento brutal”

      Cada aluno custa 6.200 euros por ano, segundo contas do Ministério da Educação, que apontam para um aumento da despesa de mais de 30% nos últimos seis anos.

      Segundo contas feitas pelo seu gabinete, em 2015 cada aluno representava um custo anual de menos de 4.700 euros, mas este ano o valor médio está “agora nos 6.200 euros por aluno por ano”: “É um aumento brutal”, disse à Lusa Tiago Brandão Rodrigues

      O ministro salientou ainda o aumento de recursos humanos feitos nos últimos anos, com mais professores, assistentes técnicos e assistentes operacionais.

      Tiago Brandão Rodrigues salientou que o Ministério tem aumentado de “forma muito consistente e coerente” os recursos humanos para que se consigam cumprir os projetos educativos e pedagógicos das escolas.

      “Fazemo-lo conscientemente, porque sabemos que temos de ter professores e todos aqueles profissionais que sabemos que são também precursores do sucesso educativo. Os psicólogos, mediadores, todos os assistentes sociais estão nas escolas porque são importantes para que o processo educativo possa acontecer”.

      Além do reforço de pessoal docente e não docente, referiu o descongelamento das carreiras em 2018 e a consequente subida de escalões: “Tínhamos muitos docentes no 1.º escalão (…) e pouquíssimos no 10.º escalão — os dedos de duas mãos chegavam para os contar”.

      Segundo o ministro, “agora são largos milhares de docentes que estão no 10.º escalão” e isso “tem consequências também remuneratórias”.

      Que VERGONHA!…………Que LATRINA PUBLICA!……………..Que NOJO!……

      ———–
      ———————————

        • Roberto Paulo on 14 de Setembro de 2021 at 1:51
        • Responder

        Que foi Karamba?

        O único que mete nojo aqui és tu. Em primeiro lugar, porque és um néscio. Não sabes escrever três palavras sem cometer uma série de erros primários. Em segundo lugar, porque não tens qualquer capacidade argumentativa, limitando-te a debitar um conjunto de ofensas numa linguagem que está ao teu nível: merdoso. Em terceiro lugar, porque tens um claro preconceito e dor de cotovelo, ou corno, como diria o meu avô, relativamente aos professores. Em quarto lugar, porque culpas os professores pela tua visão da escola pública, como se fossem eles os responsáveis pelas políticas que são aplicadas pelo país fora. Nunca te ensinaram que o primeiro responsável numa cadeia hierárquica é o que está no topo da mesma? Ou és um dos que considera que a culpa do trabalhador morto pelo carro onde seguia o Cabrita foi do desgraçado, porque naquele dia decidiu ir trabalhar e teve o desplante de estar no local das obras, onde iria passar o cabresto no seu popó a altíssima velocidade? Em quinto lugar, é necessário ser-se muito estúpido e básico para tratar todo s os professores, no seu conjunto, da mesma forma, como se fossem todos iguais e não houvesse, como em qualquer lado, excelentes. muito bons, bons, maus e péssimos. Em sexto lugar, considerar que um trabalhador especializado, como são os professores, é muito bem pago por levar 1000 ou 1100 euros para casa ao fim do mês, em início de carreira, ganha muito é só de mentecapto.

        Resumindo, és um ser humano que se limita a insultar, que não tem qualquer poder ou estrutura argumentativa e, aqui sim, até te poderia dar razão, és a demonstração do falhanço da Escola e da Educação, tendo em conta a forma miserável como te expressas e como destróis impunemente a língua de Camões, Pessoa e Torga. Não obstante, é provável que o médico que te operar ao fel que te corrói interiormente tenha sido formado pela Escola pública que tanto tentas denegrir. E olha que quem te está a defecar em cima – eu mesmo – frequentou tanto o ensino público como o privado.

          • Roberto Paulo on 14 de Setembro de 2021 at 20:01

          Alguém que não apresenta o seu nome e se desmultiplica em «nicks» pela Internet fora chamar alguém do que quer que seja é no mínimo de um cretino, cobarde e inimputável.

          Ó artolas, porque não colocas aí o valor líquido que levam para casa? Ó artolas, e todos aqueles que não estão integrados na carreira, que não têm horário completo? Ó artolas, porque não colocas aí que, quando um professor aqui, do interior, vai viver para Lisboa, Porto ou Faro, leva com um mínimo de 600 euros de renda de casa, fora as despesas de deslocação para a residência o fim de semana?

          Já agora, enganas-te, porque eu não sou professor. Tanto não suporto muito professor mau e medíocre que anda por aí, como não suporto um qualquer «troll» que anda pela Net com cassetes encomendadas e a mando do dono. Quantas vezes por dia abanas a caudita? E também colocas a língua de forma quando tens muito calor, de tanto sabujice?

          Por último, é curioso que só te focaste no que os setores ganham. Todos os outros aspetos que citei te passaram ao lado.

          Abana a cauda, canito!

        • Sardao pró patife on 15 de Setembro de 2021 at 1:24
        • Responder

        O Pensador não abana a cauda, o Pensador leva na cauda. Pode ser mais penoso mas ele gosta do material de sardão aviado.

    • Gates on 13 de Setembro de 2021 at 11:54
    • Responder

    Quem és tu caramba … és um ignorante.

    • Pedro on 13 de Setembro de 2021 at 12:44
    • Responder

    “Auje da Mediocridade”?!

    Caramba, karamba!

    • BB on 14 de Setembro de 2021 at 19:22
    • Responder

    Há sempre uma maneira de baixar o custo : deixar os alunos em casa, sem computadores e sem aulas presenciais. Poupa-se na eletricidade, nos transportes, nas refeições das cantinas escolares, na roupa para sair, etc. e na formação das pessoas. Gente idiota e com pouca informação é fácil de convencer a aceitar as balelas dos governos e dos jornalistas encomendados que nos contam que ” se TIRA a temperatura à entrada das escolas ” . Coitados!

    A formação dos portugueses já é pouca, basta olhar para os níveis de vacinação e compará-la com os países mais evoluídos. Será que eles não tinham dinheiro para comprar as vacinas? A propósito : parece que a vacinação está a dar problemas grossos em França, designadamente, em Marselha .

    Há que continuar.

    • mario silva on 16 de Setembro de 2021 at 0:56
    • Responder

    – Um preso custa €20 mil por ano; investir em educação talvez evite gastar na prisão…
    – privatize-se tudo e veremos como os karambas deste mundo iriam pagar o que os serviços cobrassem…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Seguir

Recebe os novos artigos no teu email

Junta-te a outros seguidores: